Com a grande proximidade com que convivemos com nossos pets, a perda de um bichinho de estimação pode gerar um luto parecido com a perda de um parente próximo. A dor sentida quando um gato ou cachorro morre não deve ser subestimada, pois as pessoas podem criar vínculos fortes com seus animais, semelhantes aos existentes entre humanos. Ver o pet após a sua morte não é fácil, assim como seu enterro ou cremação.
Dependendo da causa da morte do animal, sua aparência pode estar modificada de forma significativa, o que pode deixar o tutor mais triste ainda. Algumas pessoas preferem não ver o corpo após o óbito, mas outras se preocupam com todos os detalhes, como, por exemplo, fechar os olhos do animalzinho que faleceu. Mas, após considerarmos todos os detalhes emocionais da perda de um pet, existe algum significado quando o gato morre de olho aberto? É possível fechar seus olhos após o óbito? Essas são algumas dúvidas de tutores que perderam seus amigos e repararam esse detalhe em seus olhos. E se você também ficou intrigado para saber sobre esse assunto, não deixe de ler este artigo do PeritoAnimal! Boa leitura!
O que significa quando o gato morre de olhos abertos?
Após o falecimento do animal, várias reações acontecem no corpo, e dentre elas está o relaxamento dos músculos. Ao redor do olho do gato existem muitos músculos diferentes que controlam o movimento das pálpebras. Para fechar o olho, alguns desses músculos relaxam e outros contraem.
Com a morte do gato, o relaxamento acontece naturalmente, mas a contração não poderá mais acontecer, o que pode fazer com que as pálpebras não se fechem completamente. Os músculos relaxam, abrindo as pálpebras, deixando o animal com os olhos abertos ou semiabertos. Não existe nenhum significado nisso, é apenas uma reação natural do corpo após a morte.
É possível fechar os olhos do gato após a morte?
Logo após a morte, ainda é possível fechar os olhos do gato lentamente. Você pode forçar o fechamento das pálpebras de forma delicada, mas pode ser que os olhos não se fechem completamente mesmo assim. Realizar essa manobra algum tempo após o óbito pode não ter resultados, pois o corpo já estará enrijecido.
Destacamos que o fato do animal ficar com os olhos abertos após o óbito não significa que ele tenha sofrido ou sentido dor, é apenas uma reação natural devido ao relaxamento dos músculos do corpo.
Como superar a morte do meu gato?
Os homens relacionam-se com os animais há milhões de anos e essa relação expressa-se de diversas maneiras, seja no convívio diário, na amizade, em resgates ou em outras funções essenciais. O relacionamento entre pets e pessoas pode ser tão intenso que é gerado um tipo de família chamado de multiespécie.
Os animais tornam-se membros da família, sendo normal que seus integrantes passem por um luto quando os pets morrem. Esse luto pode ser tão intenso que se assemelha à perda de um parente próximo, poisos animais são tidos como membros da família, exercendo diversas funções de apoio emocional e afeto. Com isso, há muitos benefícios, principalmente em momentos de estresse e crises de ansiedade.
O luto pode ser descrito como um processo psicológico composto por fases, que incluem o entorpecimento, o anseio e busca pela pessoa perdida, a desorganização e o desespero, e, por fim, a reorganização da vida. O luto envolve um processo de adaptação à ausência do animal que se foi, devendo ser vivido para ser superado.
Alguns autores identificaram os estágios do luto: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. Embora esses estágios não ocorram de maneira linear, eles proporcionam uma compreensão dos sentimentos que podem surgir durante esse processo, inclusive no caso da perda de um animal de estimação.
Logo após a perda do animal de estimação, algumas pessoas adotam outro em seguida, não querendo substituir o animalzinho que faleceu, mas para preencher um pouco o vazio que ficou. Essa atitude depende muito da pessoa, pois nem sempre quem perdeu o gato ou cachorro quer ter outro animal em tão pouco tempo, necessitando de algum período para vivenciar o luto e se recuperar.
Pensar que foi possível dar uma boa vida ao pet alivia o sofrimento de quem o perdeu, assim como relembrar momentos de alegria com ele. A dor é inevitável, mas não deve ser maior do que o prazer de ter um amigo de quatro patas e compartilhar sua vida com ele. Infelizmente eles vivem menos do que nós, mas podemos tirar o máximo de proveito da companhia deles, enquanto estão presentes.
Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a O que siginifica quando o gato morre de olho aberto?, recomendamos que entre na nossa categoria de Outros problemas de saúde.
- Cawston, R. Por que meu cachorro morreu com os olhos abertos. VetHelpDirect, 2022. Disponível em https://vethelpdirect.com/vetblog/2022/03/03/why-did-my-dog-die-with-his-eyes-open/. Acesso em 16 de julho de 2025.
 - Brandão, A.C., Monaco, R.A. Animais de estimação: amor, perda e luto dos tutores. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação – REASE, 2024. Disponível em https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/17576/9963. Acesso em 16 de julho de 2025.