O esquilo como pet

O esquilo como pet

O esquilo é uma espécie de roedor da família Sciuridae. Estes carismáticos mamíferos mede, geralmente, entre 20 e 40 centímetros e pesam entre 250 e 340 gramas. Habitam os bosques dos cinco continentes e a sua atividade principal durante o dia é a busca de frutos, sementes, cascas e até pequenos insetos.

A maioria de espécies de esquilos não hibernam como os outros roedores, pelo contrário, permanecem ativas em busca de recursos no solo e cavidades do ambiente natural. A falta de alimento prejudica gravemente a sua esperança de vida que, em estado selvagem é de 3 anos, longe dos 7 a 10 anos que pode chegar a viver em cativeiro. Continue lendo para conhecer melhor o esquilo como pet.

Características do esquilo

Em plena natureza, o esquilo trepa, cava e rói tudo o que encontra e consegue manipular. É um animal curioso e tremendamente ativo que necessita de estar livre por toda a sua casa duas vezes por dia, no mínimo. Exigente e selvagem, é ele mesmo a decidir quando entra novamente na gaiola.

Tenha em consideração que o esquilo é um animal selvagem que nunca vai ser feliz sem os seus exercícios diários. Inquieto e desperto, requer um tutor que o anime e que dedique tempo e atenção. Por isso, recomendamos que quem não tem a paciência e tempo necessários considere outro tipo de pet mais adequado às suas possibilidades.

Emitem ruídos e guinchos de todo o tipo durante o dia para comunicar o seu estado de espírito e são até bastante ruidosos quando correm pela casa e fazem exercício dentro da sua jaula. Até os esquilos mais mansos podem ter mau humor e chegar a morder se não forem cuidados de forma adequada ou se se aproxima o momento de hibernar. Por esse motivo, não recomendamos que vivam em uma casa com crianças muito pequenas ou com pessoas de idade avançada que não possam acompanhar o seu ritmo e rotinas necessárias.

Também deve considerar que não é um animal fácil de cuidar e que, durante as suas férias, deve ser deixado ao cuidado de alguém responsável que lhe ofereça a mesma atenção diária que você. É importante verificar que essa pessoa existe no seu ambiente para cuidar do esquilo em caso de emergência.

Onde e como adquirir um esquilo

Tenha em conta os seguintes conselhos antes de adotar o seu esquilo, pois serão muito úteis:

  • Não se recomenda, de todo, que compre um esquilo através da Internet. Os vendedores particulares ou criadores não credenciados podem vender esquilos com várias doenças como a raiva que pode ser contagiada a outros animais do lar.

  • Aprisionar um esquilo em estado selvagem também é um grande erro, pois pode morrer de estresse, morder ou contagiar doenças como foi explicado no ponto anterior.
  • É muito importante que o esquilo que vai ser o seu pet provenha de um criador que possua os requisitos e regulamentos do estado em ordem.
  • Nunca adote um esquilo com menos de dois meses, pois ele deve ficar com a sua mãe até essa idade. A partir desse momento já pode, pois é o momento ideal para que você o leve e o socialize corretamente com pessoas.

Cuidados do esquilo

O esquilo deve dispor de uma jaula que, quanto mais ampla e espaçosa for, melhor. O tamanho mínimo é de 80 x 100 centímetros. Pode incluir alguns ramos naturais no interior para que ele relaxe ali e arranhe a madeira. A gaiola não deve estar em zonas com correntes de ar ou luz direta, sendo preferível um sítio tranquilo e medianamente escuro.

Coloque um ninho dentro da jaula como uma caixa de cartão com algodões ou um pequeno saco de pano. Deve ser um local confortável onde ele possa se refugiar durante a noite. Assim que escurecer, o esquilo se retira para dormir no ninho. Não deve ser incomodado.

Não coloque a gaiola em um local muito distante. Os esquilos são animais sociáveis e curiosos e estar longe pode criar uma ansiedade severa ao animal.

Geralmente não produzem odor desagradável, embora tenham uma certa tendência para marcar o seu território com pequenas descargas de urina, assim como um cachorro. Desse modo, deve algum tapete ou móvel podem ser afetados, assim como plantas que podem aparecer fora do vaso ou mordiscadas. Tenha especial atenção a produtos tóxicos.

Nos momentos em que deixar o esquilo correr pela sua casa, vigie as suas ações atentamente: pode roer cabos de luz ou de aparelhos eletrônicos, jogar coisas ao chão ou comer algo que não devem.

Os esquilos com poucos meses de idade não regulam a sua temperatura corporal adequadamente sem a sua mãe. Coloque uma almofada de aquecimento que não ultrapasse os 37 º C sob o seu ninho.

A alimentação do esquilo

Deve colocar, na gaiola, um bebedouro para coelhos ou cobaias. Caso o esquilo não compreenda como funciona e não beba dessa forma, deixe uma pequena tigela ou pratinho com água. No entanto, não remova o bebedouro para que ele aprenda a beber.

Alimentação de esquilos bebés: Deve providenciar substitutos lácteos usando uma seringa. Pergunte ao especialista quais são as doses adequadas em função da idade, ele vai indicar as orientações e a frequência com que deve alimentar o animal, podendo variar entre 5 e 2 vezes por dia. É muito importante que seja o especialista quem ajuda com estes passos, ele conhece o seu esquilo melhor do que ninguém.

Alimentação de esquilos adultos: Nas lojas de animais comuns já é possível encontrar comida para esquilos. Também pode alimentá-lo com comida para cobaia. Qualquer tipo que o especialista onde adquiriu o esquilo recomende é adequado. Não esqueça que uma mudança de alimentação pode estressar o seu novo esquilo. Também deve ser alimentado com uma grande variedade de frutas, verduras, nozes, cogumelos, ovo e até insetos como grilos, por exemplo.

Doenças dos esquilos

De seguida, mostramos uma lista de doenças mais comuns nos esquilos. Se acredita que o seu esquilo pode sofrer de alguma delas, leve-o ao veterinário de imediato:

  • Abcesso ou acumulação de pus: É frequente caso ele brigue para disputar o seu estatuto com outro esquilo. Pode ser você mesmo a limpar.
  • Feridas: Embora não costumem sangrar, é importante tratar o seu esquilo com antibióticos caso seja necessário.
  • Parasitas: Sarna ou pulgas são comuns.
  • Nódulos de pele: Pode ser Cuterebra (larva) ou uma infeção viral.
  • Enfisema: Ânsia constante e aparecimento de sangue ao redor das suas narinas. É grave, consulte o veterinário de imediato.
  • Pneumonia: Devido a situações de estresse com ambiente úmido e más condições de higiene. São também muito sensíveis a vírus humanos.
  • Cataratas: Possível aparecimento de esquilos com idade avançada.
  • Enterite: De origem bacteriana, esta doença intestinal é muito comum. O problema piora quando envolve Salmonela.
  • Meningite: É essencial ir ao veterinário assim que detetar esse problema, pois ele pode provocar episódios de paralisia.
  • Fraturas: Embora costumem cair de pé, caso sofram uma fratura é essencial agir rapidamente pois estressam com facilidade.
  • Maloclusão: É o crescimento excessivo dos dentes. Requer uma pequena intervenção.

Não esqueça que...

O esquilo é um animal selvagem, inquieto e ativo. Embora seja possível providenciar cuidados excelentes e um espaço amplo, o seu pet pode pode não ser feliz dessa forma e sofrer consequências severas relacionadas com o estresse.

Além disso, assim que adotar um esquilo e ele fique completamente habituado ao contato com o ser humano, não poderá abandoná-lo pois ele não vai saber sobreviver nem se relacionar com os da sua espécie.

Descubra outros animais que pode adotar e que se sentirão mais cômodos no contato com o ser humano:

  • A ratazana como animal de estimação
  • O porco como animal de estimação
  • O furão como animal de estimação

Se deseja ler mais artigos parecidos a O esquilo como pet, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.