O que tartaruga come?

O que tartaruga come?

Conhecemos a ordem Testudines como tartarugas ou quelônios. Sua coluna vertebral e suas costelas estão soldadas, formando uma carapaça muito forte que protege todo seu corpo. Em muitas culturas são o símbolo do guerreiro, mas também da paciência, sabedoria e longevidade. Isso deve-se à sua lentidão e cautela, que lhes permite alcançar uma vida muito longa.

Algumas espécies podem chegar a viver mais de 100 anos. Para isso, estes curiosos animais têm que se cuidar e, acima de tudo, se alimentar muito bem. Mas, você sabe o que tartaruga come? Se a resposta for não, continue lendo porque neste artigo do PeritoAnimal contamos tudo o que você precisa saber sobre a alimentação das tartarugas, tanto das tartarugas aquáticas como as tartarugas terrestres. Boa leitura.

O que as tartarugas marinhas comem?

Existem 7 espécies ou tipos de tartarugas marinhas que formam a superfamília dos chelonoidis (Chelonoidea). Sua alimentação depende de cada espécie, do alimento disponível e de suas enormes migrações. Apesar disso, podemos resumir o que as tartarugas marinhas comem, dividindo-as em três tipos:

  • Tartarugas marinhas carnívoras: comem invertebrados marinhos, como esponjas, medusas, crustáceos ou equinodermos. Ocasionalmente, podem comer algumas algas. Dentro deste grupo encontramos a tartaruga de couro (Dermochelys coriacea), a tartaruga de kemp ou oliva (Lepidochelys kempii) e a tartaruga plana (Natator depressus).
  • Tartarugas marinhas herbívoras: a tartaruga verde (Chelonia mydas) é o único quelônio marinho herbívoro. Quando são adultas, essas tartarugas se alimentam exclusivamente de algas e plantas marinhas, embora costumem comer animais invertebrados quando são jovens. É a tartaruga que observamos na fotografia.
  • Tartarugas marinhas onívoras: são mais oportunistas e sua alimentação depende do que está disponível. Comem algas, plantas, invertebrados e até peixes. É o caso da tartaruga cabeçuda (Caretta caretta), a tartaruga oliva (Lepidchelys olivacea) e a tartaruga de pente (Eretmochelys imbricata).

Neste outro artigo detalhamos mais quanto tempo vive uma tartaruga.

O que as tartarugas de rio comem?

Conhecemos como tartarugas de rio aquelas que vivem associadas a fontes de água doce, como os rios, os lagos ou os pântanos. Algumas delas podem até viver em águas um tanto salgadas, como os estuários ou as marismas. Por este motivo, como você já deve ter adivinhado, o que as tartarugas de água doce comem também depende de cada espécie, de onde vivem e do alimento existente.

A maioria das tartarugas aquáticas é carnívora, embora complementem sua dieta com pequenas quantidades de vegetais. Quando são pequenas, consomem animais minúsculos, como larvas de insetos (mosquitos, moscas, libélulas) e pequenos moluscos e crustáceos. Também podem comer insetos aquáticos, como os percevejos de água (Naucoridae) ou os sapateiros (Gerridae). Assim, quando questionamos o que as tartarugas pequenas pertencentes à este grupo comem, você pode ver que sua alimentação é bastante variada.

À medida que crescem, essas tartarugas consomem animais maiores, como larvas de crustáceos, moluscos, peixes e até anfíbios. Além disso, quando chegam à fase adulta, costumam incluir algas, folhas, sementes e frutos em sua dieta. Desta forma, os vegetais podem representar até 15 % de sua dieta e são fundamentais para sua saúde.

Em algumas tartarugas, o consumo de plantas é bem maior, por isso são consideradas tartarugas aquáticas onívoras. É o caso da conhecida tartaruga da Flórida (Trachemis scripta), um réptil muito oportunista que se adapta bem a qualquer tipo de alimentação. De fato, muitas vezes se torna uma espécie exótica invasora.

Por último, algumas espécies se alimentam quase exclusivamente de vegetais, embora ocasionalmente consumam animais. Por este motivo, são consideradas tartarugas aquáticas herbívoras. Um exemplo é o tracajá (Podocnemis unifilis), cujo alimento favorito são as sementes de plantas leguminosas. Já as tartarugas de planície costeira (Pseudemys floridana) preferem as macroalgas.

Se você quer aprender mais sobre o que as tartarugas de rio comem, não perca este outro artigo sobre a alimentação das tartarugas de água.

O que as tartarugas terrestres comem?

Uma das principais diferenças entre tartarugas de água e de terra está em sua alimentação. As tartarugas terrestres (Testudinidae) se adaptaram a viver fora d'água, mas continuam sendo animais lentos, especializados em se esconder. Por esse motivo, a maioria das tartarugas terrestres é herbívora, ou seja, sua dieta é composta principalmente de vegetais.

Normalmente, as tartarugas são herbívoros generalistas, ou seja, consomem folhas, caules, raízes e frutos de diferentes plantas, dependendo da estação e da disponibilidade. É o caso da tartaruga mediterrânea (Testudo hermanni) ou as tartarugas-gigantes-de-Galápagos (Chelonoidis spp.). Outras estão mais especializadas e preferem consumir um único tipo de alimento.

Às vezes, esses quelônios herbívoros suplementam sua dieta com pequenos animais, como insetos ou outros artrópodes. Podem comê-los junto com os vegetais acidentalmente ou de maneira direta. Devido a sua lentidão, alguns optam pela carniça, ou seja, animais mortos. No entanto, a carne representa uma porcentagem muito pequena em sua dieta.

Por outro lado, se você se pergunta o que tartaruga filhote come, a verdade é que sua dieta é composta exatamente dos mesmos alimentos que a de um exemplar adulto. Neste caso, a diferença está na quantidade, que é maior porque eles estão em um estado de desenvolvimento.

Agora que você já sabe o que tartaruga come de acordo com o tipo e espécie, recomendamos este outro artigo ainda mais detalhado sobre a alimentação de tartarugas de terra.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que tartaruga come?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Bibliografia
  • Aresco, M. J. (2010). Competitive interactions of two species of freshwater turtles, a generalist omnivore and an herbivore, under low resource conditions. Herpetologica, 66(3), 259-268.
  • Arxold, E.N. & Burton, J.A. (1978). Guía de campo de los anfibios y reptiles de España y Europa. Editorial Omega. Barcelona.
  • de Oliveira Ferronato, B., Piña, C. I., Molina, F. C., Espinosa, R. A., & Morales, V. R. (2013). Feeding habits of Amazonian freshwater turtles (Podocnemididae and Chelidae) from Peru. Chelonian Conservation and Biology, 12(1), 119-126.
  • Ficetola, G. F., & De Bernardi, F. (2006). Is the European" pond" turtle Emys orbicularis strictly aquatic and carnivorous?. Amphibia-Reptilia, 27(3), 445-447.
  • Hickman, C. P. et al (2009). Principios integrales de Zoología. McGraw-Hill, Madrid.
  • Hulse, A. C. (1974). Food habits and feeding behavior in Kinosternon sonoriense (Chelonia: Kinosternidae). Journal of Herpetology, 195-199.
  • Ottonello, D., D’Angelo, S., Oneto, F., Malavasi, S., & Zuffi, M. A. L. (2017). Feeding ecology of the Sicilian pond turtle Emys trinacris (Testudines, Emydidae) influenced by seasons and invasive aliens species. Ecological research, 32(1), 71-80.
  • Salvador, A., Marco, A. Enciclopedia Virtual de los Vertebrados Españoles. Museo Nacional de Ciencias Naturales, Madrid.
  • Tortugas Marinas. Em: Catálogo de Especies. Fundación CRAM (Centro de Recuperación de Animales Marinos).