Partilhar

Nariz seco no cachorro, é ruim?

 
Nelson Ferreira - Redator do Perito Animal
Nariz seco no cachorro, é ruim?

Ver fichas de  Cachorros

Existem alguns aspetos dos nossos cachorros que ainda não conhecemos, alguns, inclusivamente nos preocupam, como é o caso do nariz seco. É muito habitual fazer a pergunta se o nariz seco no cachorro é ruim, visto que a concepção popular diz que o cachorro deve ter sempre o nariz um pouco úmido e que um nariz seco e quente significa um nariz doente.

A realidade é que na maioria dos casos as razões de um nariz seco não têm nada que ver com a saúde do seu cachorro. A maioria das vezes não terá por que se preocupar demasiado. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal onde lhe respondemos se o nariz seco no cachorro é ruim.

Também lhe pode interessar: Por que o meu cachorro tem o nariz seco?

Por que o meu cachorro tem o nariz seco?

O nariz de um cachorro totalmente saudável pode variar durante o dia, entre úmido e sexo, várias vezes. Existem poucos momentos em que se deve preocupar se o seu cachorro tem o nariz seco, como por exemplo, nariz seco crónico acompanhado de rachaduras, crostas e feridas, mas a maioria das vezes não representa um problema. Em seguida, explicamos-lhe por que os cachorros podem ter o nariz seco:

  • Se o nariz do seu cachorro seca durante o sono, isso é totalmente normal. Quando ele faz os seus cochilos deixa de lamber o seu nariz, e isso faz com que a umidade nasal deixe de existir. Para ficar mais tranquilo, observe o nariz 10 minutos depois de ele acordar. Verá como volta ao seu estado normal.
  • Existem cachorros que são alérgicos ao plástico, ou a outros materiais e inclusivamente a determinados alimentos. Talvez o seu cachorro seja um deles e o seu nariz se irrite e resseque quando brinca com os seus brinquedos, come a ração no seu prato ou bebe de uma fonte de água. A alergia a algum material ou alimento pode expressar-se através de reações alérgicas, neste caso através do nariz ressequido. Consulte o seu veterinário se observar o seu nariz seco diariamente.
  • Os cachorros com narizes rosados ou mais pálidos são mais susceptíveis às queimaduras solares. Se o seu cachorro gota de tomar sol, é possível que o seu nariz seque ao ponto de se queimar. Tenha atenção com isto, porque se for muito frequente pode derivar em condições de pele e até câncer. Deve estar atento aos sinais da pele: nariz vermelhos ou em processo de descamação. Neste casos lembre-se de aplicar cremes solares recomendados pelo veterinário.

Outros problemas associados ao nariz seco

  • Se o seu cachorro está demasiado próximo de uma fonte de calor ou vive em um cômodo com má circulação de ar, é normal que se seque o nariz. Isto acontece muitas vezes durante a época de inverno, quando os cachorros adoram permanecer perto do aquecimento ou de lugares onde se conserva a temperatura. O ar quente pode, não só, secar o nariz do seu cachorro como também provocar rachaduras. Pode aplicar um pouco de vaselina, manteiga de karité, óleo de coco ou azeite para ajudar a umedecer.
  • O seu cachorro não bebe água suficiente. Como as pessoas, quando um animal não tem líquidos suficientes no organismo este desidrata-se, começando pela região nasal e passando para os rins e outros sistemas do corpo. O problema é que se não se hidrata pode entrar em estado de choque. É muito importante que o seu cachorro beba água. Tenha uma fonte de água fresca e limpa disponível para o seu cachorro a todo o momento.
  • Existem alguns problemas de saúde que podem fazer com que o nariz do seu cachorro se resseque, como é o caso de uma descida suas defesas. Também pode acontecer em cães que sofram parvovirose ou cinomose.

Em qualquer caso, lembre-se que o nariz seco nem sempre é um sinal de doença, no entanto, se acontece de forma frequente e observar outros sinais que acompanham nariz seco (como a descamação ou as feridas) vá ao veterinário imediatamente.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Nariz seco no cachorro, é ruim?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados extra.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Nariz seco no cachorro, é ruim?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Nariz seco no cachorro, é ruim?
1 de 3
Nariz seco no cachorro, é ruim?