Partilhar

Onde vivem os coalas

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 1 agosto 2016
Onde vivem os coalas

O coala conhece-se cientificamente com o nome de Phascolarctos cinereus e é uma das 270 espécies que pertencem à família dos marsupiais, dos quais, se estima que 200 vivem na Austrália e 70 na América.

Este animal possui aproximadamente uma altura de 76 centímetros e os machos podem chegar a pesar 14 quilos, no entanto, alguns exemplares mais pequenos possuem um peso que oscila entre os 6 e os 8 quilos.

Se quer saber mais sobre estes pequenos e adoráveis marsupiais, neste artigo do PeritoAnimal contamos-lhe onde vivem os coalas.

Também lhe pode interessar: Onde vivem os pinguins

Distribuição dos coalas

À exceção daqueles coalas que vivem em cativeiro ou em zoológicos, encontramos que a população total e livre de coalas, que ronda os 80.000 exemplares, se encontra na Austrália, onde este marsupial se converteu em um símbolo da nação.

Podemos encontrá-los principalmente no Sul da Austrália, Nova Gales do Sul, Queensland e Victoria, embora a destruição progressiva do seu habitat natural tenha provocado ligeiras mudanças na sua distribuição, que não podem ser significativas pois o coala não tem a capacidade para percorrer grandes distâncias.

Onde vivem os coalas - Distribuição dos coalas

Habitat do coala

O habitat do coala é de grande importância para esta espécia, uma vez que a população de coalas apenas se pode estender se se encontrar em um habitat adequado, que deve cumprir como principal requisito com a presença de árvores de eucalipto, uma vez que as suas folhas são o constituinte principal da alimentação do coala.

Claro que, a presença de árvores de eucalipto está condicionada por outros fatores como o substrato do solo e a frequência de precipitações.

O coala é um animal arborícola, o que significa que vive em árvores, nas quais dorme aproximadamente 20 horas por dia, mais do que a preguiça. O coala apenas abandonará a árvore para realizar pequenas deslocações, uma vez que não se sente cômodo no solo sobre o qual caminha de gatas.

São excelentes trepadores e balançam para passar de um ramo para o outro. Como clima nas florestas da Austrália é muito variável, ao longo do dia o coala poderá ocupar vários lugares em diferentes árvores, seja em busca de sol ou de sombra resguardando-se assim do vento e do frio.

Onde vivem os coalas - Habitat do coala

O coala em perigo de extinção

No ano de 1994 foi determinado que apenas as populações que habitavam na Nova Gales do Sul e Sul da Austrália estavam em grave perigo de extinção ao se tratarem de populações tão escassas como ameaçadas, no entanto, esta situação piorou e agora também se considera ameaça a população de Queensland.

Infelizmente, todos os anos morrem aproximadamente 4.000 coalas nas mãos do homem, uma vez que a destruição do seu habitat também fez aumentar a presença destes pequenos marsupiais nas áreas urbanas.

Apesar do coala ser um animal fácil de manter em cativeiro, não há nada mais apropriado do que ele puder viver no seu habitat natural e de forma completamente livre, por isso é importante ser consciente desta situação para parar a destruição desta espécie.

Onde vivem os coalas - O coala em perigo de extinção

Se deseja ler mais artigos parecidos a Onde vivem os coalas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Onde vivem os coalas

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
andreia fernandes gomes
adorei e fiquei a saber muito mais sobre este maravilhoso animal
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Andreia! Obrigada pelo seu comentário, continue nos acompanhando 🐨

Onde vivem os coalas
1 de 4
Onde vivem os coalas

Voltar ao topo da página