O que significa sonhar com cachorro

O que significa sonhar com cachorro

Os sonhos são um dos mistérios mais intrigantes da nossa sociedade, uma vez que ainda não foi possível comprovar os motivos pelos quais os seres humanos sonham. O significado dos sonhos pode ser dos mais diversos, uma vez que depende do contexto do sonho e do sentimento gerado. Muitas vezes você pode associar os sonhos a momentos alegras, de euforia e, em outras ocasiões com sentimentos de triste e angústia. São muitas as possibilidades.

Os apaixonados por animais, certamente, já tiveram sonhos com algum elemento do mundo animal. E, pode ser que você já tenha se perguntado o que significa sonhar com cachorro. Nesse artigo do PeritoAnimal vamos explicar sobre os diversos tipos de sonhos e algumas interpretações possíveis.

O que é o sonho?

Um dos mistérios da humanidade mais curiosos é como e porque os sonhos são produzidos. Com certeza você já se perguntou por que teve um sonho tão estranho, feliz ou um pesadelo. Ainda hoje não é possível ter uma resposta conclusiva para o significado dos sonhos, porém existem vários estudos[1] e algumas teorias que tentam explicar qual a função do sonho, entre elas as mais conhecidas são:

  • Teoria da simulação de perigo: essa teoria descreve que os sonhos são uma forma de preparação para as situações de risco do dia-a-dia. Quer dizer, nos sonhos você é capaz de enfrentar aquilo que te ameaça e responder de maneira coerente e firma, sendo assim, uma forma de praticar inconscientemente para um possível momento consciente.
  • Teoria da ativação-síntese: segundo essa teoria, é através dos sonhos que associamos e consolidamos as memória vividas e por essa razão, algumas vezes temos sonhos que a princípio não fazem nenhum sentido e são relacionadas situações e pessoas que a priori não tem qualquer ligação.

Existem algumas figuras cotidianas que comumente são associadas a sensações e sentimentos diferentes. Por exemplo, a interpretação de sonhar com cobra é completamente diferente do significado de sonhar com cachorro pois são duas figuras interpretadas de maneira diferente na sociedade. Continue lendo esse artigo pois a seguir vamos explicar o que significa sonhar com cachorro.

Sonhar com cachorro

Os cachorros são considerados os melhores amigos do homem pelas suas características de lealdade, fidelidade, alegria e companheirismo. Muitas pessoas buscam adotar os cachorros por amarem os animais e querem um bom companheiro para a vida toda.

Se você é um tutor de animais ou um amante dos peludos, provavelmente já teve algum sonho com cachorro. Como mencionamos anteriormente, os cachorros estão associados a uma imagem positiva e concreta, de um fiel amigo. Por essa razão, sonhar com cachorro faz referência às relações de amizade.

A seguir vamos explicar os possíveis sonhos com cachorro.

Sonhar com cachorro preto

Como já sabemos, sonhar com cachorro tem ligação com as relações de amizade. Mas, sonhar com cachorro preto pode ter um significado ainda mais específico.

Segundo a psicologia das cores[2], o preto está associado ao que é oculto, misteriosos e desconhecido. Também pode estar associado ao poder, elegância e formalidade. Além disso é a cor do luto, solidão e medo. Portanto, dependendo do tipo de sonho que você tiver, o significado de sonhar com cachorro preto varia. Por exemplo, se você sonhar com com cachorro preto mordendo a conotação pode ser entendida como uma relação de amizade tóxica, ou se você sonhar com cachorro preto bravo pode significar uma relação de amizade confusa e conturbada. Por outro lado, se o sonho com cachorro preto tiver sido bom, o significado do sonho pode estar relacionado a uma boa amizade de trabalho.

Se você acabou de adotar um lindo cachorro preto, confira algumas sugestões de nomes para cachorro nesse artigo do PeritoAnimal.

Sonhar com cachorro branco

Tal como mencionado na seção anterior, sonhar com cachorro tem associação as relações de amizade. Também segundo a psicologia das cores, o branco está associado a clareza, luz e reflexo, já que essa cor é resultado da junção de todas as outras cores. A cor branca também simboliza a paz, o que é puro e inocente. Por outro lado, essa cor utilizada com exagero pode ser entendida como vazio, frieza e falta de personalidade. Sendo assim, tudo depende de quais foram as sensações geradas ao sonhar com cachorro branco. Por exemplo, se você sonhar com cachorro branco te atacando isso pode querer dizer que alguma amizade está se afastando e sendo fria. Por outro lado, se você sonhar com cachorro branco em um passeio no parque significa que você tem uma amizade pura e confiável.

Sonhar com cachorro filhote

Como já dito antes, tudo depende de como foi o seu sonho. Se a associação do sonho for positiva, como por exemplo sonhar com cachorro filhote sendo cuidado por você, isso pode querer dizer que uma boa amizade está sendo construída. Já, se você sonhou que um cachorro filhote morreu pode estar relacionado com algum problema nas relações familiares.

Confira nesse artigo do PeritoAnimal qual o significado das posições de cachorro dormindo.

Sonhar com cachorro brincando

Por mais estranho que pareça, sonhar com cachorro brincando pode ter uma conotação negativa. Uma vez que na interpretação dos sonhos isso pode ser significado de uma relação amorosa conturbada e com constantes desentendimentos.

Sonhar com cachorro mordendo

O significado de sonhar com cachorro mordendo geralmente está associado à alguma relação de amizade muito próxima que está abalada e que está prestes a gerar uma reação em alguma das partes.Quer dizer, se você sonhar com cachorro mordendo a mão, provavelmente, a responsabilidade de uma reação da outra pessoa tenha sido sua. No caso do sonho ser ao contrário, ou seja, se você sonhou com cachorro mordendo outra pessoa, pode querer dizer que a reação será feita por você por uma situação provocada pela outra pessoa.

Sonhar com cachorro bravo

Sonhar com cachorro bravo pode ser interpretado por alguma relação de amizade que causa insegurança e ansiedade. Mas, se você já se perguntou "o que significa sonhar com cachorro me atacando", isso pode querer dizer que existe alguma relação de amizade que você se sente, de alguma forma, ameaçado.

Sonhar com cachorro que já morreu

Para qualquer tutor, é muito difícil ultrapassar e assimilar a perda de um pet. Afinal são animais que alegram e preenchem a vida de qualquer pessoa. Por isso, sonhar com cachorro que já morreu pode ser uma forma de matar a saudade do seu companheiro peludo e tentar reviver as boas memórias vividas com ele.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que significa sonhar com cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. RIGHETTO, Flavio. Sonho e comunicação: novos nexos teóricos. Disponível em: <https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/4302/1/Flavio%20da%20Silveira%20Lobo%20Righetto.pdf>.Acesso em 30 Set. 2019
  2. GLOVER, Marissa. A psicologia das cores segundo Eva Heller. Disponível em: <https://br.psicologia-online.com/a-psicologia-das-cores-segundo-eva-heller-198.html>. Acesso em 30 set. 2019