Os 5 animais mais antigos do mundo

Os 5 animais mais antigos do mundo

Existem criaturas quase tão antigas como o próprio planeta Terra. Animais que sobreviveram às circunstâncias mais extremas como os desastres naturais, extinções, mudanças climatéricas e todo o tipo de devastações. A sua própria evolução ajudou-os a manterem-se firmes no nosso planeta.

Com o passar dos anos e para conseguirem adaptar-se ao seu meio envolvente, estes animais ancestrais, foram desenvolvendo assombrosas habilidades e características físicas estranhas.

Neste artigo do Perito Animal elaboramos uma lista para que conheça os 5 animais mais antigos do mundo. Espécies muito mais antigas que a pessoas com o Guinness Record mais velha do mundo e inclusivamente que todos os seres humanos que habitamos o planeta.

Tubarão-cobra

Esta estranha mistura de tubarão com enguia habita a Terra há mais de 150 milhões de anos. Tem uma mandíbula poderosa com 300 dentes distribuídos em 25 filas. Esta espécie de tubarão é a mais antiga de todo o mundo.

Vivem nas profundezas do Oceano, embora recentemente se tenham encontrado um par de exemplares pelas costas da Austrália e Japão. Evoluíram muito pouco no que diz respeito à atratividade, são fisicamente temíveis. Imagine como se um tubarão muito feio se tivesse juntado com uma enguia ainda mais feia e tivessem uma cria. O tubarão-cobra (ou tubarão-enguia) é a típica criatura dos pesadelos de criança, além disso é um dos animais mais antigos do mundo.

Lampreia

As lampreias são ainda mais ancestrais que o tubarão-cobra. Têm 360 milhões de anos de existência. São agnatos (peixes sem mandíbula) muito estranhos que têm como boca um buraco cheio de dezenas de dentes que usam para segurar outros peixes e ao mesmo tempo chupar o seu sangue. Parecem-se com as enguias mas não estão relacionadas geneticamente nem aparentadas com elas.

Ao contrário de outros peixes não têm escamas e, por isso mesmo, mais que peixes, são quase parasitas. Tem aparência esguia, gelatinosa e escorregadiça. São animais muito primitivos e alguns cientistas afirmam que as lampreias datam praticamente da época Paleozoica.

Esturjão

Os esturjões, com 250 milhões de anos, são das criaturas mais antigas do mundo. Os esturjões não são um animal em particular e sim uma família que conta com 20 espécies, todas mais ou menos, com características similares. O mais popular é o esturjão atlântico europeu que vive no Mar Negro e Cáspio.

Apesar de ser muito, mas muito velho, várias espécies de esturjão que existem hoje em dia, encontram-se em perigo de extinção. Os seus ovos são altamente valorizados e usados na produção desmedida de caviar. Um esturjão pode medir até 4 metros de comprimento e viver 100 anos.

Formiga de Marte

Este tipo de formiga foi descoberto recentemente nos solos úmidos da selva amazônica. No entanto, afirma-se que as origens da sua espécie têm mais de 130 milhões e anos de antiguidade. Na lista dos animais mais antigos do mundo, a formiga de marte é a representante da vida terrestre, pois quase todos os outros são criaturas marinhas.

Conhecem-se pelo termo de "marcianas" porque é uma espécie de formiga com características tão diferentes dentro da sua própria família que parece que vieram de outro planeta. É considerada a mais primitiva das suas "irmãs". Estão catalogadas cientificamente como "Martiales Heureka" são pequenas, predadoras e cegas.

Caranguejo-ferradura

Em 2008, cientistas canadenses encontraram um novo fóssil de caranguejo-ferradura (também conhecido como Límulo). Declararam que esta espécie de caranguejos iniciou a sua vida na Terra há quase 500 milhões de anos. São apelidados com o nome de "fósseis vivos", porque praticamente não mudaram com o passar do tempo. Imagine o difícil que deve ser permanecer igual depois de tantas transições de ambiente. Os caranguejos-ferradura ganharam o seu nome porque são autênticos guerreiros.

Um dado curioso é que este animal, apesar de passar a maior parte da sua vida enterrado na areia, é uma espécie mais relacionada com os aracnídeos do que com os caranguejos. Este animal tão antigo encontra-se em grave perigo devido à exploração do seu sangue (que é azul), e que tem propriedades curativas e é usado com propósitos farmacêuticos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os 5 animais mais antigos do mundo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.