Meu gato não se limpa - Causas e o que fazer

Meu gato não se limpa - Causas e o que fazer

Todos sabemos que os gatos passam boa parte do seu dia se lambendo por questões de higiene, é o famoso banho de gato. Estima-se que eles passem cerca de 30% se lavando. Os felinos aprendem este comportamento desde muito pequenos, estando com a mãe e não vão parar de fazê-lo durante toda a sua vida. No entanto, existem gatos que não se lavam, seja porque não aprenderam ou têm um comportamento inato ou porque sofrem de doenças ou distúrbios que provocam a ausência da limpeza.

Neste artigo do PeritoAnimal, abordaremos as causas que podem explicar por que um gato não se lava e o que fazer em cada caso.

Por que os gatos se lambem?

O ato de se lamber nos gatos não é por puro hobby nem tédio, mas responde aos instintos de sobrevivência. É um costume que aprendem desde o tempo que estão com sua mãe, quando ela os lambe e eles veem como se faz.

Os gatos se lavam, além de manter a higiene e o bom estado do seu pelo, pelos seguintes motivos:

1. Termorregulação

Os gatos suam por suas almofadas, não por sua superfície corporal, pois carecem de glândulas sudoríparas nesses locais. Por este motivo, a lambida refresca os gatos quando as temperaturas são altas, mantendo sua temperatura corporal e prevenindo insolação.

2. Proteção contra agentes externos

A língua dos gatos tem pequenos espinhos ou espículas que são muito úteis para prender os restos de sujeira, parasitas e germes que podem causar danos ou doenças.

Executando esse comportamento todos os dias, previnem uma série de condições dermatológicas e sistêmicas, ao mesmo tempo que estimulam o fluxo sanguíneo e, com ele, a força e o brilho da sua pelagem. No entanto, com isso também prendem muito pelo solto que, se for abundante ou apresentar doenças que predispõem o acúmulo de pelo no aparelho digestivo, podem formar bolas de pelo que em alguns casos acabam em obstruções que requerem cirurgia para sua extração.

3. Mantém um odor corporal neutro

Quando os gatos se lavam, além de retirar os restos antes mencionados, eliminam odores mais pessoais, intensos ou diferentes que podem ser detectados por possíveis predadores. Isso é carregado nos genes ao descenderem do gato selvagem do deserto, que vivia em completa liberdade, era predador e presa de outros animais.

4. Tranquilidade

Quando os gatos começam a se limpar em algum lugar, isso indica que eles se sentem confortáveis e em paz, de modo que realizam esse comportamento para relaxar. É um sinal claro de que fazem por tranquilidade, mas também para indicar que outro animal ou pessoa que "ignorando" ou que "se rende".

5. Afeto

Se dois gatos se dão bem, não é incomum vê-los se lambendo. É um sinal de amor e carinho que realizam entre indivíduos bem vindos da espécie para reforçar vínculos e para demonstrar o afeto. Eles também podem fazer o mesmo com humanos.

Por que meu gato não se limpa?

Os motivos anteriormente mencionados são os que nos levam a entender o comportamento de um gato se lambendo. No entanto, o problema que nos preocupa aqui é justamente o oposto: por que um gato não se limpa ou para de fazer isso? Quando um gatinho de poucos meses, já separado da mãe e que adotamos recentemente, nunca se limpa é algo estranho e desconcertante para essa espécie. Nestes casos, você pode pensar que ele não aprendeu o comportamento com sua mãe pelos seguintes motivos:

  • Morte da mãe: se a mãe morre durante o parto ou após alguns dias, os gatos serão criados sem uma figura que lhes ensine este e outros comportamentos próprios da espécie.
  • Rejeição pela mãe: se a mãe está viva, mas os rejeita, também terão que ser alimentados com mamadeira e não aprenderão o comportamento.
  • Separação precoce da mãe: se forem separados alguns dias ou semanas após o nascimento, não terão tempo de aprender o comportamento. Neste outro artigo, falaremos de quando os gatinhos podem ser separados de sua mãe.
  • Mãe que não se lambe: às vezes, a gata pode ter filhotes justamente em uma época em que está desenvolvendo alguma doença que a faz não querer se lamber. Portanto, os gatinhos, que não verão o exemplo dela, não aprenderão a se lamber para se limpar.

Por que meu gato adulto não se lambe?

Quando um cuidador percebe o desaparecimento do comportamento de se lamber no gato, quando sempre o fez e se pergunta: "por que meu gato não se limpa?". A resposta pode ser explicada pelas seguintes doenças ou problemas que causam a interrupção da auto-higiene nos adultos:

  • Problemas dentais: fraturas ou infecções dos dentes causam dor e rejeição da lavagem nos gatos.
  • Problemas bucais: doenças que causam infecção ou inflamação na boca, como a gengivite ou a gengivoestomatite crônica felina, causam dor e fazem com que os gatos parem de se lamber para evitá-la. Além da cessarem as lambidas, também param de comer comida sólida pelo mesmo motivo.
  • Obesidade: quando um gato tem uma elevada condição corporal, o movimento é limitado e não consegue se lamber como faria com uma condição corporal ideal.
  • Artrose: o processo degenerativo das articulações, típico da idade, causa desconforto e dor que podem dificultar ou impedir a ação de se lamber normal do gato.
  • Lombalgia: a dor lombar também pode fazer com que o gato não queira se lamber para evitar as pontadas dolorosas.
  • Fraturas: as fraturas ósseas, sejam mandibulares, torácicas, pélvicas ou vértebras, evitam se lamber pela redução do movimento e dor associada.
  • Demência senil: com a idade, os gatos podem desenvolver demência e esquecer comportamentos como se lamber.

Meu gato não limpa o ânus

Se um gato não limpa o ânus, mas segue limpando o restante do corpo, isso pode indicar que apresenta algum problema no local que causa dor ao toque, como glândulas cheias, tumor perianal, hérnias, feridas ou fístulas. Tanto nesses casos como nos anteriores, é preciso ir à clínica veterinária.

O que fazer se meu gato não se lambe

Quando o gato não se limpa por não ter aprendido com a mãe, independentemente da causa, podemos tentar ensinar esse comportamento nós mesmos. Portanto, se você está se perguntando como ensinar um gato a se limpar, tente fazer o seguinte:

  • Passe panos úmidos por algumas áreas de sua pelagem, assim o gato notará que algo está acontecendo e tentará tirar a umidade, podendo tomar esse comportamento como costume para o futuro.
  • Aplique malte em alguma parte das patas ou outra área de fácil limpeza para que veja no que consiste se lamber. Conheça todos os benefícios do malte para gatos neste outro artigo.

Os gatos são muito limpos, de modo que quando percebem como a área lambida fica limpa, muitos começam a se limpar.

Agora, se seu gato não se lava devido a uma doença, deve-se ir ao veterinário para ser diagnosticado e tratado o mais rápido possível, a fim de recuperar a qualidade de vida do animal e conseguir que possa retomar esse comportamento tão necessário para ele.

E se você quiser entender ainda mais sobre os motivos que levam um gato a não se limpar, não perca o seguinte vídeo do nosso canal no YouTube:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu gato não se limpa - Causas e o que fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado da pele.