Partilhar
Partilhar em:

O que é o pedigree do cachorro

O que é o pedigree do cachorro

Ver fichas de  Cachorros

Muitas pessoas afirmar que os seus cães têm pedigree e mostram-se orgulhosas disso, mas, sabe o que realmente significa? Que finalidade tem o pedigree? Como se consegue?

Neste artigo do Perito Animal esclarecemos as suas dúvidas para que saiba o que significa o pedigree nos cães.

O pedigree certifica que um cão tem antepassados unicamente da sua raça, certifica a sua "pureza sanguínea" e por isso rejeita aqueles cães que tenham progenitores de raças diferentes, por muito bonitos que sejam. No mínimo falamos de 3 gerações sem cruzamentos.

Também lhe pode interessar: O que é o canicross

Como conseguir o pedigree

O pedigree de um cachorro encontra-se registrado nos livros genealógicos e para ter acesso a eles deverá dirigir-se à associação ou sociedade onde existam os seus dados.

Se não dispões desta informação pode recorrer igualmente com uma amostra de ADN do seu cão para que a analisem. Assim que for verificado, irá obter um certificado emitido pela associação que certificará que o seu cão tem pedigree. O custo deste trâmite pode variar consoante a associação onde se deslocar.

A importância do pedigree

O pedigree é importante se pretendemos apresentar o nosso cão em um concurso de beleza ou de morfologia canina. Esta é sem dúvida a única vantagem que tem.

Mas... sabia que ter pedigree também pode ter desvantagens?

Efetivamente, os cães que têm pedigree são cruzados pelos criadores várias vezes entre familiares para conseguir a morfologia desejada. Embora este processo permita afinar os rasgos morfológicos desejados, o certo é que encontramos muitos inconvenientes: redução da longevidade, aparecimento de doenças degenerativas, mutações genéticas, etc.

Independentemente da questão anterior, no Perito Animal também queremos reafirmar que existem criadores de cães (a maioria) que fazem as suas criações e desenvolvimento da raça com todo o amor e carinho que tanto é preciso, recorrendo sempre as melhores tecnologia e conhecimentos para tal. Não podemos, nem queremos afirmar que não deve optar por um cão de raça. Os cães de raça tem vantagens e desvantagens assim como os vira-lata.

Aquilo que queremos deixar claro é que o Perito Animal é totalmente a favor da adoção de animais. Lembramos que existem milhares de animais para adoção em todo o mundo e inclusivamente cães de raça. Seja qual for a sua decisão, lembre-se de lhe dar todo o carinho e amor que o seu cachorro merece de si!

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que é o pedigree do cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Concursos.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre O que é o pedigree do cachorro

Muito útil

O que é o pedigree do cachorro
1 de 3
O que é o pedigree do cachorro