O que devo fazer se meu cachorro atacar outro cachorro

O que devo fazer se meu cachorro atacar outro cachorro

Muita gente se relaciona de forma errada o domínio dos seus cachorros com as atitudes violentas que desenvolvem durante o passeio. Um cachorro que ataca outro tem um grave problema e, isso o afeta diretamente, assim como seu dono. Pode tratar-se de insegurança ou de uma incorreta socialização na maioria dos casos.

É verdade que nem todos os cachorros se dão bem entre si, podem existir sempre pequenas brigas sobretudo se houver comida no meio e mesmo assim o comportamento natural do seu cachorro deve ser amigável e curioso, como regra geral. Neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar o fazer se seu cachorro atacar outro cachorro e porque um cachorro ataca outro.

Porque um cachorro ataca outro

Estresse, medo de outros cachorros (por uma socialização incorreta ou inexistente) ou até um excesso de atividade são algumas das causas que explicam porque um cachorro ataca outro:

  • O cachorro pode sofrer de estresse o que provoca agressividade e tensão acumulada. O seu cachorro cumpre com as 5 liberdades? É importante que o seu cachorro tenha o maior grau de bem-estar possível.
  • Se não cumprir com os seus requisitos físicos e mentais, o seu cachorro pode sofrer de um excesso de atividade que acaba explodir em tentativas de agressividade com outros cachorros.
  • Alguns animais podem ter medo de outros cachorros. Alguns poderão demonstrá-lo comunicando-se através de latidos e outros poderão se esconder, dependerá da personalidade de cada um.
  • A falta de socialização costuma ocorrer especialmente em cachorros que não tenham tido uma fase de filhote adequada. Não aprenderam a relacionar-se ao serem afastados dos seus pais e irmãos, por este motivo não sabem comunicar-se com outros animais de estimação. Se você considera essa possibilidade, sugerimos a leitura do post sobre o que fazer quando dois cachorros se dão mal.
  • Em alguns casos pode acontecer que dois animais se deem mal, é totalmente compreensível e natural, tal como pode acontecer a nós com outras pessoas.
  • Doenças de todo o tipo: além das causas anteriores, a tentativa de um cachorro atacar outro pode se dever a algum tipo de doença que precise de ser tratada. Apenas um especialista pode certificar este problema.

Fazemos questão de destacar a importância de recorrer a um educador canino ou a um etólogo, pois o comportamento exageradamente agressivo do cachorro com outros cães pode ser por muitos motivos que nem sempre somos capazes de identificar. Apenas um especialista conseguirá tratar com mais eficácia o problema que o nosso cachorro possa ter.

'Meu cachorro ataca outros cachorros'

A compreensão da natureza do cachorro é fundamental neste caso para encontrar a chave e resolver o problema, como comentado anteriormente.

Cachorro brigões

Recomendamos que, de forma urgente, você procure um educador canino para tratar o comportamento agressivo. Isso é muito importante ou pode ter consequências graves se o seu cachorro ataca outros, resultando em lesões e uma falta de cuidados. Se o seu cachorro está estranhando todo mundo pode ter inclusive ter que indenizar ou cobrir os gastos médicos do cão atacado ou pagar uma multa, dependendo do Estado.

Alguns conselhos para a segurança do seu cachorro e dos outros são:

  • Não deixe que o seu cão se aproxime de outros, perante uma má impressão é melhor seguir com o nosso caminho como se não fosse nada;
  • O passeio deve ser um momento entre tutor e cachorro. Preste atenção a isso, brinque com ele e o guie com a coleira curta;
  • Se você tem medo de que ele possa chegar a morder outro cachorro ou, caso isso tenha acontecido antes, é importante que ele utilize uma focinheira;
  • Faça um seguro de responsabilidade civil para o seu animal de estimação. Ter um seguro lhe permite estar coberto caso você precise pagar um indenização por qualquer acidente. Além disso, você pode desfrutar de descontos nos serviços veterinários, dependendo do seguro que contratar.
  • Ter o calendário de vacinação em dia é fundamental para prevenir doenças no caso de ser mordido ou morder;
  • Chip e chapinha com contatos atualizados. Este é um fator muito importante, pois perante uma situação de estresse tão grave como pode ser uma briga, o cachorro pode se sentir angustiado e tentar fugir. Proteja-o para que ele não se perca e possar ser identificado caso isso aconteça.

Como evitar um ataque de cachorro

Alguns conselhos básicos que permitirão evitar e prevenir uma possível agressão ou ataque de cachorro são:

  1. Tente passear com ele em ambientes tranquilos e livres de outros animais de estimação, pode fazê-lo por exemplo na primeira hora ou última do dia. Desta forma, vocês irão desfrutar muito mais do passeio juntos;
  2. Faça exercícios com o seu animal de estimação, desta forma você ficará mais feliz e livre de estresse;
  3. Deixe-o cheirar o solo, as plantas e os rastros que encontrar, isto fomenta a tranquilidade e o relaxamento do cachorro assim como a sua percepção do ambiente.
  4. Parabenize-o e premie-o sempre que tiver um comportamento positivo, agradável e tranquilo tanto fora, quanto dentro de casa;
  5. Tente relacioná-lo, de vez em quando, com cachorros tranquilos, utilizando sempre uma coleira e a focinheira. Não deve forçá-lo e perante uma situação estressante, o melhor é ir embora rapidamente;
  6. Nunca incentive um comportamento negativo;
  7. Tente fazer com que ele preste atenção durante o passeio. Esta deve ser uma atividade compartilhada entre ambos.
  8. A proteção exagerada no momento da agressão é um erro grave. Nunca o pegue ao colo nesse momento, nem lhe dê comida. Neste momento deve agir dizendo "NÃO" de forma firme e continuar com o passeio como se nada tivesse acontecido.
  9. Não bata, machuque ou utilize qualquer técnica de castigo, isso pode afetar negativamente o comportamento do cachorro e, pode inclusive provocar graves traumas.
  10. O cachorro que está tentando atacar pode redirecionar a sua raiva a si sem querer e marcar sua perna com uma boa mordidela perante uma situação muito grave. Embora o faça sem querer, é um problema que nos indica que devemos recorrer a um especialista o quanto antes. Se isto acontecer, recomendamos que levante um pouco suas patas dianteiras do solo, mas sem o deixar cair, para atrapalhar a sua atenção, mas é importante que faça isto apenas perante um comportamento incontrolável e extremamente agressivo. Ao fazer isto você estará fazendo com que seu cérebro se desconecte momentaneamente do conflito. Use esta técnica apenas se temer pela sua própria segurança. Além disso, para evitar que o machique, pode utilizar arneses especiais para cachorros assim como focinheiras adequadas.

Como tutores inexperientes é importante que deixemos o trabalho do comportamento do cachorro a um especialista, já que não sabemos a causa da sua atitude e algumas técnicas poderiam piorar seu estado.

Existe sempre uma solução para o problema e não existem nem cachorros muito velhos nem cachorros maus, apenas humanos que não sabem entender seu comportamento ou as causas que fazem com que tenha determinada atitude. Agora que você já está informado, você pode utilizar estas técnicas para resolver o problema, mas lembre-se que é fundamental que você vá até um especialista canino pois este tipo de comportamento é altamente problemático e negativo e pode levar a consequência muito graves para ambos.

Primeiros socorros se um cachorro foi atacado

Em caso de acidentes, se um cachorro foi atacado, esses primeiros socorros são fundamentais:

  • Feridas na pele: leve o seu cachorro para uma zona mais tranquila e evite que se mexa. Lave a ferida com água limpa e sabão ou água oxigenada, pressione sobre a mesma com uma gaze ou pano limpo se tiver, para evitar a hemorragia (não utilize gazes elásticas nem tente fazer um torniquete). Vá a um veterinário com urgência, lá receitarão um antisséptico;
  • Feridas nos olhos: não deixe que o cachorro coce, tente lavar-lhe os olhos com água limpa e morna. Se for uma ferida grave, cubra-a com uma gaze ou um pano úmido. Leve-o ao veterinário urgentemente.

Lembre-se que qualquer mordida de outro cachorro pode ser grave pelo risco de infeção e a transmissão de doenças. O especialista é quem vai resolver com mais eficácia este problema.

Como fazer dois cachorros de darem bem

Se os seus cachorros estão se estranhando, essas dicas sobre o período de socialização são fundamentais para fazer dois cachorros se darem bem:

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que devo fazer se meu cachorro atacar outro cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.