Meu gato está obcecado com a comida - Causas e tratamento

Meu gato está obcecado com a comida - Causas e tratamento

O seu gato come tudo o que você colocar no comedouro, para além de tudo o que cair no solo? Para além disso, fica doido quando sente o cheiro de uma lata de comida que você abriu e suplica-lhe por comida constantemente?

A obsessão por comida é um problema muito comum para muitos cuidadores de gatos que não sabem o que fazer para a evitar ou corrigir, sabendo que não é algo saudável para o animal. De fato, o seu gato poderia ter comportamentos maus e atitudes agressivas com o seu meio se a sua vontade não for satisfeita.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe explicar o que fazer se o se gato está obcecado com a comida, explicando as principais causas e alguns dos tratamentos que pode aplicar para resolver este problema.

Por que seu gato está obcecado com a comida?

Vamos diretos à fonte, a alimentação. Nesta área poderíamos encontrar a primeira causa. Apesar do seu gato estar comendo o dia todo, pode não se estar alimentando o suficiente, algo que é muito diferente. Analise bem a constituição física do seu gato e observe se está anormalmente fraco ou se, pelo contrário sofre de sobrepeso ou obesidade.

A maioria dos gatos apenas precisam de ser alimentados 1 ou 2 vezes por dia, mas se não lhe está dando de comer, ou pelo contrário, recebem comida de baixa qualidade, procurarão sempre alimento, tanto para se sentirem cheios como para se nutrirem.

É bom lembrar que é muito importante proporcionar uma proteína de alta qualidade a um gato jovem. O apetite de um gato está diretamente relacionado com as suas necessidades de proteínas, por isso se não estiverem recebendo proteínas digestíveis, ficarão com fome.

Se tem outros animais em casa, certifique-se de separar a comida. Por exemplo, os cachorros são ladrões de comida especialistas. Também pode acontecer no caso de ter vários gatos em casa. Certifique-se de que todos os animais de sua casa recebem alimento.

Sintoma de uma doença

Outra causa que pode fazer com que o seu gato esteja enlouquecendo com a comida é alguma doença. Muitos problemas de saúde podem originar mudanças de comportamento e causar um grande aumento no apetite do gato.

Mas não deve entrar em pânico, a maioria delas costumam ser tratáveis se se detetarem a tempo. Entre elas encontram-se as seguintes: hipertiroidismo ou hiperatividade da glândula tireoide, diabetes (a redução de açúcar faz com que coma e beba mais), Síndrome de Cushing e problemas digestivos.

Desordem emocional em gatos e tédio

Recentemente descobriu-se que os gatos podem sofrer de desordens psicológicas emocionais, que os levam a comportamentos prejudiciais como é o caso da obsessão por comida.

O seu gato poderia estar sofrendo do transtorno conhecido como comportamento alimentar anormal psicogênico. Psicogênico significa que o transtorno tem uma raiz que é emocional ou psicológico mais do que física. Basicamente quer dizer que o seu gato é viciado na comida.

As causas ainda são desconhecidas, mas o tratamento baseia-se em um treinamento com modificações de comportamento, chamado de curso de terapia comportamental. Leve o seu gato a uma consulta com um especialista em comportamento animal para o diagnosticar de forma adequada, mas antes veja se apresenta os seguintes sinais:

  • Depois de comer sua própria comida, vai comer o alimento de outros animais de casa.
  • Não só suplica por comida enquanto você está comendo, como também é capaz de saltar para a mesa e roubar a sua comida diretamente dos pratos.
  • Rosna desesperado enquanto lhe coloca a comida no comedouro.
  • Comportamento excessivo de busca de atenção.
  • Tenta comer objetos e elementos que não são comida.

Parte da reabilitação do seu gato levará a cabo as seguintes dinâmicas:

  • Tempo de brincadeira e interação com ele.
  • O tédio está associado ao estresse nos gatos, que em alguns casos, causam no gato vontade de comer mesmo não tendo fome.
  • Premiar os bons comportamentos e ignorar os maus.
  • Enriquecer o ambiente de casa com arranhadores, brinquedos e casas para gatos.
  • É muito importante não haverem alimentos circulando pela casa, à exceção da hora de comer. Isto aplica-se não só à comida para gatos, mas também à comida humana. Lembre-se que ele não faz qualquer distinção.

Ajudá-lo a superar a obsessão

Existem algumas dicas que pode seguir em casa e ir vigiando o progresso do seu gato. Talvez possa tratar a sua obsessão por comida, mas tenha em conta que para isso é preciso paciência e que pode levar algum tempo. A constância será parte da solução a longo prazo. Aqui tem alguns conselhos para ajudar o seu gato obcecado por comida:

  • Esforce-se em buscar uma comida da melhor qualidade possível. Com isto você tem a certeza que a sua alimentação tem um alto nível de proteína que o ajudará a manter-se mais cheio por mais tempo. Também pode optar por buscar alimento com efeito saciante.
  • Duas vezes por semana inclua na sua comida seca uma pequena quantidade de comida úmida e misture-a. Isto vai fazer com que seja mais atrativa para ele e ficará com menos vontade de comer outras coisas.
  • Ao mesmo tempo, a comida seca vai fazer com que o seu gato queira beber mais água e isto vai ajudá-lo a manter-se saudável e saciado.
  • Nunca deixe ração disponível para ele durante o dia. Respeite as rotinas. Alimente-o em horários regulares ou habitue-o a apenas pequenas quantidades várias vezes por dia.
  • Cada vez que começar a pedir comida, ignore-o. Saia do cômodo ou feche-se em outro, não deve ceder com prêmios ou guloseimas para gatos.
  • Restrinja a exposição livre do seu gato à comida de qualquer tipo. Não coma em frente dele, adapte os seus horários aos seus e comam juntos.
  • As refeições devem ser reguladas, e por qualquer motivo deve haver comida adicional.
  • Passe tempo de qualidade com seu gato, isto vai fazer com que se sinta menos aborrecido e, por isso, menos ansioso.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu gato está obcecado com a comida - Causas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.