O que fazer com um cão medroso adotado

O que fazer com um cão medroso adotado

Adotar um cão é uma grande responsabilidade, especialmente se o animal em questão é desconfiado ou medroso. Deve ter claro que deve redobrar as precauções visto que o seu comportamento reflete insegurança e medo.

Entre outras coisas, deve saber que precisa de paciência e carinho, algo fundamental para tratar este problema de forma eficaz. Também é importante se inteirar de como o deve tratar e cuidar, pois trata-se de uma educação muito diferente.

Descubra neste artigo do PeritoAnimal o que deve fazer com um cão adotado que é medroso. Não se esqueça de comentar e compartilhar suas experiências para que outras pessoas possam também seguir os seus conselhos e truques.

Identificar as atitudes de um cão medroso

É provável que você relacione um cachorro medroso com certas posturas corporais: cauda baixa e orelhas para trás. No entanto, é importante referir que existem outros gestos próprios de cachorros com medo. É fundamental entendê-los e conhecê-los para identificar as situações incômodas para ele e começar a trabalhar a partir daí.

Sinais que nos indicam que um cão está assustado:

  • cauda baixa
  • cauda entre as pernas
  • orelhas para trás
  • orelhas muito inclinadas
  • corpo curvado
  • deitar-se
  • esconder-se
  • encolher-se
  • posições de submissão
  • tremer
  • deixar cheirar as suas partes
  • lamber a boca em excesso
  • urinar em situações incômodas
  • movimentos da cauda agitados
  • tentar sair correndo
  • bocejar em excesso
  • ficar num canto

Também é muito importante entender que não é a mesma coisa um cachorro com medo e um cachorro submisso. Apesar de poderem compartilhar certos comportamentos como deitar-se ou deixar-se cheirar. Um cachorro bem socializado poderia ser submisso com as pessoas e com outros cachorros na tentativa de se relacionar.

Conforto e bem-estar

A primeira coisa será transmitir confiança ao nosso cachorro a todo o momento. Nunca o vai vencer se o repreender em excesso ou utilizar atitudes inapropriadas para comunicar com ele. Deve tentar que ele se tranquilize e demonstre atitudes positivas e sociais.

É muito importante entender que alguns problemas relacionados com o medo podem chegar a persistir por toda a vida do cachorro, no entanto, a maioria deles podem se resolver com paciência e carinho. Cumprir com as cinco liberdades do bem-estar animal será fundamental para começar a trabalhar.

Tente ganhar a confiança do animal com o reforço positivo: felicite-o quando tiver atitudes sociais e positivas utilizando guloseimas, carícias e palavras amáveis. Nunca o deve obrigar relacionar-se ou a fazer determinadas coisas, deixe que surja de forma natural e espontânea por iniciativa do cachorro. Caso contrário, arrisca-se a que ele sofra de ansiedade, mais medo e estresse.

As causas do seu medo

Se não conhece a história do cachorro que adotou, então demorará um tempo a identificar do que tem medo: se de outros cachorros, pessoas, objetos e inclusive da rua. Deve ser paciente nesta fase para tentar entendê-lo.

  • Medo das pessoas: Se o seu cachorro tem medo das pessoas é porque muito provavelmente sofreu algum tipo de maltrato no passado. Especialmente neste caso devemos ser muito pacientes tentando ganhar sua confiança com guloseimas, snacks, carícias e palavras amáveis. Nunca o force a interagir com quem não quer, deixe que ele mesmo comece a superar o seu medo de forma progressiva. Ao invés de tentar forçar uma situação, pode incentivar os seus amigos e familiares a reunir-se com ele para lhe oferecer pequenos pedaços de fiambre para começar a confiar nas pessoas (incluindo estranhos).
  • Medo de outros cachorros: O medo de outros cachorros, no geral é causa de uma má socialização na sua fase de filhote, embora também possa ter passado por uma má experiência no passado. Descubra porque o seu cachorro tem medo de outros cachorros no nosso artigo e, como o tratar e resolver de forma eficaz e gradual.
  • Medo de vários objetos: Seja por desconhecimento ou por falta de socialização, o seu cachorro pode ter medo de certos objetos que incluímos no dia-a-dia, como bicicletas, carros, motos, lixeira... são muitas as possibilidades. O tratamento será muito parecido ao do caso anterior, deve habituar o seu pet à presença destes objetos enquanto pratica, por exemplo, ordens básicas de adestramento. Desta forma, começará a relaxar na sua presença. Permanecer próximo da causa do seu medo com uma atitude positiva e relaxada é um sinal de que estamos fazendo bem (embora seja por pouco tempo).
  • Outros: O seu cachorro pode ter medo de outros pets, ambientes ou de várias coisas ao mesmo tempo. Seja o que for, pode se tratar de forma eficaz se recorrer a um etólogo, uma pessoa parecida ao psicólogo mas do mundo canino. O especialista é que melhor pode nos ajudar a superar este problema de forma eficaz.

O que devemos fazer

De forma geral explicamos o que fazer em cada um dos casos. Deve entender que com paciência e carinho pode resolver os medos do seu pet, no entanto, quem melhor o pode ajudar é um profissional.

Porquê? Por vezes, nós como donos, não percebemos algumas atitudes que o cachorro tenta compartilhar conosco. Seja um educar canino ou etólogo, o profissional conhece cachorros que passaram por situações muito parecidas e que lhe ajudarão com conhecimento. Também lhe proporcionará dicas adequadas para trabalhar com ele sem a sua presença.

Tem algum truque ou conselho para compartilhar com a comunidade do PeritoAnimal? Sabe quais são as dicas para ter um cachorro saudável e feliz? Nós explicamos tudo! Não hesite em comentar e enviar fotos do seu pet!

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que fazer com um cão medroso adotado, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Conselhos
  • Nunca deixe o seu cachorro medroso sem a trela na rua, pois pode fugir.
  • Nunca o obrigue a fazer algo que não quer.
  • Seja paciente e utilize guloseimas para ganhar a sua confiança.