Orações para animais doentes

Orações para animais doentes

Cerca de 87% da população brasileira é cristã, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E 50% dos brasileiros são católicos, revelou pesquisa feita pela Datafolha em 2020.

Por isso, é natural que, em momentos de dor e angústia, muitos tutores de pets peçam ajuda por meio de orações para animais doentes. Se você está buscando uma oração para cachorro doente, gato ou qualquer outro companheiro peludo, neste artigo do PeritoAnimal apresentamos diferentes maneiras para que você possa rezar e pedir por uma cura de doença, mais saúde, proteção ou mesmo uma oração para que um animal perdido seja encontrado. Boa leitura.

Santo protetor dos animais

Você sabe qual é o santo protetor dos animais? São Francisco de Assis foi logo visto como protetor dos animais devido ao carinho e cuidado que sempre dedicou a todas as criaturas. Nos escritos de Tomás de Celano, membro da ordem religiosa que conviveu com São Francisco, ele já descrevia o futuro santo como alguém que conseguia conectar-se com os animais de uma maneira diferenciada.

São Francisco de Assis teria nascido em 1181 ou 1182 em Assis, na Itália e possuía uma relação bastante amorosa com a natureza, cuidando de pássaros, outros animais e plantas, abençoando-as com a palavra de Deus e destacando a importância do meio ambiente para uma vida melhor, o que fez com que o chamassem de santo protetor dos animais.

Ele faleceu nos últimos minutos do dia 3 de outubro de 1226 e, muitos séculos depois, o dia 4 de outubro foi escolhido como o Dia Mundial dos Animais em sua homenagem. São Francisco de Assis também é o padroeiro da Ecologia.

Oração para cachorro doente

Entre os pets, os cães são maioria nos lares do país. De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019 divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cães e gatos estão presentes em cerca de 48 milhões de lares brasileiros. Desse total, 33,8 milhões contam com cachorros e, 14,1 milhões, com gatos.

Os cães podem sofrer com diferentes doenças e, nesse sentido, se você quer proporcionar a ele uma rápida recuperação, a primeira coisa que deve ser feita é levá-lo a um veterinário.

Aqui apresentamos uma oração para cachorro doente capaz de te trazer algum alívio em momentos de preocupação:

1. Oração para cachorro doente (pedido de cura)

“Deus Todo-Poderoso, que me concedeste o dom de identificar em todas as criaturas do universo um reflexo da luz do Vosso amor; que confiaste a mim, humilde servo de Vossa infinita bondade, a guarda e proteção das criaturas do planeta; permita que, através de minhas mãos imperfeitas e de minha limitada percepção humana, eu possa servir de instrumento para que Tua divina misericórdia recaia sobre este animal.

Que através de meus fluidos vitais eu possa envolvê-lo em uma atmosfera de energia revigorante, para que seu sofrimento se desfaça e sua saúde se restabeleça.

Que assim se cumpra a Vossa vontade, com o amparo dos bons espíritos que me cercam. Amém”

Orações de São Francisco de Assis para animais doentes

Há diferentes orações para animais doentes do santo protetor dos animais, Francisco de Assis. Aqui destacamos quatro delas. Vale ressaltar que, se o seu companheiro peludo estiver doente, você deve levá-lo a um veterinário o quanto antes para ele possa ser diagnosticado e tratado. Assim como nós, humanos, procuramos médicos para cuidarem da nossa saúde, é fundamental levar o pet ao veterinário para garantir seu bem-estar.

2. Oração de São Francisco de Assis para animais doentes

"Glorioso São Francisco, santo da simplicidade, do amor e da alegria. No céu contemplais as perfeições infinitas de Deus. Lançai sobre nós o vosso olhar cheio de bondade.

Socorrei-nos em nossas necessidades espirituais e corporais. Rogai ao nosso Pai e Criador que nos conceda as graças que pedimos por vossa intercessão, vós que sempre fostes tão amigo dele.

E inflamai o nosso coração de amor sempre maior a Deus e aos nossos irmãos, principalmente os mais necessitados. Meu Amado São Chiquinho, coloque suas mãos sobre este anjo (diga o nome do animal doente) que precisa de ti! Diante do seu amor, atendei ao nosso pedido.

São Francisco de Assis, rogai por nós. Amém."

Imagem: Wikimedia Commons/Mike Peel

3. Oração de São Francisco de Assis para salvar ou encontrar um animal perdido

"São Francisco misericordioso. Peço ajuda para salvar (encontrar) o (a) (diga o nome do animal).

Com a plenitude de tua compaixão, não permita que ele seja cruelmente tratado, nem que permaneça em cativeiro.

Peço ajuda a São Francisco, padroeiro dos animais, que me ajude a salvá-lo (ou encontrá-lo) em qualquer lugar da terra.

Em nome de São Francisco, que está presente em toda parte, guia-me com teus olhos, para que possa salvá-lo (ou encontrá-lo).

Cuide para que o (diga o nome do animal) esteja a salvo!

Que assim seja, Amém."

4. Oração para São Francisco de Assis proteger os animais doentes

"Ouça nossa humilde oração, ó São Francisco, por nossos amigos, os animais, especialmente os animais que sofrem;

Para animais que estão desnutridos e são tratados cruelmente;

Para todas as criaturas que sofrem em cativeiro, para aqueles nascidos nas ruas, os perdidos, os abandonados, os temerosos, os famintos;

Para todos os que estão diante da morte;

Pedimos por eles toda sua misericórdia e piedade, e por aqueles que se preocupam com eles pedimos compaixão, respeito para que possam ver vidas, para que tenham mãos suaves e palavras gentis.

Pedimos com humildade por nós mesmos, que sejamos verdadeiros amigos dos animais, e que possamos assim compartilhar as bênçãos dos misericordiosos.

São Francisco de Assis, nos dê sua proteção, nos dê sua paz e bem-estar. Amém."

5. Oração para animais doentes e para proteção

"Senhor Celestial, Pai Criador de todas as coisas, hoje quero pedir sua misericórdia e compaixão para com este animal de estimação e através da mediação de São Francisco de Assis, o santo protetor dos animais, que tinha tanto amor por essas criaturas.

Peço-lhe que nunca abandone (diga o nome do animal). Lhe conceda saúde, para que ele não sofra, que ele não fique triste, que não lhe falte força, que não sinta dor ou angústia, que não se sinta sozinho e que tenha sempre alguém a seu lado para cuidar-lhe com amor.

Pelo poder do Seu amor, deixe (diga o nome do animal) viver feliz e com saúde, que tenha tudo o que precisa, de acordo com sua vontade.

Cuide dele e proteja-o, que não lhe fale comida, nem um bom local para dormir e descansar. Que não lhe faltem amigos, amor e respeito.

Ponha a Sua mão sobre ele se ele ficar doente, que nada e nem ninguém o machuque, que ele não se perca e nem seja roubado.

Eu o amo como um membro da família e estarei sempre ao seu lado, dando-lhe todo o meu amor e atendendo às suas necessidades.

Peço sua benção especial e ajuda nesses momentos em que (diga o nome do animal) precisa tanto de você, (pedir saúde, ou para encontrá-lo, proteção, resolver problemas ...)

Senhor, também lhe imploro, através da intercessão de Santo Antônio de Assis, que tenha piedade dos homens que, por ignorância, maltratam animais. Ensine-os a amá-los como suas criaturas.

Senhor, tenha piedade dos animais de estimação, que são muitas vezes abandonados sem qualquer proteção, à indiferença e à crueldade humana. Não os deixem sozinhos.

Senhor Deus, tenha piedade dos animais, tais como o leão, o tigre, o macaco, o elefante e outras espécies que são capturadas para serem levados a circos ou zoológicos. Proporcione a eles um refúgio seguro em seu habitat.

Senhor, tenha piedade dos animais de granja que crescem em locais inapropriado, bem como aqueles animais que são abatidos em matadouros.

Senhor, tenha piedade dos animais usados em experimentos de laboratório. Nos ajude a parar com essas práticas e salve-os de seu sofrimento.

Senhor, tenha piedade de todos os animais que sofrem e que nos ilumine para que possamos criar uma sociedade mais justa, baseada no amor e na paz de todos os seres que povoam o planeta.

Amém."

Orações para animais doentes

Além das orações de São Francisco de Assis para animais doentes, existem outras orações para proteção dos animais. Listaremos aqui algumas delas:

6. Forte oração para proteção de animais

“Bendito és tu, Senhor Deus!

Na tua infinita sabedoria, preencheste o universo, abençoando-nos com todos os seres viventes. Especialmente, agradeço por me confiares (diga o nome do animal) como animal de estimação, meu (minha) amigo (a) que me traz tanta alegria e cuja presença muitas vezes me ajuda a seguir adiante em momentos difíceis.

Por favor, abençoa meu animalzinho e faz-me um tutor/tutora responsável de tua criatura. Que nós possamos continuar a dar um ao outro alegria, lembrando-nos do teu poder.

Assim como o animal confia em mim para tomar conta dele, faz-me confiar mais em Ti, que tomas conta de nós, e ajuda-nos a compartilhar do teu amor por todas as tuas criaturas. E, especialmente, protege todas as espécies ameaçadas e perdoa-nos por nossa negligência em salvá-las. Que nós possamos entender a importância da preservação da obra de tua criação.

Mediante Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.”

7. Oração para animais doentes direcionada a Deus

“Senhor, que neste momento tua benção chegue até (diga o nome do animal) e como um milagre ajude-o a curá-lo. Porque, Senhor, tua sabedoria é divina e teu poder de cura é grandioso.

Sei também, Senhor, que tu colocaste no mundo os animais para nos ensinar coisas sublimes, como o amor incondicional. Por este amor que peço por essa criaturinha de quatro patas que está enfermo, se reabilitar, que tenha menos dores e que seja curado com a tua ajuda, pela tua graça!

Estou com coração apertado porque nada posso fazer, mas confio na tua força bendita! Senhor em ti confio e entrego (novamente o nome do animal) nas tuas mãos curadoras e divinas.

Neste momento, Senhor, elevo meu pensamento para pedir também para os médicos de cura da espiritualidade maior trabalhar e ajudar na nossa batalha, eliminando as enfermidades e o sofrimento deste animal.

Senhor que a partir desta oração a cura se faça presente e que (nome do animal) obtenha saúde hoje, amanhã e sempre!

Bendito és tu, senhor Deus, e santo é o teu nome para todo o sempre. Amém."

8. Oração para proteção de animais doentes ao Pai Celestial

"Pai Celestial, nossos laços humanos, com nossos amigos de outras espécies, é um dom maravilhoso e especial. Agora peço para conceder os nossos companheiros animais, seus especiais cuidados paternais e poder de cura para tirar qualquer sofrimento que eles têm.

Dê a nós, seus amigos humanos, nova compreensão de nossas responsabilidades para com essas Suas criaturas.

Eles confiam em nós como nós temos confiança em Ti; nossas almas e as deles estão nesta terra juntos para formar uma amizade, afeto e carinho.

Leve nossas orações sinceras e preencha seus animais doentes ou que sofrem com a luz e a força para superar qualquer fraqueza do corpo que têm cura. Senhor, eu especificamente peço ajuda para (diga o nome do animal).

Tua bondade está ligada a todos os seres vivos e sua graça flui para todas as Tuas criaturas. Conceda aos nossos companheiros animais especiais vidas longas e saudáveis.

Dê-lhes um bom relacionamento com a gente, e se o Senhor decidir levá-los de nós, ajuda-nos a entender que eles não estão mais conosco, mas apenas se aproximando do Senhor.

Conceda a nossa oração por intercessão do bem São Francisco de Assis, que honrou o Senhor em todas as criaturas.

Dê a ele o poder de vigiar nossos amigos animais até que eles estão seguros com o Senhor na eternidade, onde temos a esperança de um dia nos juntarmos a eles para sempre. Amém."

9. Oração para animais doentes direcionada ao Pai Celestial

"Pai Celestial, por favor nos ajude em nosso tempo de necessidade, Tu nos fizeste tutores do (diga o nome do animal).

Se for a Tua vontade, por favor, restaura a sua saúde e força. Rezo também para outros animais necessitados. Que eles possam ser tratados com o cuidado e respeito que merece toda a Sua criação. Bendito és Tu, Senhor Deus, e santo é o Teu nome para hoje e sempre. Amém."

10. Oração para animais doentes solicitando cura

"Caro Senhor, meu amado animal de estimação e companheiro (diga o nome do animal) está doente. Estou intercedendo em seu nome, a implorar por sua assistência para nós neste momento de necessidade.

Eu humildemente peço que eu possa ser tão bom e um guia para meu animal de estimação como tem sido com todos os seus filhos.

Que a sua benção possa curar meu companheiro animal e dar-lhe muitos mais dias maravilhosos para aproveitarmos juntos. Que ele possa ser abençoado e curado como parte de sua criação amorosa. Amém!"

11. Oração para proteger um animal de estimação

"Ao Deus Pai misericordioso, que criou todos os seres que habitam o planeta, para que pudessem viver em harmonia com os Homens, e ao meu anjo da guarda, que protege todos os animais que comigo moram nesta casa.

Peço humildemente que zelem por estas inocentes criaturas, afastando delas todos os males e permitindo que vivam com segurança e tranquilidade, para que possam encher de alegria e amor seus próprios dias e os meus também.

Que o seu sono seja tranquilo e que o seu espírito possa levar-me para esferas de beleza e paz nesta vida que partilhamos. Amém."

Agora que você já conhece diferentes orações para animais doentes, não perca este outro artigo em que listamos frases de animais.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Orações para animais doentes, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • G1. 50% dos brasileiros são católicos, 31%, evangélicos e 10% não têm religião, diz Datafolha. Disponível em: <https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/01/13/50percent-dos-brasileiros-sao-catolicos-31percent-evangelicos-e-10percent-nao-tem-religiao-diz-datafolha.ghtml>. Acesso em 3 de março de 2022.
  • Jornal DCI. Aprenda a oração de São Francisco para os animais doentes. Disponível em: <Ahttps://www.dci.com.br/dci-mais/vida-e-estilo/espiritualidade/oracao-de-sao-francisco-para-os-animais-doentes/185287/>. Acesso em 3 de março de 2022.