Os gatos, em geral, são animais extremamente higiênicos que dedicam grande parte do seu tempo a se acicalar e a se manter limpos. Isso implica que, a princípio, não é necessário dar banho em um gato, a menos que exista um motivo justificado para isso, como, por exemplo, quando o veterinário indica o banho para tratar algum problema dermatológico ou quando o gato se sujou excessivamente por alguma razão pontual ou com algum produto que possa ser tóxico ou prejudicial à sua saúde.
Em alguma dessas situações, você pode acabar se vendo na necessidade de dar banho no seu peludo, mas sem ter um shampoo específico para gatos. O que fazer, então? Não se preocupe, pois neste artigo do PeritoAnimal indicamos o que substitui shampo de gato. Não perca!
É possível dar banho em um gato sem shampoo para gatos?
Os shampoos formulados especificamente para uso em gatos têm uma composição e um PH específicos que os tornam seguros e adequados para a pele e o pelo do animal. Por esse motivo, sempre que possível, o ideal é procurar uma clínica veterinária ou uma loja especializada em produtos para pets e adquirir um shampoo próprio para o seu gato.
No entanto, caso você precise dar banho no seu gato com urgência em uma situação pontual e não disponha de um shampoo específico para felinos, existe a possibilidade de recorrer a outras estratégias, embora seja necessário ter cautela.
Pano úmido e lenços umedecidos: seus melhores aliados
Se o que você precisa é limpar o pelo do gato porque ele se sujou com terra, areia, matéria orgânica ou algo semelhante, ou porque caiu alguma substância sobre ele (como, por exemplo, óleo), pode ser suficiente esfregá-lo bem com um pano úmido ou com lenços umedecidos. Existem lenços e sprays específicos para a limpeza superficial do pelo dos gatos, mas, caso você também não disponha desses produtos, é possível utilizar lenços umedecidos para bebês.
Produtos seguros para dar banho em um gato se eu não tiver shampoo
Caso o seu gato precise de um banho completo, uma opção totalmente segura é dispensar o uso de shampoo e utilizar apenas água morna, com uma pressão moderada, para remover a sujeira da pele e do pelo do gato. Você pode esfregá-lo suavemente com uma esponja ou um pano enquanto despeja a água sobre o corpo, ajudando assim a desprender as partículas e a sujeira que possam permanecer aderidas ao animal.
Os gatos geralmente não gostam de água, e menos ainda de água sob pressão, por isso será necessário ter paciência e acostumá-lo aos poucos, dando a ele o tempo de que precisar. Da mesma forma, certifique-se de que a água esteja em uma temperatura adequada, sem estar muito fria nem quente a ponto de causar queimaduras.
Aveia e amido de milho
Se você tiver em casa aveia moída ou até mesmo amido de milho, pode utilizá-los durante o banho, pois são produtos naturais que não prejudicam a pele do gato e que, inclusive, podem ajudar a desfazer nós no pelo e a acalmar a pele irritada. Eles não têm um grande poder de limpeza propriamente dito, mas podem ser úteis em determinadas circunstâncias.
Sabão neutro
Apenas em caso de emergência, uma opção para dar banho no seu gato caso você não tenha shampoo é utilizar um sabão neutro, sem perfume nem corantes e com a menor quantidade possível de componentes químicos. Quanto mais natural for o sabão, menor será o risco de a pele do felino sofrer irritações, reações de hipersensibilidade e problemas semelhantes.
Alguns shampoos para bebês voltados para peles sensíveis podem ter uma composição mais segura para o gato do que os shampoos para adultos, que devem ser evitados.
Produtos que não devem ser usados para dar banho em um gato
Falamos sobre os produtos recomendados para dar banho no seu gato caso você não tenha shampoo, mas existem produtos proibidos? A verdade é que sim!
Shampoo de uso humano
Na falta de um shampoo especial para gatos, é normal que a primeira coisa que passe pela sua cabeça seja: “Posso dar banho no meu gato com o meu shampoo?”. Embora, a princípio, possa parecer uma boa ideia, a resposta é não, não se deve utilizar um shampoo de humanos para dar banho em um gato. Os produtos cosméticos elaborados para as pessoas possuem muitos componentes químicos e acrescentam corantes, fragrâncias e outros ingredientes que, além de serem desagradáveis para o olfato do animal, podem danificar o pelo e a pele do gato.
Shampoo formulado para cachorros
Da mesma forma, se você tem cachorros em casa, pode considerar o uso de um shampoo canino para dar banho no gato. Nesse caso, é fundamental ler atentamente o rótulo do produto, pois, dependendo dos ingredientes presentes, ele pode ser adequado para gatos ou pode ser muito perigoso para eles.
Alguns shampoos para cães contêm inseticidas ou óleos essenciais que podem ser muito tóxicos para os gatos. Nesses casos, o mais comum é que o próprio rótulo indique se o produto pode, ou não, ser utilizado na pele do felino. Caso não haja indicações a esse respeito, é melhor não arriscar e não utilizá-lo.
Produtos de limpeza
É claro que jamais se deve utilizar produtos de limpeza, como detergentes, desengordurantes, álcool, vinagre de limpeza, detergente de lavar louça, desinfetantes, etc., sobre o animal, pois isso poderia provocar uma intoxicação grave, além de causar irritações e queimaduras na pele.
Aqui explicamos os "Sintomas de intoxicação em gatos".
Como dar banho em um gato se você não tiver shampoo passo a passo?
Para poder dar banho no seu gato com segurança, mesmo sem ter um shampoo específico, recomendamos seguir os seguintes passos:
- Prepare tudo com antecedência. Os gatos geralmente não gostam de banho, por isso ter tudo à mão agiliza o processo.
- Escove bem o gato antes de dar o banho. Remover os pelos mortos e desfazer os nós que o animal possa ter garantirá uma melhor limpeza e tornará o banho mais eficaz. Aqui explicamos “Como escovar um gato”.
- Encha a pia, a banheira ou um recipiente grande com cerca de quatro dedos de água morna. O animal não deve ficar totalmente submerso, pois isso seria muito estressante para ele. É melhor que a água cubra apenas as patas e que seja você quem vá, aos poucos, molhando o corpo do gato.
- Procure segurar e esfregar o gato sempre com suavidade para não estressá-lo e vá massageando com o produto que você tiver escolhido para o banho (sabão neutro, shampoo canino também adequado para gatos, aveia, etc.).
- Após enxaguar bem o pelo, envolva o gato em uma toalha e mantenha-o aquecido.
- Depois que estiver seco, deixe-o relaxar em um ambiente tranquilo e ofereça algo apetitoso para comer, como forma de reforçar o bom comportamento.
Dar banho em um gato pode se tornar um verdadeiro desafio, por isso será necessário ter muita paciência. É recomendável contar com a ajuda de outra pessoa que possa auxiliar a segurar o animal e tentar manter a calma em todos os momentos. Preparar previamente o ambiente, aplicando feromônios felinos, mantendo uma iluminação suave ou oferecendo petiscos ao gato perto da banheira (ou dentro dela), pode ajudá-lo a se sentir mais confiante.
Se pretende ler mais artigos parecidos a O que substitui o shampoo de gato?, recomendamos que entre na nossa categoria de Cuidado do pelo.