Meu gato só quer comer ração de cachorro: por que e o que fazer?

Meu gato só quer comer ração de cachorro: por que e o que fazer?

Há muitos anos, o gato era tratado como um pequeno cachorro, sem que as peculiaridades da espécie fossem consideradas. Era muito comum ver gatos sendo alimentados com ração para cães, pois pouco se sabia sobre as necessidades nutricionais dos bichanos. No entanto, estudiosos começaram a perceber que os animais de companhia possuem não somente diferenças nutricionais, mas também anatômicas e fisiológicas. E isso porque o gato, ao longo de sua evolução, manteve-se estritamente carnívoro, enquanto os cães migraram para uma dieta mais onívora, por influência dos humanos.

Os alimentos industrializados para cães e gatos, ou seja, as rações, são elaborados levando em consideração as diferenças entre essas duas espécies. Gatos possuem altas necessidades de proteína na dieta, assim a suplementação de aminoácidos como a taurina e a arginina, além da incapacidade da espécie em converter beta-caroteno para vitamina A ativa e inabilidade na conversão do aminoácido triptofano em niacina. De forma prática, os tutores só precisam saber se os gatos podem ou não comer ração de cachorro, e é sobre isso que vamos falar neste artigo. Deacubra o que fazer quando Meu gato só quer comer ração de cachorro.

O que acontece se meu gato comer ração de cachorro?

Os alimentos são necessários para que os seres vivos sejam nutridos e mantenham-se saudáveis, podendo ser sólidos ou líquidos. Os nutrientes, presentes nos alimentos, podem ser divididos em carboidratos, ácidos graxos, proteínas, minerais e vitaminas.

Os gatos necessitam de uma quantidade maior de proteína do que os cães, sendo fundamental que componham a sua dieta dois aminoácidos chamados de essenciais para os gatos: a arginina e a taurina. Mas o que acontece se o gato comer ração de cachorro? A ração de cachorro não possui quantidades adequadas de arginina e taurina para o gato, resultando em vários problemas de saúde a médio e longo prazo.

No caso da taurina, ela é um aminoácido encontrado livre nos tecidos, tais como a retina e o músculo cardíaco (miorcárdio). Sua função está relacionada com a conjugação de ácidos biliares, funcionamento da retina e do miocárdio e no rendimento reprodutivo normal das gatas. Ou seja, um gato que come ração de cachorro ficará com deficiência de taurina, podendo ter problemas hepáticos, cegueira por degeneração da retina, problemas no coração (miocardiopatia dilatada) e dificuldades para reproduzir.

Quanto à arginina, sua deficiência causa grave transtorno nos gatos, como o excesso de amônia no corpo, acontecendo devido à impossibilidade de metabolizar compostos de nitrogênio. O gato não consegue sintetizar o aminoácido ornitina, que é um precursor da arginina, resultando em letargia, vômitos, incoordenação motora e sinais de intoxicação por amônia. Por isso, a dieta do gato deve possuir, além da taurina, a arginina, em quantidades suficientes para manter sua nutrição adequada.

O que fazer para evitar que o gato coma ração de cachorro?

A melhor maneira de evitar que o gato coma a ração do cachorro é separando os dois no momento da refeição. Caso eles não comam quando oferecido, retire os pratos e guarde a ração do cachorro para outro momento.

A vasilha com ração de gato pode ficar em um local mais alto, longe do alcance do cachorro. Outra opção seria alimentá-los em locais diferentes, deixando o bichano preso até que o amigo peludo coma toda sua ração.

O mais comum é que os cachorros tentem comer a ração do gato, pois ela é mais saborosa e contém mais proteínas. Mas pode acontecer de gatos preferirem a ração do cachorro.

Como acostumar o gato a comer a própria ração?

Caso o seu gato não esteja aceitando a ração dele, pode ser que ele não tenha gostado muito do sabor. Os gatos são bem exigentes no quesito alimentação e qualquer alteração em sua rotina pode causar vários problemas à saúde do bichano.

Se você comprou uma ração de qualidade e mesmo assim ele não quer comer, coloque um pouco de sachê e misture bem. Eles adoram comidas úmidas porque se assemelham mais à alimentação natural deles. E não se preocupe com a quantidade de nutrientes do alimento úmido para gatos, pois eles possuem a mesma composição da ração seca, apenas com uma quantidade maior de água, o que é muito benéfico para os gatos.

Caso seja necessário trocar a ração, faça a troca de forma gradual, para evitar diarreias. Você pode iniciar a troca com cerca de 80% da ração antiga e 20% da ração nova, tendo o cuidado para que ele não selecione apenas os grãos do novo alimento. Aumente a quantidade da ração nova e diminua a da ração antiga gradativamente, de modo que esta troca dure de sete a dez dias. Dessa forma, você garante que seu amigo bigodudo não terá problemas intestinais.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Meu gato só quer comer ração de cachorro: por que e o que fazer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Dietas equilibradas.

Bibliografia
  • Fernandes, R. A. Diferenças nutricionais entre cães e gatos adultos. Centro Universitário FMU, 2009. Disponível em https://arquivo.fmu.br/prodisc/medvet/raf.pdf. Acesso em 12 de setembro de 2025.
  • Kearley, M. Taurine Deficiency in Cats. PetMD, 2023. Disponível em https://www.petmd.com/cat/conditions/cardiovascular/taurine-deficiency-cats. Acesso em 12 de setembro de 2025.