O que as tartarugas marinhas comem?

O que as tartarugas marinhas comem?

As tartarugas marinhas (superfamília Chelonoidea) são um grupo de répteis que se adaptaram a viver no oceano. Para isso, como veremos, apresentam uma série de características que lhes permitem nadar durante períodos muito grandes de tempo que lhes facilitam a vida na água.

A alimentação das tartarugas marinhas depende de cada espécie, as zonas do mundo em que habitam e suas migrações. Quer saber mais? Neste artigo do PeritoAnimal respondemos a todas as suas dúvidas sobre o que as tartarugas marinhas comem.

Características das tartarugas marinhas

Antes de saber o que as tartarugas marinhas comem, vamos conhecê-las um pouco melhor. Para isso, devemos saber que a superfamília dos quelônios inclui tão somente 7 espécies em todo o mundo. Todas elas têm uma série de características em comum:

  • Carapaça: as tartarugas possuem uma carapaça óssea composta pelas costelas e parte da coluna vertebral. Possui duas peças o espaldar (dorsal) e o plastrão (ventral) que se unem lateralmente.
  • Aletas: diferentemente das tartarugas terrestres, as tartarugas marinhas apresentam aletas no lugar dos pés e seu corpo está otimizado para passar muitas horas nadando.
  • Habitat: as tartarugas marinhas se distribuem, sobretudo, pelos oceanos e mares quentes. São animais quase totalmente aquáticos que vivem no oceano. Só as fêmeas pisam na terra para colocar os ovos na praia em que nasceram.
  • Ciclo de vida: o ciclo de vida das tartarugas marinhas começa com o nascimento dos neonatos nas praias e sua introdução no mar. A exceção da tartaruga-marinha-australiana (Natator depressus), as tartarugas jovens tem uma fase pelágica que, normalmente, supera os 5 anos. Em torno dessa idade, alcançam a maturidade e começam a realizar migrações.
  • Migrações: as tartarugas marinhas realizam grandes migrações entre a zona de alimentação e a zona de acasalamento. As fêmeas, além do mais, viajam até as praias em que nasceram para colocar os ovos, ainda que elas costumam estar próximas à zona de acasalamento.
  • Sentidos: como muitos animais marinhos, as tartarugas tem o sentido do ouvido muito desenvolvido. Além do mais, sua vida está mais desenvolvida que a das tartarugas terrestres. Destaca-se, também, sua grande capacidade para orientar-se durante suas grandes migrações.
  • Determinação do sexo: a temperatura da areia determina o sexo das crias quando se encontram dentro do ovo. Assim, quando as temperaturas são altas se desenvolvem fêmeas, enquanto que temperaturas baixas favorecem o desenvolvimento de tartarugas macho.
  • Ameaças: todas as tartarugas marinhas, menos tartaruga-marinha-australiana (Natator depressus) estão ameaçadas a nível mundial. A tartaruga-de-pente e a tartaruga-de-kemp encontram-se em perigo crítico de extinção. As principais ameaças destes animais marinhos são a contaminação de oceanos, a ocupação humana das praias, a captura acidental e a destruição de seus habitats devido à pesca de arrasto.

Tipos de alimentação das tartarugas marinhas

As tartarugas não possuem dentes, utilizam as bordas afiadas de sua boca para cortar o alimento. Por isso, a alimentação das tartarugas marinhas é baseada em plantas e invertebrados marinhos.

Entretanto, a resposta sobre o que tartaruga come não é tão simples, já que não são todas as tartarugas marinhas que comem a mesma coisa. Inclusive, podemos diferenciar três tipos de tartarugas marinhas em função de sua alimentação:

  • Carnívoras
  • Herbívoras
  • Onívoras

O que comem as tartarugas marinhas carnívoras

Em geral, essas tartarugas se alimentam de todo tipo de invertebrados marinhos, como zoôplancton, esponjas, medusas, moluscos crustáceos, equinodermos e poliquetos.

Estas são as tartarugas marinhas carnívoras e sua alimentação:

  • Tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea): é a maior tartaruga do mundo e seu espaldar pode alcançar 220 cm de largura. Sua dieta é baseada em medusas da classe Scyphozoa e zoôplancton.
  • Tartaruga-de-kemp (Lepidochelys kempii): esta tartaruga habita perto das costas e come todo tipo de invertebrados. De maneira ocasional, pode consumir também algumas algas.
  • Tartaruga-marinha-australiana (Natator depressus): é endêmica da plataforma continental da Austrália e, ainda que sejam quase exclusivamente carnívoras, também podem comer pequenas quantidades de algas.

Se te interessa saber mais sobre a alimentação dos grandes animais do oceano, não perca este outro artigo sobre o que a baleia come.

O que comem as tartarugas marinhas herbívoras

As tartarugas marinhas herbívoras possuem um bico córneo serrilhado que lhes permite cortar as plantas das quais se alimentam. Concretamente consomem algas e plantas fanerrogâmicas marinhas como Zostera e Posidonia Oceânica.

Só existe uma espécie de tartaruga marinha herbívora, a tartaruga-verde (Chelonia mydas). Entretanto, essa tartaruga marinha filhote ou jovem também consome invertebrados, isto é, neste período da vida são onívoras. Esta diferença na alimentação pode ser por uma maior necessidade de proteínas durante o crescimento.

O que comem as tartarugas marinhas onívoras

As tartarugas marinhas onívoras se alimentam de animais invertebrados, plantas e alguns peixes que vivem no fundo do mar. Neste grupo podemos incluir as seguintes espécies:

  • Tartaruga-comum (Caretta caretta): esta tartaruga se alimenta de todo tipo de invertebrados, algas, fanerrogâmicas marinhas e, inclusive, pode comer alguns peixes.
  • Tartaruga-oliva (Lepidchelys olivacea): é uma tartaruga presente em águas tropicais e subtropicais. Sua dieta é variável segundo o lugar em que se encontre.
  • Tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata): os indivíduos jovens dessa tartaruga marinha são fundamentalmente carnívoros. Entretanto, os adultos incluem algas em sua dieta normal, por isso podem considerar-se onívoros.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que as tartarugas marinhas comem?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Bibliografia
  • HICKMAN, C. P. et al (2009). Principios integrales de Zoología. McGraw-Hill, Madrid.
  • ARXOLD, E.N. & Burton, J.A. (1978). Guía de campo de los anfibios y reptiles de España y Europa. Editorial Omega. Barcelona.
  • Tortugas Marinas. En: Catálogo de Especies. Fundación CRAM (Centro de Recuperación de Animales Marinos)
  • CARRERAS, C. (2013). Tortuga lora – Lepidochelys kempii. En: Enciclopedia Virtual de los Vertebrados Españoles. Salvador, A., Marco, A. (Eds.). Museo Nacional de Ciencias Naturales, Madrid.
  • VARO-CRUZ, N., Monzón-Argüello, C., Carrillo, M., Calabuig, P., Liria-Loza, A. (2015). Tortuga olivácea - Lepidochelys olivacea. En: Enciclopedia Virtual de los Vertebrados Españoles. Salvador, A., Marco, A. (Eds.). Museo Nacional de Ciencias Naturales, Madrid.
  • PHILLOTT, A. D. et al. (2002). Mycobiota as acute and chronic cloacal contaminants of female sea turtles. Australian Journal of Zoology 50: 687-695.