Meu gato ronca, é normal?

Meu gato ronca, é normal?

Os gatos e os seres humanos são mais parecidos do que você pensa. Seguramente você já ouviu (ou até sofreu com) alguém roncando enquanto dorme, mas sabia que os gatos também podem roncar? É verdade!

O ronco é produzido nas vias respiratórias durante a etapa de sono profundo, sendo provocado por uma vibração que envolve os órgãos desde o nariz até à garganta. Quando o seu gato ronca desde filhote, é provável que isso não tenha qualquer significado e seja apenas o seu jeito de dormir. Contudo, se o gato ronca de repente, isso indica algum dos problemas que você pode conferir em seguida - sinais que você NÃO deve ignorar. Confira a resposta à questão "Meu gato ronca, é normal?" nesse artigo do PeritoAnimal!

Habitual em gatos obesos

Um gato gordinho e rechonchudo pode parecer adorável mas, a longo prazo, a obesidade pode fazer com que desenvolva múltiplos problemas de saúde, uma vez que ele fica exposto a doenças que colocam a sua qualidade de vida em risco, podendo até provocar a sua morte.

Entre os problemas comuns nos gatos obesos, está o fato de muitos deles roncarem enquanto dormem. O motivo? Esse mesmo excesso de peso, uma vez que a gordura que envolve os seus órgãos vitais impede que o ar passe corretamente pelas vias respiratórias, fazendo o gato roncar.

Conselhos para um gato com excesso de peso

Qualquer felino com excesso de peso necessita de acompanhamento veterinário, uma vez que será necessário administrar uma dieta para gatos obesos que permita alcançar o peso ideal do animal. Além disso, combinar essa dieta com exercício para gatos obesos ajuda a melhorar a sua condição.

Comum em raças de gatos braquicéfalas

As raças braquicéfalas são as que incluem uma cabeça um piuco maior do que outras raças da mesma espécie. No caso dos gatos, os persas e os himalaios são um exemplo de braquicéfalos. Estes felinos também possuem um nariz achatado que vem acompanhado de um paladar muito mais potente que o resto dos gatos.

Tudo isto, em princípio, não constitui nenhum inconveniente para a saúde do gato. Por isso, se você tem um destes em casa, é completamente normal que ele ronque.

As doenças respiratórias mais comuns

Se o seu gato nunca roncou e de repente você nota que ele está roncando, podendo até estar aumentando a intensidade, é possível que ele tenha alguma patologia que está comprometendo o sistema respiratório dele. As causas mais habituais são:

  • Asma: alguns gatos são propensos a desenvolver asma. Esta é uma patologia perigosa, uma vez que pode produzir um ataque que deixe o seu gato sem ar, provocando a morte dele.
  • Bronquite e pneumonia: podem ser confundidas com gripe ou tosse, mas pioram com o passar dos sias, devendo ser tratadas de imediato.
  • Tosse felina: a tosse é muito perigosa para os gatos, chegando a evoluir para uma infecção que afeta gravemente o sistema respiratório.

Além destes exemplos, existem outras infecções virais ou de origem fúngica que podem afetar a respiração do seu gato e fazer ele roncar, por isso você deve estar atento caso este fenômeno surja de um momento para o outro.

O gato sofre de alergias

Assim como acontece com as pessoas, alguns gatos são sensíveis a certas substâncias que se encontram no ambiente, como o pólen das flores que se espalha com a chegada da estação. Este tipo de alergia é chamada de alergia sazonal.

Do mesmo modo, é possível que a alergia seja provocada por algum produto de limpeza que seja utilizado em casa, ou mesmo pela presença de pó ou areia. Em qualquer um dos casos, apenas o veterinário poderá determinar a origem do roncar e receitar um tratamento adequado.

A presença de um tumor

Os tumores nasais, também chamados de pólipos paranasais, obstruem as vias respiratórias provocando a vibração responsável pelo roncar do gato. Se isto acontecer com o seu pet, leve-o ao veterinário de imediato para que ele determine se é necessário remover o tumor.

O seu gato sempre roncou!

Alguns gatos simplesmente roncam quando dormem e isso não implica qualquer problema na sua respiração. Se o seu gatinho sempre roncou e não apresenta qualquer outro sintoma que indique que algo está mal, você não tem que se preocupar com nada. Nesse caso, ao fazer a pergunta "Meu gato ronca, é normal?", a resposta será: sim, é muito normal!

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu gato ronca, é normal?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.