O que a joaninha come?

O que a joaninha come?

A joaninha, cujo nome científico é Coccinellidae, é um pequeno inseto que pertence à diversa e numerosa ordem Coleptera e à família também chamada de Coccinellidae. Sua forma arredondada tão característica, suas cores marcantes, juntamente com as manchas em formato de bolinhas que muitas espécies possuem, sem dúvida os tornam um dos insetos mais conhecidos e apreciados em todo o mundo.

Por causa de sua aparência, elas podem parecer inofensivas, porém, as joaninhas são predadoras vorazes de outros insetos, muitas vezes sendo suas presas importantes pragas de culturas agrícolas. Quer saber mais sobre as joaninhas? Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e nós lhe diremos o que a joaninha come junto com outras características deste maravilhoso grupo de insetos. Boa leitura!

O que a joaninha come

As joaninhas são animais carnívoros e oportunistas, e uma única espécie pode predar uma grande variedade de insetos, com dados sobre espécies que consomem mais de 60 tipos de pulgões. Elas atacam os insetos sedentários e mostram uma sincronização muito próxima de seu ciclo de vida com suas presas. Ou seja, eles se reproduzem quando suas presas têm populações crescentes e, por outro lado, podem hibernar quando suas presas são menos ativas.

Medindo de 4 a 8 milímetros, as joaninhas possuem seis pernas, uma pequena cabeça, dois pares de asas e duas antenas que são utilizadas para que elas possam sentir gostos e cheiros. O ciclo de vida da joaninha contempla todos os estágios, ou seja, tem uma metamorfose completa: passa pelas fases de ovo, larva, pupa e fase adulta. A joaninha vive, em média, 6 meses.

O que as joaninhas comem

Esses insetos têm bastante importância e são altamente valorizados no setor agrícola devido ao controle biológico que realizam - são predadores naturais de muitos insetos de pragas. Como já dissemos, são insetos carnívoros e uma única joaninha come de 90 a 370 pulgões por dia. Veja o que a joaninha come usualmente:

  • Pulgões
  • Cochonilhas
  • Mosca-branca
  • Ácaros
  • Insetos sugadores, como os psilídeos

Algumas espécies também podem consumir outros insetos, tais como mariposas e aranhas pequenas. Na verdade, muito tem sido dito sobre se as joaninhas comem formigas, e a verdade é que elas se alimentam apenas de algumas espécies muito específicas.

Por outro lado, outros tipos de joaninhas se alimentam das conchas e escamas de outros animais, embora estas espécies sejam mais lentas de desenvolver e menores em tamanho do que as que se alimentam de insetos como os pulgões. Algumas espécies também comem algumas plantas, como veremos a seguir.

As joaninhas comem folhas de alface?

Sim, algumas espécies de joaninha comem alface. Existem algumas espécies desses insetos, como as que compõem a subfamília Epilachninae, que são herbívoras, pois consomem plantas. Eles podem se alimentar das folhas, sementes ou frutos de muitas espécies de plantas, como a alface. Leia este artigo sobre os tipos de joaninha.

Embora não sejam consideradas uma praga, em tempos em que seus predadores naturais não estão presentes, neste caso vespas parasitoides, estas joaninhas podem ter aumentos explosivos em suas populações. Isto pode freqeentemente representar uma ameaça para as áreas cultivadas em muitas partes do mundo, pois elas são encontradas em praticamente todas as zonas temperadas.

O que as larvas de joaninha comem?

Em geral, as larvas e joaninhas comem o mesmo alimento, porém, algumas larvas podem complementar sua dieta comendo cogumelos, néctar e pólen.

Para se ter uma ideia, em uma estação favorável, especialmente no verão, uma joaninha pode consumir mais de mil insetos, e contando com as crias que uma fêmea pode ter, as joaninhas podem comer mais de um milhão se insetos neste período, o que reforça seu papel como inseticida natural. Em outras palavras, o que as joaninhas comem ajuda, e muito, agricultores de todo o mundo porque elas são controladoras biológicas, já que agem eliminando insetos que muitas vezes são prejudiciais às culturas e são um excelente substituto para produtos químicos e tóxicos.

Quanto uma joaninha pode comer?

As joaninhas têm um apetite voraz e possuem uma estratégia de alimentação muito particular. Eles depositam milhares de ovos nas colônias dos insetos dos quais se alimentam, de modo que, quando as larvas eclodem, têm alimento disponível imediatamente.

Geralmente, uma única larva é capaz de comer cerca de 500 indivíduos de sua presa à medida que se desenvolve. Isto pode variar dependendo da espécie e do alimento disponível, mas em certas ocasiões eles podem consumir mais de 1.000 indivíduos. Quando chegam à idade adulta, o que a joaninha come muda, passando a consumir espécies cada vez maiores de insetos, já que um adulto é menos voraz do que uma larva.

Canibalismo entre as joaninhas

Outra característica das joaninhas ligadas à sua alimentação é que na fase larval são canibais. Este comportamento é muito generalizado na maioria das espécies, e é comum que aqueles que nascem se alimentem primeiro dos ovos que acabaram de eclodir e depois passem para aqueles que ainda não eclodiram.

Além disso, uma larva recém nascida também pode se alimentar de suas irmãs que eclodem pouco tempo depois, mantendo este comportamento por alguns dias, e depois se separando dos ovos e de suas irmãs.

Agora que você sabe o que a joaninha come, você pode se interessar neste outro artigo sobre os insetos voadores: nomes, características e fotos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que a joaninha come?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • UFSC. Laboratório de Etomologia Agrícola. Disponível em: <https://labento.ufsc.br/imagens/coccinellidae/>. Acesso em 20 de novembro de 2020.
  • Gordon, R. D. (1985). The Coccinellidae (Coleoptera) of America north of Mexico. Journal of the New York Entomological Society, 93(1).
  • Hagen, K. S. (1962). Biology and ecology of predaceous Coccinellidae. Annual review of entomology, 7(1), 289-326.
  • Hodek, I., & Michaud, J. P. (2013). Why is Coccinella septempunctata so successful? (A point-of-view). EJE, 105(1), 1-12.
  • Hodek, I. (2013). Biology of coccinellidae. Springer Science & Business Media.
  • Hodek, I., & Honêk, A. (2013). Ecology of coccinellidae (Vol. 54). Springer Science & Business Media.