Partilhar

O meu gato dorme muito - porquê?

Por Liliana Ramos, Jornalista especializada em mundo animal. Atualizado: 7 novembro 2018
O meu gato dorme muito - porquê?

Ver fichas de  Gatos

Se tem um gato em casa já se deu conta disto, muitas vezes pensamos "Como é possível esse gato passar todo o dia dormindo?", no entanto este feito tem um fundamento evolutivo por trás da resposta. De fato, este meninos são muito dorminhocos, mas... Por que tanto dormem os gatos?

Também lhe pode interessar: Por que o meu gato treme quando dorme?

Explicação evolutiva

Os peritos dizem que o fato de um gato passar uma grande parte das horas do dia dormindo se deve a motivos genético-evolutivos. Os gatos no seu instinto sentem-se predadores eficazes, portanto desde um ponto de vista evolutivo e de sobrevivência não lhes faz falta muito mais que umas horas do dia para caçar a sua presa e se alimentarem, de tal modo que poderíamos considerar que o resto do tempo o gato o entendo como ócio ou tempo livre na sua dimensão animal, e o que faz? Dorme!

A primeira coisa que deve saber é que os gatos são mais ativos entre o entardecer e o amanhecer, o que significa que dormem sobretudo durante o dia e ficam mais ativos na hora do crepúsculo. Isto pode ser uma surpresa para si se for a primeira vez que tem um gato.

O meu gato dorme muito - porquê? - Explicação evolutiva

Um olho aberto

Tal como as pessoas, os gatos, dormitam entre um sono leve e um muito profundo. Quando o seu gato tira um cochilo (que dura de uns quinze minutos a meia hora), não vai posicionar o seu corpo de forma a encontrar a melhor posição para dormir muitas horas, nesse momento estará com um "olho aberto" e atento a qualquer estimulo.

Durante o sono profundo, os gatos experimentam um rápido movimento cerebral. O sono profundo tende a durar uns cinco minutos, depois dos quais o gato volta a cochilar. Este padrão de sono superficial e profundo continua até que o gato acorde.

O meu gato dorme muito - porquê? - Um olho aberto

Desde um ponto de vista social - adaptativo

Os gatos não precisam de sair para passear todos os dias como por exemplo acontece com um cachorro, deste modo converte-se em um dos animais de estimação mais sedentários nas nossas casas, uma característica que o torna um animal estupendo para aquelas pessoas que não têm demasiado tempo para lhes dedicar. Deste modo os mesmos também se acostumam a viver em uma "redoma de vidro" dentro da nossa casa e isso também contribui para que passem uns 70% do tempo dormindo.

O meu gato dorme muito - porquê? - Desde um ponto de vista social - adaptativo

Nem todos os gatos são assim tranquilos!

Apesar de ser verdade que um certo sedentarismo é uma característica inerente ao gato nem todos apresentam o mesmo grau, existem gatos muito mais inquietos como por exemplo o gato Abissínio, conhecido por ser um dos mais ativos. Portanto um bom conselho que lhe podemos dar desde o Perito Animal é que na hora de adquirir um gatinho estude um pouco qual é o caráter geral da raça para fazer com que você e o seu companheiro se adaptem o melhor possível.

No entanto, tenha em conta que os padrões de conduta em raça são apenas referências, depois cada animal em particular pode desenvolver personalidades diferentes.

A chuva faz com que durma mais

Não deveria ser nenhuma surpresa que os felinos sejam afetados pelo clima, tal como nós. O comportamento do gato pode variar muito, dependendo da sua raça, da idade, o temperamento e a saúde em geral. Mas, seja qual for a disposição habitual do seu gatinho, já se comprovou que os gatos dormem mais quando o clima assim o requer. Se, inclusivamente o seu gato é um habitante de interior, um dia de chuva e frio poderá dormir muito mais que o normal.

Agora que já sabe porque o seu gato dorme muito descubra porque o seu gato dorme com você e porque ele prefere dormir junto aos seus pés!

Se deseja ler mais artigos parecidos a O meu gato dorme muito - porquê?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre O meu gato dorme muito - porquê?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Nair s. Santos
Meu gato dorme nos meus pés. Isso pode trazer alguma doença p mim? Mas ele é mto caseiro e limpo foi castrado e n sai de casa. Sai somente p fazer suas necessidades
Administrador PeritoAnimal
Oi Nair! Se o sue gato tem as vacinas atualizadas, não existe qualquer risco para você.
Gonçalo
A minha só não dorme quando eu durmo xD
Nelson Ferreira (Editor/a de PeritoAnimal)
Ahahah é bem assim Gonçalo! :)

O meu gato dorme muito - porquê?
1 de 4
O meu gato dorme muito - porquê?

Voltar ao topo da página