Partilhar

O laser é bom para brincar com os gatos?

 
Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 8 novembro 2018
O laser é bom para brincar com os gatos?

Ver fichas de  Gatos

A internet está cheia de vídeo em que vemos como os gatos perseguem a luz de um ponteiro de laser seguindo o seu instinto de caçadores. À primeira vista pode parecer um jogo como qualquer outro, mas, o que há de bom e mau nisso? É um brinquedo apropriado ou não recomendado?

À conta disto surgiram muitas teorias, mas qual está certa?

Neste artigo do PeritoAnimal damos-lhe os detalhes que lhe indicam se é bom ou não o laser para brincar com os gatos e que tipo de brinquedos são mais benéficos para os nossos amigos felinos. Continue lendo e descubra mais coisas do mundo animal.

Também lhe pode interessar: Dicas para motivar o meu cachorro a brincar

Brinquedos de caçar

Os gatos são predadores naturais tal como os seus parentes maiores como os leões ou tigres. Estes animais escondem-se, perseguem e emboscam as suas presas, faz parte do seu comportamento natural e desfrutam disso mesmo. Por esse motivo, os jogos e brinquedos relacionados com a caça são uma forma estupenda de desenvolver os seus hábitos inerentes.

No entanto, na natureza conseguem um reforço que nunca vão poder obter com o uso de um ponteiro de laser: o prazer de conseguir a sua presa. Por esse mesmo motivo, se decidirmos brincar com este elemento estamos provocando frustração ao nosso gato.

Nos casos mais graves podemos chegar a criar um comportamento compulsivo no gato que imagina luzes e sombras pela casa originando ansiedade crónica.

O laser é bom para brincar com os gatos? - Brinquedos de caçar

Efeitos secundários do uso do laser

Além de gerar frustração e ansiedade no gato, o uso do laser tem outras consequências que afetam a saúde do seu gato:

  • Mudanças de comportamento
  • Danos na retina
  • Acidentes domésticos

 

Como devemos brincar com o gato a caçar?

Sem dúvida o brinquedo mais recomendado para desenvolver o instinto de caça do seu gato é o uso de um varinha com plumas. Ao contrário de outros brinquedos como bolinhas, plumas ou ratos, o uso da varinha envolve você também, o que faz com que a vossa relação melhore e o jogo tenha muito mais durabilidade e seja mais entretido.

É uma forma fantástica de se exercitar, de se movimentar para que brinque e o mais importante: que possa conseguir a sua recompensa, o brinquedo.

Veja o nosso artigo com 10 brincadeiras para gatos!

O laser é bom para brincar com os gatos? - Como devemos brincar com o gato a caçar?

Diferentes brinquedos para gatos

Se você gosta de brincar com o seu gato não duvide em visitar o nosso artigo sobre brinquedos para gatos onde pode encontrar até 7 tipos diferentes que provavelmente o farão mais feliz que o jogo com um laser.

Entre os mais recomendados encontram-se as bolinhas, os kongs para gatos e outros brinquedos de inteligência. Este tipo de brinquedos estimulam a sua mente e fazem com que passe mais tempo entretido, algo que com um simples ratinho de brincar não conseguirá.

No entanto, lembre-se que cada gato é um mundo e que alguns adoram ter um brinquedo de pelúcia com o qual possam brincar e passar o seu tempo. Alguns gatos adoram uma simples caixa de papelão e passam horas brincando com ela. Você pode usar o papelão para fazer brinquedos bem legais a custo zero!

Gostou deste artigo? Talvez goste também dos seguintes artigos:

O laser é bom para brincar com os gatos? - Diferentes brinquedos para gatos

Se deseja ler mais artigos parecidos a O laser é bom para brincar com os gatos?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Jogos e diversão.

Escrever comentário sobre O laser é bom para brincar com os gatos?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

O laser é bom para brincar com os gatos?
1 de 4
O laser é bom para brincar com os gatos?

Voltar ao topo da página