O que os ursos comem?

O que os ursos comem?

O urso é um mamífero que pertence à família dos ursidae, incluída na ordem dos carnívoros. No entanto, veremos que esses grandes e assombrosos animais, que podem ser encontrados na maioria dos continentes, não se alimentam apenas de carne. Na verdade, possuem uma dieta muito variada e ela depende de vários fatores.

É interessante destacar que os ursos passam grande parte do tempo comendo e não descartam muita coisa não. O que os ursos comem afinal? É o que você descobrirá neste artigo do PeritoAnimal. Você conhecerá dados curiosos sobre sua alimentação, o que cada tipo de urso ingere e outras coisas mais. Boa leitura!

Todos os ursos são carnívoros?

Sim, todos os ursos são carnívoros, mas não se alimentam exclusivamente de outros animais. Os ursos são animais onívoros, pois comem espécies animais e vegetais. Por isso seu sistema digestivo, o qual está adaptado a uma grande variedade de alimentos, não é tão extenso como o dos animais unicamente herbívoros, nem tão curto como o dos animais unicamente carnívoros, pois os intestinos do urso têm um comprimento médio.

No entanto, esses animais precisam se alimentar continuamente, pois nem todo o alimento que ingerem consegue ser digerido. Ao se alimentar também de plantas e frutos, seus dentes não são tão afiados como dos outros carnívoros selvagens, mas apresentam caninos muito proeminentes e grandes molares que utilizam para rasgar e mastigar o alimento.

O que o urso come

Como bons carnívoros, normalmente consomem todo tipo de alimento, tanto de matéria animal como vegetal. No entanto, são considerados oportunistas, uma vez que sua alimentação depende de onde cada espécie habita e os recursos disponíveis nesses lugares. Desse modo, a alimentação de um urso polar é baseada apenas em espécies animais, pois no Ártico eles não podem acessar espécies vegetais. Enquanto isso, um urso pardo tem à sua disposição uma grande variedade de vegetais e animais, pois vive em áreas florestais com acesso a rios. Nesta seção, podemos conhecer o que o urso come de acordo com a espécie:

  • Urso pardo (Ursus arctos): sua dieta é muito variada e inclui peixes, alguns insetos, aves, frutas, grama, gado, lebres, coelhos, anfíbios, etc.
  • Urso polar (Ursus maritimus): sua alimentação é basicamente carnívora, pois só têm acesso a animais que habitam no Ártico, como as morsas, as belugas e as focas, principalmente.
  • Urso panda (Ailuropoda melanoleuca): por habitarem áreas arborizadas da China, onde o bambu é abundante, este se converte em seu principal alimento. No entanto, às vezes também podem ingerir insetos.
  • Urso malaio (Helarctos malayanus): esses ursos habitam florestas quentes da Tailândia, Vietnã, Bornéu e Malásia, onde se alimentam especialmente de pequenos répteis, mamíferos, frutas e mel.

Muita gente acredita que os ursos são apaixonados por mel. E sim, eles podem gostar bastante deste produto produzido pelas abelhas. Mas essa fama veio, principalmente, por causa de dois personagens bem conhecidos do mundo dos desenhos: o Ursinho Pooh e o Zé Colmeia. E como já vimos, tanto o urso pardo como o urso malaio inserem, em sua dieta, o mel, se ele está ao alcance desses animais. Há alguns ursos que inclusive sobem em árvores atrás de colmeias.

Se você quer saber mais sobre as características dessas e outras espécies de ursos, não hesite em ler o artigo tipos de ursos - Espécies e características.

Os ursos comem humanos?

Devido ao grande tamanho dos ursos e sua alimentação variada, não é incomum se perguntar se esses animais podem devorar também humanos. Diante do medo de muitas pessoas, cabe destacar que o homem não é um alimento que faz parte da dieta habitual dos ursos.

No entanto, sempre deve-se ter cautela se estivermos próximos desses grandes animais, pois há evidências de que em algumas ocasiões chegaram a atacar e/ou caçar seres humanos. O principal motivo da maioria de ataques têm sido a necessidade de proteger seus filhotes e seu território. No entanto, no caso do urso polar, é compreensível que tenha instintos mais predadores, pois se nunca viveu próximo de pessoas não terá nenhum medo de tentar caçá-las, principalmente quando seu alimento habitual pode ser escasso na natureza.

Hibernação dos ursos

Não são todos os ursos que hibernam e há, inclusive, muitas dúvidas sobre quais espécies hibernam ou não. Essa habilidade foi desenvolvida entre os ursos para que possam enfrentar as adversidades do clima no inverno e suas consequências, como a escassez de alimentos em uma época de muito frio.

Os ursos-negros normalmente são normalmente associados à hibernação, mas outros animais também o fazem, como algumas espécies de ouriços, morcegos, esquilos, ratos-silvestres e marmotas.

A hibernação é um estado em que há uma diminuição do metabolismo, em que os animais conseguem ficar sem comer, urinar e defecar por longos períodos. Para isso, eles ingerem uma grande quantidade de alimentos, acumulando gordura e, consequentemente, energia.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade do Alasca, nos Estados Unidos[1], o metabolismo dos ursos-negros, por exemplo, se reduz a apenas 25% de sua capacidade durante a hibernação de inverno e a temperatura do corpo fica reduzida a uma média de 6 ºC. Isso faz com que seu corpo consuma menos energia. Entre os ursos-negros, o período de hibernação pode variar de cinco a sete meses.

Curiosidades sobre a alimentação dos ursos

Como você já sabe o que os ursos comem, esses dados sobre sua alimentação podem ser muito interessantes:

  • Entre os peixes mais consumidos pelos ursos, destaca-se o salmão. Os ursos utilizam suas grandes garras para capturá-los e comê-los em grande velocidade.
  • Apesar de a maioria das espécies animais que caçam serem pequenas, existem casos em que consomem veados e alces.
  • Possuem uma língua comprida que utilizam para extrair mel.
  • Dependendo da época do ano e do lugar onde os ursos habitam, a quantidade de alimento que consomem é diferente. Assim, esses animais geralmente consomem mais alimento do que precisam para poder sobreviver em épocas de escassez de alimento.
  • Apresentam garras muito longas para escavar e encontrar alimento no subsolo (insetos, por exemplo). Estas também são utilizadas para subir em árvores e caçar suas presas.
  • Os ursos utilizam o olfato, que é altamente desenvolvido, para sentir suas presas a grandes distâncias.
  • Em algumas regiões onde o urso vive próximo de populações humanas, houve casos em que esses animais foram vistos se alimentando de gramas em campos de golfe.
  • Os ursos podem dedicar cerca de 12 horas diárias para a ingestão de comida.

Agora que você já é um perito ou uma perita em alimentação dos cursos, conheça neste vídeo do nosso canal no YouTube oito tipos de ursos selvagens:

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que os ursos comem?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Referências
  1. SUPER INTERESSANTE. Como os ursos hibernam?. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-os-ursos-hibernam/>. Acesso em 15 de outubro de 2020.
Bibliografia
  • Autoría editorial (2020). Osos. Osopedia. Disponível em: <http://www.osopedia.com/>. Acesso em 15 de outubro de 2020.
  • G1. Os ursos hibernam? Fenômeno não é característica de todos eles. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2019/06/17/os-ursos-hibernam-fenomeno-nao-e-caracteristica-de-todos-eles.ghtml>. Acesso em 15 de outubro de 2020.