Um cão se comporta conforme sua genética somada ao ambiente onde vive, além de suas primeiras experiências como filhote. Muito do seu comportamento, nem sempre compreendido pelo tutor, é herança de seus ancestrais, sendo de grande utilidade o seu estudo para garantir boa qualidade de vida aos peludinhos. O comportamento dos cães foi muito modificado pela seleção artificial realizada pelo homem, mas ainda guarda muita semelhança com os lobos. Não podemos dizer que o cachorro é oriundo dos lobos atuais, mas certamente eles possuem um ancestral em comum. Comportamentos como formar famílias, cuidar dos filhotes e até mesmo ficar rodando na caminha antes de deitar são heranças de seus ancestrais.
Com a grande proximidade existente hoje em dia entre cães e pessoas, é comum o cão perceber quando as pessoas estão irritadas, nervosas, tranquilas, tristes, com dor e várias outras situações. No entanto, não podemos afirmar com certeza que os cachorros sabem ou não quando vão morrer, mas vários deles procuram seus tutores para se aconchegar quando sentem que algo diferente está acontecendo.
Ficar escondido quando muito doente também é um comportamento comum nos cães. Esse é um assunto delicado, que faz os amantes de animais sofrerem só de imaginar o momento da perda de seu amigo, já considerado um membro da família. O PeritoAnimal vai te ajudar a compreender melhor esse momento tão dolorido para pets e tutores, que é a partida dos nossos amigos peludos, analisando se o cachorro se despede antes de morrer. Boa leitura!
Como saber se o cachorro está se despedindo?
A perda de um pet nunca é uma situação fácil, principalmente para aqueles considerados membros da família. Não podemos afirmar que o cachorro sabe que sua hora de partir está chegando, mas alguns animais ficam mais apegados aos seus tutores, querendo ficar perto deles. Esse comportamento pode acontecer por estarem sentindo dor ou mesmo por entenderem que estão doentes, pedindo proteção a sua pessoa de confiança.
Algumas vezes, o cachorro percebe que o seu tutor está passando por momentos de emoções intensas, ficando mais perto para dar um apoio emocional. No entanto, ele não sabe que a tristeza do seu tutor, por exemplo, é causada por sua doença ou pelo fato de sua vida estar chegando ao final. Ele simplesmente percebe que seu amigo precisa dele por perto. Geralmente as pessoas costumam analisar o comportamento dos animais como se fossem humanos e tivessem a nossa capacidade de raciocínio, mas devemos sempre lembrar que eles possuem uma forma simples de pensar, pois são guiados mais pelo instinto do que pela razão.
O que acontece com o cachorro antes de morrer?
O que vai acontecer com o cachorro antes de morrer dependerá do seu estado geral, se padece de alguma doença ou se apenas está muito velhinho e seus órgãos não conseguem mais trabalhar a ponto de mantê-lo vivo. No caso da eutanásia, um anestésico geral é aplicado no cachorro, para que ele durma e não sinta qualquer dor, e posteriormente uma medicação para que seu coração pare de bater é lentamente aplicada.
Como ele estará anestesiado, dormindo, não sentirá qualquer desconforto. O ideal é que o tutor acompanhe o animal durante o procedimento, para que ele não se sinta inseguro e com medo diante de pessoas estranhas. O conforto dado pela proximidade com o tutor é muito importante nesses casos. Claro que nem todos conseguem participar desse momento tão difícil que é a perda de um amigo, mas você pode pedir a algum amigo de quem o seu pet também goste muito para ficar com ele.
O cachorro se afasta antes de morrer?
Alguns animais costumam se afastar ou se esconder quando estão muito doentes ou com dor. As pessoas costumam humanizar algumas atitudes dos animais, projetando neles sentimentos que são inerentes à nossa espécie. Neste caso, especula-se que o cachorro esteja se escondendo porque não quer dar trabalho ou preocupação ao seu tutor.
No entanto, não existe nada comprovado de que os animais se escondam quando muito enfermos para não preocupar as pessoas, e sim que isso nada mais seja que um comportamento de proteção, pois ele estará mais vulnerável a predadores quando doente, com poucas possibilidades de se defender. Esse mesmo comportamento ocorre com as fêmeas prenhas quando vão parir seus filhotes, procurando lugares com pouca luz e onde as pessoas não possam acessar, garantindo a segurança dos seus pequenos.
Se pretende ler mais artigos parecidos a O cachorro se despede antes de morrer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Curiosidades do mundo animal.
- Ramos, D. Comportamento Canino, Conceitos e Prática, CEVA. Disponível em https://wp.ufpel.edu.br/direitosdosanimais/files/2020/10/apostila_caes_digital_ceva.pdf. Acesso em 15 de setembro de 2025.
 - Galdioli, L. et al. Guia introdutório de bem-estar e comportamento de cães e gatos para gestores e funcionários de abrigos. Medicina Veterinária do Coletivo – UFPR, 2021. Disponível em https://www.premierpet.com.br/wp-content/uploads/2023/02/GUIA-INTRODUTORIO-DE-BEM-ESTAR-E-COMPORTAMENTO-DE-CAES-E-GATOS-PARA-GESTORES-E-FUNCIONARIOS-DE-ABRIGOS-DIGITAL.pdf. Acesso em 15 de setembro de 2025.
 - Bataglia, L. Os animais sentem que vão morrer: mito ou verdade? Appegadablog, 2024. Disponível em https://blog.appegada.com/blog/129/os-animais-sentem-que-vao-morrer—mito-ou-verdade. Acesso em 15 de setembro de 2025.