Onde um cachorro deve dormir?

Onde um cachorro deve dormir?

Cada pessoa tem suas próprias peculiaridades sobre como deseja que seja sua convivência com seu cachorro. Quando se trata dos hábitos de descanso, alguns preferem dormir juntos, enquanto outros não têm tanta confiança. Seja qual for a sua abordagem, se é a primeira vez que você acolhe um cachorro em sua casa, provavelmente surgiu a pergunta sobre o melhor local de descanso para seu novo amigo, se ele prefere dormir no jardim ou dentro de casa, sozinho ou acompanhado, etc.

Sem dúvida, o descanso adequado é um pilar fundamental para o bem-estar do seu cachorro. Por esse mesmo motivo, neste artigo do PeritoAnimal, queremos te dar algumas dicas que podem ajudá-lo a decidir onde um cachorro deve dormir.

Conselhos para decidir onde um cachorro deve dormir

Para decidir onde o cachorro deve dormir, você deve pensar em um espaço que atenda a diferentes condições. Caso contrário, se o seu cachorro não gostar do espaço ou da cama que você preparou para ele, ele escolherá dormir em outros lugares, como o sofá ou a sua cama.

  • Lugar tranquilo e íntimo: antes de tudo, você deve se certificar de que seu lugar de descanso se encontra em um local tranquilo e íntimo. Ou seja, você deve colocá-lo em um local longe de fontes de ruído, para que ele possa relaxar adequadamente. Além disso, este local será o refúgio do seu cachorro; por esse motivo, você deve respeitá-lo e evitar incomodá-lo o máximo possível; caso contrário, quando quiser passar um tempo sozinho, ele simplesmente irá para outro lugar.
  • Temperatura agradável: o lugar onde você coloca a cama do seu cachorro também deve estar localizado em uma área sem correntes de ar que possam incomodar que seu animal, e com uma temperatura agradável: nem quente no verão, nem frio no inverno. Além disso, é aconselhável que seja um espaço fácil de limpar.
  • Tamanho adequado: no que diz respeito à cama, ela deve ter um tamanho adequado ao corpo e às necessidades do seu cachorro, para que ele possa se esticar e se virar sem dificuldades. Além disso, deve ser espessa o suficiente para ser isolada do chão.
  • Materiais de qualidade: os materiais utilizados na cama devem ser seguros para seu animal e de qualidade, de forma que ele não consiga destruí-los facilmente caso morda ou arranhe a cama. Desta forma você evitará, por exemplo, que ele se machuque e, inclusive, que se engasgue pedaços que se desprendem.
  • Fácil de lavar: por fim, você se poupará muitos inconvenientes se a cama também for fácil de lavar, pois seu cachorro certamente perderá muito pelo ao longo do ano; por esse motivo, é recomendável que o colchão tenha, por exemplo, uma coberta ou capa removível.

Onde um filhote deve dormir no primeiro dia?

Se você acolheu ou está pensando em acolher um filhote em sua família, sem dúvida, a primeira noite será a mais decisiva para vocês dois. Para ele, será a primeira noite em que dorme longe de seus irmãos e mãe em um ambiente estranho; portanto, ele claramente se sentirá desprotegido e desorientado. Por esse motivo, não é estranho que ele chore com frequência, já que chamará a mãe para não se sentir sozinho, e agora você é o substituto dela, portanto, embora possa parecer desesperador em alguns casos, você precisa ser compreensivo.

Para começar a ensinar um filhote a dormir sozinho, caso você não queira que ele durma com você em sua cama, será necessário educá-lo em seu dia-a-dia para ficar sozinho. Enquanto isso, como a primeira noite costuma ser traumática para o pequeno, é recomendável que, por agora, você coloque a cama dele ao lado da sua, para que, quando estiver inquieto, você possa ficar ao lado dele e ele veja que está ao seu lado.

Pouco a pouco, à medida que ele conhece seu novo ambiente, você pode colocar sua cama durante o dia no espaço que escolheu, para que ele vá até lá com frequência e se acostume com o novo local.

Como fazer filhote de cachorro dormir

Durante este processo no qual o filhote se acostuma à sua nova cama, é recomendável seguir as recomendações abaixo:

  • Se possível, coloque uma cobertinha ou pano com o cheiro de sua mãe e irmãos na cama. Embora não seja imprescindível, é aconselhável que você coloque, durante os primeiros dias, um difusor de feromônios para que seu cachorro se adapte com mais tranquilidade.
  • Você pode colocar sua caixa de transporte ao lado de sua cama, com um cobertor, pois alguns filhotes se sentem mais seguros dentro da caixa por se sentirem abrigados. Contudo, ele deve entrar se quiser, você nunca deve forçá-lo.
  • Deixe à sua disposição diversos brinquedos com os quais ele possa se entreter e morder caso esteja estressado. Desta forma, ele associará a cama a algo positivo.
  • Certifique-se de que ele comeu antes de dormir, já que com a barriga cheia o filhote dormirá melhor Além disso, durante a noite, deixe a tigela de água por perto, e coloque vários jornais no chão, para que ele possa realizar suas necessidades e você não tenha uma surpresa de manhã, uma vez que os filhotes ainda não conseguem controlar seus esfíncteres adequadamente e podem se urinar devido ao estresse.

A seguir, você pode ver um vídeo no qual te explicaremos como ensinar um cachorro a dormir em na caminha dele.

É bom meu cachorro dormir fora de casa?

Os cachorros são animais que gostam de estar em companhia. Por esse motivo, é improvável que ele queira dormir sozinho fora de casa. Além disso, é provável que isso o mantenha constantemente alerta durante a noite e, embora muitas pessoas achem uma boa ideia manter seus cachorros de vigia durante a noite, certamente não é a melhor maneira de garantir que seu cachorro esteja com boa saúde, pois ele não estará descansando corretamente. Essa situação pode gerar o desenvolvimento de problemas de comportamento, geralmente os latidos, algo que pode ser um incômodo para você e seus vizinhos, além da destruição de diferentes objetos no jardim, se o seu cachorro estiver sob muito estresse.

Caso seu cachorro tenha uma personalidade bastante calma ou independente e, portanto, não pareça ser afetado por dormir do lado de fora, ou caso ele não esteja sozinho do lado de fora (e seja acompanhado por outro peludo), você pode tentar colocá-lo para dormir do lado de fora, desde que ofereça uma cama de cachorro dentro de uma casinha onde eles possam se abrigar do clima, como chuva, vento, frio, etc. Além disso, esta casa deve ser elevada do chão, para que não acumule umidade.

Neste outro artigo, te explicamos como fazer uma casinha para cachorro.

Cachorro pode dormir na cama do tutor?

Muitas pessoas, quando estão decidindo onde um cachorro deve dormir, se perguntam se ele de fato pode dormir junto em sua cama. Não há absolutamente nenhum problema em dormir com seu cachorro, se você quiser. Obviamente, desde que ele esteja corretamente vacinado, desparasitado, limpo e você não tiver nenhuma alergia.

No entanto, você deve ser claro com seu cachorro e indicar desde o início quando deixa ele subir na cama. Ou seja, definir as regras já desde filhote facilitará que ele não desenvolva problemas comportamentais a longo prazo, porque o cachorro precisa entender que é você quem permite que ele suba na cama, e não ele que sobe quando bem entender.

Meu cachorro não quer dormir na cama dele, o que faço?

É possível que o seu cachorro não queira dormir na cama que você preparou cuidadosamente para ele. Isso pode acontecer devido a diferentes causas que devem ser consideradas.

Uma das principais razões é que o seu cachorro não quer ficar sozinho enquanto dorme e, mesmo se você o educar, o processo de aprendizado é lento, pois seu peludo ainda não está pronto, por exemplo, se for um filhote. Lembre-se de que os filhotes passam grande parte do dia com suas mães e irmãos, e isso inclui dormir, o que lhes permite se proteger do frio e se sentir seguros, já que a mãe cuida deles. Da mesma forma, cachorros adultos que são medrosos ou foram adotados também costumam buscar companhia e tentam dormir ao lado da pessoa a quem se apegaram.

Outra razão pela qual seu cachorro não quer dormir na cama dele é que esta pode ser desconfortável para ele, pode estar muito quente e ele prefere dormir no chão (especialmente no verão), ou porque o local onde está sua cama não é o mais adequado.

Se o seu cachorro também não dorme a noite toda, recomendamos que você leia este outro artigo do PeritoAnimal - meu cachorro não dorme à noite, o que fazer?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Onde um cachorro deve dormir?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Bibliografia
  • Álvarez, R. (2017). El perro y el descanso. Etolia, etología veterinaria. Acessado a 30 de março de 2020. Disponível em: https://www.etologiaveterinaria.net/el-perro-y-el-descanso/
  • Área de formación. (2009). Manual de adiestramiento canino. Asociación Nacional de Adiestradores Caninos.