Partilhar

O que saber antes de adotar um cachorro

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 25 abril 2016
O que saber antes de adotar um cachorro

Ver fichas de  Cachorros

Não há dúvida que os cachorros são ótimos pets, fiéis e adoráveis, mas claro que estas não são razões suficientes para decidirmos viver com um deles. Um dos principais problemas relacionados com os animais de estimação é o abandono por parte dos donos, quando as responsabilidades e necessidades do seu cachorro superam as suas capacidades ou expetativas. Um animal de estimação é uma responsabilidade séria e importante, por isso se está considerando viver com um cachorro, no PeritoAnimal explicamos-lhe o que saber antes de adotar um cachorro, deste modo poderá dar ao animal a vida feliz e saudável que merece.

Também lhe pode interessar: Conselhos para adotar um coelho

Porque quer adotar um cachorro?

Esta é a primeira pergunta que deve ter em conta antes de adotar um cachorro. Qual é o motivo de querer um animal? Os animais de estimação são seres vivos que precisam de amor e de atenções, por isso não são válidos motivos como porque todo o mundo tem um, porque os meus filhos não param de pedir um ou porque me sinto sozinho e quero companhia.

Qualquer motivo que não venha acompanhado do firme compromisso de se tornar responsável pela vida desse cachorro não vale a pena e só indica que não está pronto para adotar, por isso pense nisso muito bem.

Tem tempo para o animal?

Isto é fundamental, pois um cachorro precisa que o leve a passear várias vezes por dia, precisa de se exercitar, correr e brincar diariamente, precisa de adestramento, atenção médica, carinho, cuidados para estar limpo e saudável como banhos, cortes de pelo e unhas, escovação frequente, etc. Tudo isto consome tempo e é importante ter isto claro antes de passar a uma adoção.

O que saber antes de adotar um cachorro - Tem tempo para o animal?

Tem dinheiro suficiente para cobrir as suas necessidades?

Sim, os cachorros geram custos como qualquer outro ser vivo. Deve vacinar o animal, levá-lo às suas consultas periódicas com o veterinário, levá-lo a um especialista cada vez que estiver doente, comprar-lhe ração de qualidade, brinquedos para estar entretido e os respetivos acessórios para o passeio. Se não tem capacidade econômica suficiente para assumir estas responsabilidades não é conveniente ter este animal de estimação.

O que saber antes de adotar um cachorro - Tem dinheiro suficiente para cobrir as suas necessidades?

A sua casa está preparada para um cachorro?

Dependendo do tipo de cachorro que quiser, deve se certificar que conta com o espaço suficiente. As raças grandes e gigantes precisam de um bom espaço para conviver bem e evitar a ansiedade, do mesmo modo existem determinados cachorros demasiado ativos que em um apartamento não se iriam sentir felizes nem estariam saudáveis. Antes de adotar deve pensar no tamanho do animal e em se se pode adaptar à sua casa.

Os seus hábitos podem se adaptar aos do seu pet?

É fundamental pensar nisto antes de adotar um cachorro. Se é uma pessoa sedentária que realiza pouco exercício não deve adotar um cachorro que precise de muita atividade física para estar saudável ou este poderia adoecer ou sentir-se triste devido à falta de exercício físico. Neste caso deve pensar em raças mais calmas e sedentárias que se adaptem a si.

Se, pelo contrário, gosta de realizar exercício físico diariamente ou gosta de passeios longos, então talvez um cachorro ativo seja perfeito para si. Deve considerar também diferentes aspetos do caráter do animal no caso de conviver com crianças ou pessoas idosas, por exemplo:

  • Se o cachorro gosta ou não de crianças
  • Se é muito barulhento ou ativo
  • Se é um cachorro fácil ou difícil de adestrar
O que saber antes de adotar um cachorro - Os seus hábitos podem se adaptar aos do seu pet?

É suficientemente responsável para cuidar de um cachorro?

Como já percebeu, um cachorro precisa de cuidados, por isso deverá pensar se pode assumir esta grande responsabilidade. Deverá estar disposto a cuidar e proteger o seu animal de estimação por toda a sua vida, dar-lhe as atenções que pedir e dar-lhe o amor necessário para viver saudável e feliz.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que saber antes de adotar um cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Escrever comentário sobre O que saber antes de adotar um cachorro

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

O que saber antes de adotar um cachorro
1 de 4
O que saber antes de adotar um cachorro

Voltar ao topo da página