Onde vivem as joaninhas?

Onde vivem as joaninhas?

As joaninhas (Coccinellidae) são insetos pertencentes à ordem Coleoptera, que inclui os diferentes tipos de besouros, e à família Coccinellidae. Eles pertencem a um grupo bastante diversificado, com cerca de 79 gêneros, nos quais há um grande número de espécies. Caracterizam-se principalmente por seus pequenos tamanhos, com formas arredondadas ou elípticas, e embora alguns deles não tenham colorações atraentes, outros, ao contrário, têm cores muito marcantes, bem como combinações ou padrões distintos em seus corpos.

Estes pequenos insetos são geralmente benéficos como controladores biológicos, mas em alguns casos eles podem causar danos agrícolas. Neste artigo do PeritoAnimal apresentamos informações específicas sobre onde vivem as joaninhas, com detalhes sobre seus tipos de habitat em diferentes estações do ano, como o inverno e a primavera. Boa leitura.

Distribuição das joaninhas

As joaninhas têm uma ampla distribuição, estando presentes na América, Ásia, África, Europa e Oceania, o que também corresponde à sua diversidade. Estes insetos têm sido altamente valorizados no campo da agricultura, pois são excelentes controladores biológicos de certos animais que podem se tornar pragas, tais como pulgões e cochonilhas.

Estas pragas causam danos significativos às plantações, não só porque as cochonilhas, por exemplo, parasitam as plantas, mas também porque em alguns casos transmitem patógenos que têm efeitos nocivos sobre as plantações.

Em resposta a esta ação de controle de pragas, certas espécies de joaninhas foram introduzidas de um país para outro para tirar proveito destes efeitos benéficos. Um exemplo disso é a joaninha australiana (Rodolia cardinalis), que foi levada da Austrália para a América do Norte, devido a sua ação predatória particular sobre os surtos da cochonilha de algodão (Icerya purchasi), que tanto prejudica as culturas cítricas, como as plantações de laranjas.

Se você quiser saber mais sobre os tipos de joaninhas que existem, não hesite em dar uma olhada neste artigo.

Onde vivem as joaninhas - Habitat

As joaninhas estão distribuídas em uma grande variedade de habitats, incluindo ecossistemas com diferentes temperaturas sazonais. Assim, elas podem estar presentes tanto em áreas quentes quanto em áreas temperadas. De fato, neste último caso, quando a temperatura cai o suficiente, estes insetos podem entrar no fenômeno conhecido como diapausa.

Então, se você se pergunta onde vivem as joaninhas, saiba que estes coleópteros prosperam em áreas naturais, como:

  • Campos
  • Pradarias
  • Pântanos/mangues ou áreas úmidas
  • Áreas com muitos arbustos
  • Florestas

As joaninhas já foram detectadas em áreas naturais protegidas na América do Norte. Em ecossistemas humanizados, elas estão presentes em jardins, parques e campos agrícolas, que incluem diferentes tipos de culturas, como alfafa, trevo, milho, algodão, batata, soja, cítricos, entre muitas outras.

Assim, as joaninhas vivem em diferentes tipos de plantas, como árvores, arbustos, gramíneas, ervas, folhas de plantas e plantas floríferas. Algumas espécies buscam refúgio em vegetações mais fechadas e densas e copas rochosas para entrar em diapausa.

Neste outro artigo te contamos tudo sobre o que a joaninha come.

Exemplos de habitat da joaninha

Detalharemos agora onde vivem as joaninhas com exemplos de habitats de algumas espécies:

Joaninha-dos-7-pontos (Coccinella septempunctata)

Esta é uma das espécies mais conhecidas, principalmente na Europa e na Ásia, onde teve sua origem. No entanto, agora está bastante difundida, não apenas nestas regiões, mas também na América, onde foi introduzida. A presença da joaninha-dos-7-pontos, ao invés do habitat em si, tem mais a ver com a disponibilidade de alimentos, especialmente pulgões, que ela prefere consumir.

Neste sentido, esta espécie pode prosperar em diferentes climas, onde plantas herbáceas, arbustos e árvores são encontradas em pântanos, campos, áreas agrícolas, parques e áreas urbanas.

Joaninha-dos-9-pontos (Coccinella novemnotata)

Esta espécie também já foi bem conhecida, mas, ao contrário da anterior, é nativa da região neoártica dos Estados Unidos e do sul do Canadá, no entanto, nos últimos anos, foi relatado um declínio alarmante em suas populações. Tradicionalmente, ela era encontrada em áreas naturais, urbanas e agrícolas, e podia estar presente em florestas, pastagens, campos de soja, milho, algodão e alfafa, entre outros.

Embora não existam estratégias relatadas para sua conservação, devido a seu drástico declínio, são necessários estudos para descobrir as razões para isso e também para estabelecer ações para recuperar a espécie, devido a seu importante papel nas teias tróficas dos ecossistemas.

Joaninha-dos-22-pontos (Psyllobora vigintiduopunctata)

Este é um tipo peculiar de joaninha, devido ao seu impressionante padrão corporal de pontos amarelos e pretos. É nativo da Europa, especialmente Portugal, e difere de outras espécies por seu consumo de mofo e fungos. Habita campos, pradarias e jardins, geralmente em vegetação rasteira.

Joaninha-negra (Exochomus quadripustulatus)

Essas joaninhas vivem em partes da Ásia, Europa e América do Norte. Embora possa ocorrer em uma variedade de habitats, ela é mais comumente encontrada em florestas de pinheiros e caducifólias.

Joaninha-malhada (Coleomegilla maculata)

Embora mais apropriadamente chamada de joaninha-malhada-rosa, ela é nativa da América do Norte, e prospera em diversos ecossistemas onde fontes de alimento como pulgões estão presentes. Ela prolifera bem em culturas como trigo, sorgo, milho, maçã, tomate, feijão, entre outros. É uma espécie amplamente utilizada como controlador biológico.

Joaninha-asiática (Harmonia axyridis)

Como seu nome indica, é originária da Ásia, onde ocupa países como China, Japão, Coreia, Mongólia, entre outros; entretanto, foi introduzida na Europa, África e grande parte da América. É um habitante comum de pradarias e campos abertos, com a presença de plantas floríferas e árvores caducifólias. Também é encontrada em uma grande variedade de culturas, nas quais foi introduzida para o controle de pragas biológicas.

Joaninha-convergente (Hippodamia convergens)

Esta espécie de joaninha é comum nas regiões Neoárticas e Neotropicais, sendo uma espécie comum nos Estados Unidos, Canadá e América do Sul. Ocorre em florestas, pradarias, jardins e plantações, especialmente trigo, sorgo e alfafa, enquanto no inverno se abriga em troncos e edifícios.

Joaninha-de-três-listras (Brumoides suturalis)

Com um padrão característico no corpo, do qual seu nome tem origem, é nativa da Ásia, tendo uma distribuição em países como Bangladesh, Butão, Índia, Indonésia, Paquistão, Sri Lanka e também é encontrada na Oceania em Papua Nova Guiné.

Agora que você já sabe onde vivem as joaninhas, te recomendamos este outro artigo sobre diferentes tipos de insetos voadores e suas características!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Onde vivem as joaninhas?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Animal Diversity Web. (2020). Disponível em: <https://animaldiversity.org/>. Acesso em 5 de abril de 2022.
  • Britannica. (2020). "Mariquita". Enciclopedia Británica. Disponível em: <https://www.britannica.com/animal/ladybug.>. Acesso em 5 de abril de 2022.
  • ITIS (2016). Coccinellidae. Disponível em: <https://www.itis.gov/servlet/SingleRpt/SingleRpt?search_topic=TSN&anchorLocation=SubordinateTaxa&credibilitySort=Subordinate%20Taxa&rankName=Species&search_value=114329&print_version=SCR&source=from_print#SubordinateTaxa>. Acesso em 5 de abril de 2022.