Meu gato não quer comer ração: causas e soluções

Meu gato não quer comer ração: causas e soluções

Às vezes, os gatos simplesmente não querem comer a ração e, nesse momento você se pergunta, o que fazer quando meu gato não quer comer ração? Não se preocupe muito, esses geralmente são episódios transitórios que costumam ter uma solução simples. Observe atentamente o comportamento do seu gato e aplique os conselhos que ofereceremos em seguida. Se, apesar de tudo, o seu gato continuar relutante em comer ração, será hora de ir ao veterinário para que ele te ajude a resolver o problema. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal, no qual vamos propor diversas soluções para quando você se perguntar, meu gato não quer comer ração, o que fazer?

Troquei a ração do meu gato e ele não quer comer

Às vezes a razão pela qual seu gato não quer comer a ração é bastante simples, porque ele não gosta. Isso acontece com frequência quando há uma mudança de marca ou tipo da ração, e a nova não é atraente para o gato.

No entanto, também pode ser que essa mudança tenha sido forçada por razões de saúde do gato. Por exemplo, quando o filhote atinge a idade adulta e precisa mudar de dieta ou após a esterilização, quando o gato deve consumir um alimento adequado para o seu novo estado.

Troquei a ração do meu gato e ele não quer comer: o que fazer?

Uma solução simples é "perfumar a ração" com um aroma irresistível para o paladar do gato. Os produtos ideais para elaborar a essência aromática são fatias de presunto ou frango. Para preparar o aroma você pode bater uma fatia de presunto ou um pedaço de frango assado ou frito, misturando com um pouco de água e algumas gotas de óleo de girassol. A emulsão resultante deve ser despejada sobre a ração, que deve ser misturada completamente, de modo que fique bem impregnada. Normalmente, esse truque funciona bem, e pouco a pouco você pode diminuir a quantidade de aroma de frango ou presunto, até que o gato se adapte à nova ração.

Se você acabou de trocar a ração do seu gato e não sabe o que fazer para que ele se adapte bem, confira nosso artigo sobre como mudar a ração do gato - passo a passo.

Meu gato não quer comer ração seca

Outra coisa que acontece frequentemente é quando, de repente, o gato para de comer sua ração habitual. Neste caso, você deve dar ao seu animal de estimação malte para gatos, já que é bem possível que o ele esteja sofrendo com tricobezoares. Os tricobezoares são as bolas de pelo que se formam no estômago e intestino do gato quando ele lambe o pelo para se limpar. É um problema comum que se resolve quando o gato vomita o pelo ou o defeca. No entanto, pode se tornar um problema muito grave se não for solucionado com prontidão, podendo até mesmo colocar a vida do gato em perigo. O malte para gatos e a parafina farmacêutica facilitam a expulsão dos tricobezoares.

Além disso, quando são feitos aromas para a ração, você pode substituir o óleo de girassol pelo óleo de parafina farmacêutico. Este óleo dietético (bastante caro), não é absorvido no trato intestinal do felino, então a quantidade total que entra, sai lubrificando e facilitando muito o desentupimento intestinal. Se você optar por uma opção caseira, pode utilizar azeite de oliva para gatos, além dos inúmeros benefícios, também ajuda com as bolas de pelo.

Meu gato não quer comer ração: causas

Algumas causas de um gato sem apetite, são:

Meu gato não quer comer ração: fatores ambientais

O calor do verão, a sede, o cio e o estresse podem diminuir consideravelmente o apetite do gato. Fique de olho para que seu gato jamais fique desidratado, já que isso pode causar ainda mais problemas para a saúde do seu felino. Se você quiser saber como manter seu gato hidratado, confira esse artigo do PeritoAnimal.

Meu gato não quer comer ração: uma mudança significativa

Um acontecimento relevante pode subitamente desanimar seu gato. Nascimentos, mortes ou a chegada de um novo animal de estimação em casa podem fazer com que o gato fique estressado e pare de comer. Se isso acontecer, o mais comum é que ele volte ao normal em poucos dias.

Outro fator que você deve observar, se tiver mais de um animal de estimação, é que o gato comerá parte ou toda a ração alheia. Entre os animais de estimação, é uma prática muito comum para demonstrar hierarquia, comendo a ração do outro e impedindo que o alimento seja consumido.

Meu gato não quer comer e nem beber água

Se seu gato não quer comer nem beber água, é necessário levá-lo ao veterinário o mais rápido possível. A causa mais comum desse comportamento costuma ser o envenenamento do animal. Pode ser acidental, como por exemplo, se o gato tiver comido uma planta tóxica, como também pode ter sido envenenado por terceiros. Neste caso, o gato sente tanta dor ao ingerir qualquer coisa, que ele prefere não comer nem beber água.

Meu gato não quer comer e nem beber água, o que pode ser?

A raiva em gatos produz hidrofobia nos animais que sofrem essa doença mortal. A hidrofobia, como o nome sugere, significa fobia da água. Então, se você notar que seu gato evita a comida líquida ou água, pode ser um sinal de contágio desta doença.

Uma mordida de um rato, esquilo ou qualquer outro animal infectado pode passar a raiva para o seu gato, se ele não for vacinado. Tenha em conta que, se o gato parar de beber, ele automaticamente interrompe a ingestão de alimentos que aumentam a sede. Pode ser também sinal de alguma outra doença além da raiva, mas ainda assim, estes sintomas sugerem um problema sério, por isso, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário o mais rápido possível.

Meu gato não quer comer comida úmida

Existem gatos que preferem comer ração úmida, embora esse tipo de alimento deva ser dado apenas de forma circunstancial, pois causa tártaro e fezes insalubres. Às vezes o pote de ração não está bem limpo e a ração estraga. Também pode acontecer que você tenha deixado a lata de ração fresca aberta e fora da geladeira, o que pode causar fermentação ou insetos no resto da ração, nesses casos,o gato vai rejeitar essa ração.

Uma maneira rápida de descobrir se o quadro de um gato sem apetite é leve ou grave, é oferecer uma fatia de presunto a ele. Se o gato rejeitar, é bem provável que seja necessário levá-lo ao veterinário.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu gato não quer comer ração: causas e soluções, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.