Meu gato não bebe água: causas e soluções

Meu gato não bebe água: causas e soluções

A água é um líquido essencial para o bom funcionamento do organismo de qualquer animal. No caso dos gatos, se não bebem água em quantidade necessária, podem ter problemas nos rins. Se seu gato não bebe água, não é porque ele não gosta, pelo contrário! Os gatos adoram e precisam beber água, principalmente água fresca, então não se preocupe neste sentido.

Mencionamos anteriormente a água fresca porque muitos gatos acham desagradável beber água parada ou estagnada (água que passou muito tempo no recipiente). Não é que seu gato esteja rejeitando a água, o que ele pode estar evitando é a forma em que ela se apresenta. Você certamente já o encontrou bebendo água do vaso sanitário ou da banheira e acabou por repreendê-lo. Bem, agora você já sabe: ele estava apenas seguindo seu instinto e você não deve ignorar isso.

Se seu gato não bebe água, é possível que seja hora de fazer algumas mudanças. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal pois te daremos alguns conselhos para ajudar seu felino a se interessar novamente por este líquido vital!

Mais é melhor (e tudo bem limpinho)

Você quer saber por que o gato não bebe água do pote? O olfato dos gatos é muito sensível e desenvolvido. Além de serem muito limpos com o próprio corpo, os gatos também gostam que seu espaço se apresente do mesmo jeito. Mantenha o recipiente de água dele limpo e afastado da comida para que não absorva nenhuma odor que possa torná-la desagradável com o tempo.

Você pode colocar vários recipientes de água por toda a casa. Dessa forma, seu gato não vai se entediar por beber água sempre no mesmo, nem se acostumará com os odores. Você pode mudá-los de lugar com certa frequência e fazer disso toda uma aventura, até que seu gato retome o ritmo de beber água constantemente.

Evite usar o mesmo recipiente de água para vários gatos ou para compartilhar com cachorros. Experimente usar novas tigelas com certa frequência ou deixe-o beber diretamente de copos (alguns gatos amam isso).

Água nova como se tivesse acabado de sair da terra

Você já pegou o seu gato bebendo água da torneira? Os gatos adoram esses sistemas porque a água está sempre correndo como nova. Invista na felicidade do seu pet e compre sua própria fonte de água potável. Hoje em dia existem belas fontes que não danificarão a decoração de sua casa, como por exemplo as fontes de estilo japonês. Se o preço for demasiado para o sue orçamento, experimente recriar alguma coisa menos estética, mas igualmente funcional.

Se a opção da fonte não der certo e o que interessa é que o felino beba água, volte ao início dos tempos e convide seu gato a beber água da torneira. Isso não significa que vá deixá-la aberta, com a água correndo a espera de seu gato. Escolha algumas oportunidades ao longo do dia e faça desses momentos algo especial. Seu gato vai gostar muito mais.

Outras formas de hidratação

Além de beber água, existem outras formas de manter seu gato bem hidratado. Converse com seu veterinário sobre as possibilidades de lhe dar comida úmida, já que pode ser uma boa forma de incluir este líquido na dieta dele. Não se surpreenda se seu gato não se interessar por este tipo de alimento, ninguém gosta de comida molhada e aguada, mas ainda assim vale a pena tentar. Lembre-se de não forçar a ingestão, tentando pouco a pouco.

Atenção: Se o seu gato não quer comer nem beber, fale com o seu veterinário com urgência.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu gato não bebe água: causas e soluções, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.