O Pitbull é um cachorro perigoso?

O Pitbull é um cachorro perigoso?

Os cães Pitbull são considerados muitas vezes cães perigosos, o que nos leva não só a criar um claro preconceito, como também nos leva a pensar que existem cachorros bons e maus e que nós não somos responsáveis disso.

Mas felizmente são muitos os fãs desta raça, já que este cachorro, assim como qualquer outro, merece uma casa, um bom ambiente e uma família disposta a receber tudo aquilo que um pet pode dar.

O que precisa saber é que antes de adotar um cachorro que possui determinadas necessidades é preciso se informar, por isso neste artigo do PeritoAnimal vamos tentar esclarecer todas as dúvidas sobre a questão de se o Pitbull é um cachorro perigoso ou não.

Donos potencialmente perigosos

Em muitos países o Pitbull é considerado como um cão potencialmente perigoso. Esta legislação tem como objetivo promover e estabelecer determinadas regras de comportamento, uma vez que diz que os cachorros que fazem parte desta lista deverão passear apenas com uma focinheira, guia curta e sob a responsabilidade do dono, o qual também deve obter uma licença que conta com uma série de requisitos.

Garantir um dono responsável, saudável e comprometido com as necessidades do animal é necessário quando nos referimos a cães musculosos e de caráter genuíno, mas utilizar o termo de cães perigosos é um erro grave, pois são alguns donos os que são verdadeiramente perigosos para a sociedade. Lembre-se por exemplo das lutas de cães que ainda fazem parte da nossa realidade, ainda que seja de forma clandestina.

Então, porque é que nos questionamos tantas vezes se o Pitbull é um cachorro perigoso? Porque simplesmente julgamos esta raça pelas suas qualidades físicas, entre as quais podemos destacar uma musculatura desenvolvida e uma grande aptidão atlética.

Alguns cães pequenos, como o Yorkshire Terrier ou o Pequinês podem chegar a ser verdadeiramente resmungões e inclusive chegarem a morder, tal como qualquer outro cachorro que não esteja devidamente adestrado. Assim, a única coisa que nos leva a pensar que um cachorro é mais perigoso que outro são as suas qualidades físicas, porque obviamente que o ataque de um cão musculado e de mordida forte não é igual ao de um cão pequeno.

Portante, a principal diferença reside nas caraterísticas físicas e do dono, sendo este a peça chave para determinar o comportamento do cachorro.

O comportamento do Pitbull

Temos tendência a acreditar que o Pitbull é um cão com um comportamento naturalmente agressivo, mas esta ideia é errada pois o Pitbull é um cachorro de caráter equilibrado, atento, fiel e inteligente.

Além disso, possuem uma grande inquietude pela aprendizagem, o que se complementa perfeitamente com uma tendência que lhes facilita a obediência.

Como muitos outros cachorros, o Pitbull é brincalhão com a sua família e sente ânsia pelo momento do dia de exercício e lazer, claro que são carinhosos e precisam dos cuidados normais que qualquer outro cachorro precisa em todos os aspetos, físico, social e psicológico.

Antes de adotar um Pitbull

O Pitbull não é um cachorro perigoso, por isso este tipo de afirmações não deveriam ter influência na sua decisão de adotar um pet com estas caraterísticas, no entanto, antes de se comprometer deve ter em conta o seguinte:

  • Trata-se de um cachorro que precisa de exercício físico constantemente, por isso deve contar com um espaço grande e deve ter a possibilidade de disciplinar o seu cachorro e de lhe proporcionar todos os passeios e jogos que este precisa.
  • Se tem crianças pequenas deve ter alguns cuidados, pois apesar do Pitbull não ser agressivo, devido ao seu corpo musculado e força pode machucar as crianças durante uma brincadeira, por isso é preciso a supervisão de um adulto.
  • Sempre que receber o amor suficiente é um cão doce com as pessoas, mas por vezes não acontece o mesmo com os animais se não lhe for proporcionada a socialização adequada desde que é um filhote.

Se o seu estilo de vida é compatível com o caráter deste cachorro, não hesite e adote um Pitbull, são muitos os donos que ficam surpreendidos com a nobreza e carisma desta raça.

Decidiu adotar um Pitbull?

Se decidiu adotar um Pitbull como um novo membro da família, deve conhecer quais são os cuidados que os filhotes de cachorros precisam, do mesmo modo quando iniciar as tarefas de adestramento canino recomendamos que conheça e utilize o reforço positivo nos processos de aprendizagem.

Independentemente dos aspetos técnicos, uma das primeiras necessidades do seu pet será o seu nome (que é a chave para iniciar o adestramento), para facilitar a sua decisão pode consultar a nossa lista de nomes para cachorros Pitbull.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O Pitbull é um cachorro perigoso?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.