Partilhar

O Labrador e a sua obsessão por comida

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 25 outubro 2016
O Labrador e a sua obsessão por comida

Ficha do animal: Labrador Retriever

A família humana senta-se à mesa para comer e, de repente o cachorro fica alerta, levanta-se e aproxima-se com uma grande curiosidade, senta-se ao seu lado e olha para você. E se você olhar de volta e observar a sua cara atenta, terna e o seu olhar hipnotizante, será praticamente impossível não lhe dar de comer.

Claro que estamos falando do Labrador, um cachorro com uma aparência bonita e um caráter irresistível para os amantes dos cães, uma vez que poucos cães são tão bondosos, dóceis, amigáveis, carinhosos e além disso muito bons para o trabalho. São muitas as caraterísticas que fazem do Labrador um dos cachorros mais populares, mas entre elas devemos destacar que o seu apetite é voraz e parece ser um cachorro praticamente insaciável.

Este é o tema específico que vamos abordar neste artigo do PeritoAnimal, o Labrador e a sua obsessão por comida.

Por que o Labrador tem um apetite insaciável?

A obesidade canina é uma doença muito perigosa para os nossos pets e, infelizmente ocorre com cada vez mais frequência, por este motivo foram realizados diversos estudos no âmbito veterinário que tentaram identificar as causas genéticas deste estado patológico.

Um estudo realizado na Universidade de Cambridge identificou uma variante do primeiro gene relacionado com o aparecimento de obesidade em cães, trata-se de um gene denominado POMC e que foi precisamente descoberto nos cães Labradores.

É precisamente a variedade ou mutação deste gene o que dá aos Labradores um apetite voraz e contínuo. Isto significa que temos que responder com comida a esta caraterística genética do Labrador? Não, isso é uma ideia prejudicial.

O Labrador e a sua obsessão por comida - Por que o Labrador tem um apetite insaciável?

Por que não deve ceder aos desejos do seu Labrador

Como referimos no início do artigo, resistir enquanto está comendo e o seu adorável Labrador olha para você com essa cara tão doce é difícil, muito difícil, mas se quer o melhor para o seu animal de estimação, não pode compartilhar a sua comida com ele cada vez que ele lhe pedir.

Deve saber que o Labrador é uma das raças mais propensas à obesidade, o que implica os seguintes riscos:

  • O que você pode considerar um mimo ou uma demonstração de afeto pelo seu cachorro é, na realidade um fator que contribui para o desenvolvimento de obesidade, uma vez que o Labrador é muito propenso a engordar.
  • A obesidade pode derivar em doenças do coração, problemas respiratórios e condições articulares, com a consequente diminuição da mobilidade e de qualidade de vida do cachorro.
  • Se ceder sempre aos pedidos por comida que o seu Labrador faz, estará a adquirir um hábito muito prejudicial, por isso é melhor prevenir este tipo de hábitos.
O Labrador e a sua obsessão por comida - Por que não deve ceder aos desejos do seu Labrador

Alimentação saudável e exercício para o Labrador

É recomendável alimentar o seu Labrador com ração cujo conteúdo em calorias seja reduzido em comparação com o alimento de referência. Talvez queira oferecer-lhe também comida caseira, mas fazê-lo enquanto estiver comendo não é uma boa opção, uma vez que isto implica adicionar calorias que o seu cão não precisa.

De qualquer forma, pode substituir uma refeição de ração por uma de comida caseira, mas o melhor é não misturar ambos os tipos de preparações, uma vez que o tempo de digestão varia de uma para a outra e isto pode originar problemas gástricos.

Apesar do Labrador ser um cachorro propenso à obesidade, conta com a vantagem de possuir uma estrutura física muito robusta e apta para a atividade física, por isso é importante exercitá-lo diariamente. Além disso, existem vários exercícios para Labradores, como nadar e brincar com a bola, que o ajudarão a manter a saúde do seu pet e a prevenir a obesidade.

O Labrador e a sua obsessão por comida - Alimentação saudável e exercício para o Labrador

Se deseja ler mais artigos parecidos a O Labrador e a sua obsessão por comida, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.

Escrever comentário sobre O Labrador e a sua obsessão por comida

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Meg
ela come: ração,biscoitinho,bifinho e palitinho

O Labrador e a sua obsessão por comida
1 de 4
O Labrador e a sua obsessão por comida

Voltar ao topo da página