O que significam as posições de um gato dormindo

O que significam as posições de um gato dormindo

Os gatos são campeões mundiais em dormir. Passam uma média de 13 a 20 horas diárias dormindo ou cochilando. Em qual posição o seu gato dorme? Você já observou? As posições de um gato dormindo proporcionam informações sobre a saúde e bem-estar do felino.

As posições que eles escolhem para dormir dependem de vários fatores, como a temperatura, o ambiente em que estão e se sentem que estão seguros ou muito cansados. Se você quer saber mais sobre a linguagem corporal dos gatos por que dormem desta ou daquela maneira, continue lendo este artigo do PeritoAnimal para descobrir o que significam as posições de um gato dormindo. Boa leitura.

Enrolado com as patas na cabeça

A posição de um gato dormindo enrolado com as patas na cabeça remonta aos velhos tempos, quando nossos gatos ainda eram selvagens. Ficar enrolado ou em forma de uma bolinha é ideal para a proteção contra o vento e o frio. Se seu gato dorme nesta posição enrolado e cobrindo sua cabeça com as patas, ele quer se sentir seguro e protegido.

Nessa posição sua cauda pode ajudá-lo muitas vezes funcionando como uma espécie de cachecol para dar calor e segurança. Quando ele estiver assim, é melhor não perturbá-lo, pois a linguagem corporal do gato está indicando que ele quer permanecer tranquilo.

Estirado

Durante os meses quentes de verão, os gatos muitas vezes dormem estendidos no chão frio. Se você encontrar seu gato dormindo esticado e de repente parecer duas vezes maior, é porque ele está querendo esfriar o corpo na superfície fria, como azulejos ou no chão com sombra no quintal.

Além destas divertidas posições de dormir, você também pode estar interessado neste outro artigo sobre onde um gato deve dormir?

Barriga pra cima

Gatos que se sentem muito confortáveis em sua casa e confiam na segurança do ambiente em que estão, dormem em posições mais relaxantes, mas ao mesmo tempo mais vulneráveis. Por se sentirem seguros, eles se permitem mostrar suas áreas corporais mais delicadas, tais como a garganta e a barriga. A posição "barriga pra cima" é a posição mais vulnerável de um gato dormindo, pois assim ele demonstra total confiança e bem-estar. Se você observar esta posição de sono de seu gato, você pode ter certeza de que ele neste momento está bastante relaxado.

Em casas com vários gatos, essa posição de dormir acaba se tornando um pouco menos comum. Se há um novo membro na família, seja um bebê humano ou um gato filhote, muitas vezes é possível observar que veremos um gato dormindo cada vez menos nesta posição ou o gato só dormirá desta forma em lugares mais abrigados. É normal que o felino prefira uma posição que lhe permita escapar rapidamente do novo membro, até que ele se acostume à pessoa ou ao outro pet.

Patas encolhidas e sem apoiar a cabeça

Outra posição de um gato dormindo é quando ele fica por cima de suas patas dianteiras encolhidas com a cabeça para cima, sem apoiá-la. É comum que ele, nessa posição, também fique com as orelhas para trás quando está de costas para seu tutor. Embora os olhos do gato estejam fechados, esta posição não tem nada a ver com um sono profundo e relaxado. Quando o felino se deita desta maneira, significa que ele está alerta, ouvindo atentamente tudo ao seu redor e está pronto para se levantar e fugir a qualquer momento.

Esta posição, na verdade, é de um gato inseguro. É frequentemente vista em gatos que acabam de chegar em um novo lar e ainda não estão completamente confortáveis. É comum ficar assim com os olhos semi-fechados. Os gatos doentes também descansam muitas vezes desta maneira. Se seu companheiro de quatro patas fica nessa posição com muita frequência, você pode desconfiar de algum problema e até aconselhamos consultar um veterinário para descobrir possíveis questões de saúde, como indigestão ou outras dores que podem levar a termos um gato dormindo desta maneira.

Patas encolhidas apoiando a cabeça

Essa é a posição de um gato dormindo mais ambígua que há, pois permite que ele durma confortavelmente e, ao mesmo tempo, que possa fugir rapidamente se necessário. O gato pode não ser capaz de avaliar se a situação e o ambiente são seguros e prefere não se render completamente. Sua cabeça está apoiada e muitas vezes suas patas ficam dobradas, o que indica um pouco mais de confiança e o mantém no controle enquanto ele pode relaxar e recuperar forças para suas próximas aventuras.

De lado

Quando temos um gato dormindo de lado, a linguagem corporal do gato indica que ele está feliz e despreocupado. A posição lateral permite o sono recuperador e é a posição de sono mais popular entre os felinos. Eles adoram recarregar sua energia desta maneira e com as patas esticadas. Uma vez que o gato tenha descansado desta maneira, ele logo estará em plena forma, pronto para fazer coisas novas com bastante energia.

Coberto

Os gatos adoram caixas e se meter em cantinhos para dormir. É uma mania? Por causa de seu instinto ancestral, eles adoram dormir em um lugar mais recluso e coberto, como dentro de uma caixa ou do armário, porque isso lhes dá segurança. Eles precisam sentir a escuridão e as caixas são um refúgio perfeito para que possam ver sem serem vistos. Por isso, se vir o gatinho dormindo nesses locais, finja que nem viu e o deixe descansar tranquilamente.

A posição do abraço

Na posição de abraço, o gato dorme docemente com seu companheiro. Os animais geralmente só fazem isso com outros felinos que eles realmente gostam, com os quais se sentem confortáveis e que vêem como sua família. Nessa posição, os gatos dormindo demonstram estar completamente relaxados e felizes. A propósito, os gatos não só abraçam outros gatos, isso também pode acontecer com outros animais, como cachorros.

Posições de dormir dos gatos filhotes

Em gatinhos filhotes, todos os tipos de posições para dormir podem ser observados. Os gatinhos geralmente dormem totalmente relaxados. Se num momento estão mamando, em seguida já adormeceram na posição mais confortável em que se encontra, geralmente com as quatro patas esticadas em todas as direções.

Gatos filhotes já com alguns meses, por outro lado, muitas vezes simplesmente adormecem onde estão naquele momento, nas posições mais estranhas e engraçadas que você já viu. Completamente exaustos e cansados, adormecem sentados, encostados em um móvel, de costas, com a cabeça pendurada no sofá e as patas para cima. Não imaginamos que seja muito confortável, não é mesmo? Bem, como não sentem medo ou insegurança, eles adoram dormir despreocupados.

Outras posições de dormir dos gatos

Como vimos acima, as posturas de um gato dormindo dependem muito de seu bem-estar e segurança. Mas apesar das posições explicadas, existem outras que dependem de cada gato e de seu estado de espírito. Seu gato dorme com você? Se seu gato dorme com você, ele está te mostrando seu afeto e carinho, mesmo que ele esteja no pé da cama ou mesmo dividindo o travesseiro contigo.

Em qualquer caso, é um sinal de seu amor e respeito por você, pois ele se sente bem e protegido por seu lado!

Agora que você já sabe o que significam as posições de um gato dormindo, talvez possa se interessar por este vídeo que explica por que os gatos dormem em cima de seus tutores. Já aconteceu com você?

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que significam as posições de um gato dormindo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • LA VANGUARDIA. La postura de los gatos. Disponível em: <https://www.lavanguardia.com/participacion/las-fotos-de-los-lectores/20191217/472292955897/postura-gatos-dormir-animales-mascotas.html>. Acesso em 2 de março de 2021.
  • YOUTUBE. 12 POSTURAS MÁS COMÚNES DE LOS GATOS AL DORMIR Y SU SIGNIFICADO - SiamCatChannel. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=XafeiH26ulo>. Acesso em 2 de março de 2021.