Meu gato bebe muita água, é normal?

Meu gato bebe muita água, é normal?

Em dias muito quentes é normal aumentarmos a ingestão de água, e isso é bastante comum para os cães, também, visto que são animais mais ativos e atletas. Já os gatos não possuem esse costume de beber muita água, sendo que muitas vezes ainda precisamos estimulá-los para que eles lembrem de beber, pelo menos um pouco de água todos os dias.

A pouca ingestão de água por parte dos felinos remete ao seu ancestral, um gato que vivia no deserto e por isso era capaz de passar vários dias sem ingerir ao menos o mínimo de água, o que não significa que não precisem de água para viverem, pois, atualmente, com a industrialização das rações e várias mudanças na rotina do gato doméstico, sabemos que a ingestão de água é extremamente importante. No entanto, quando um gato adulto ou um gato bebê aumenta excessivamente a quantidade de água ingerida devemos ficar atentos.

Continue lendo no PeritoAnimal para saber por que a resposta à pergunta "meu gato bebe muita água, é normal" é não!

Quanta água um gato bebe por dia?

Primeiro devemos considerar qual é a quantidade normal que deve ser ingerida por um gato. Para isso, é necessário conhecer a rotina do seu gato e sua personalidade, pois a polidipsia (quando o gato bebe mais água do que a quantidade normal) e a consequente poliúria (quando o gato urina mais que o normal) são sintomas um pouco sutis para um felino, e pode demorar até que o tutor perceba que a saúde do gato não anda bem.

Quantos ml de água um gato bebe por dia?

A ingestão de água considerada normal para um felino doméstico é de 45ml/Kg/dia, quantidades maiores do que isso também aumentarão a quantidade de urina eliminada, por isso, se um gato estiver urinando demais e em grandes quantidades provavelmente sua ingestão de água também está aumentada. Como este, em geral, é o primeiro sintoma que o tutor percebe, há exames laboratoriais que podem ser feitos que calculam o débito urinário do gato a fim de obter resultados mais precisos com o intuito de fechar o diagnóstico e prescrever o tratamento correto. Procedimentos laboratoriais muitas vezes necessitam de sedação e a passagem de uma sonda pelo canal uretral, então apenas o médico veterinário é capaz de realizar esse procedimento.

Todavia, outro método que você pode tentar em casa, a fim de ver se seu gato está ingerindo mais água que o normal é usar um bebedouro com medida, ou mensurar a medida de água que vc coloca no vasilhame no início do dia. Ao final do dia, mensure novamente a água que restou no bebedouro e divida este valor pelo peso do seu gato. Se ultrapassar 45ml/kg informe ao seu veterinário. Mas, é necessário certificar-se de que seu gato não toma água de outras fontes como vasos de plantas, pia, aquários, etc, caso contrário o resultado dará errado. E, da mesma forma, se você tem mais de um gato, o resultado também não é confiável, pois não é possível separar pela quantidade de água que cada um bebe no mesmo recipiente.

Para saber mais sobre quanta água um gato deve beber por dia, veja esse outro artigo do PeritoAnimal.

Causas para um gato beber muita água e urinar muito

A polidipsia e a poliúria são sintomas, em geral iniciais, e não a doença em si. São sinais de que seu gato pode estar com um dos seguintes problemas:

  • Diabetes.
  • Doenças renais ou infecções do trato urinário.
  • Doenças da tireoide.
  • Insuficiência hepática.
  • Hiper ou hipoadrenocorticismo.

Além disso, o uso de certos medicamentos como corticoides e alguns antiinflamatórios, também fazem com que o animal aumente a quantidade de urina eliminada e tente compensar pelo aumento da ingestão de água.

Se o seu gato é adulto e obeso e notar que ele está bebendo bastante água e urinando mais leve-o ao veterinário, pois é necessário fechar um diagnóstico correto já que são doenças fatais se não tratadas a tempo e de forma adequada.

Gato filhote bebe muita água

Se você acabou de adotar um gato filhote e notou que ele está tomando muita água e urinando mais, verifique ao seu veterinário a possibilidade de disfunções para as mesmas doenças assim como infecções no sistema urinário. Se o problema for detectado de forma precoce, o animal passa melhor durante o tratamento, porém mudanças deverão ser feitas na rotina do pequeno felino a fim de ofertar uma melhor qualidade de vida, já que se o gato for diagnosticado com diabetes ou com alguma doença da tireoide, não há cura, e o tutor deve procurar orientação junto ao veterinário para melhor cuidar de um gatinho nessas condições.

Meu gato bebe muita água e vomita

Como dito, estes sintomas iniciais muitas vezes não são percebidos pelos tutores a tempo, o que complica um pouco o quadro da doença que o gato possa ter. Isso contribui para a descompensação do organismo como um todo, o que leva não só a um agravamento destes sintomas iniciais como ao surgimento de outros sintomas, dentre eles vomito, apatia, e sintomas relacionados ao sistema do gato que está comprometido.

Se notar qualquer outro sintoma além de vômito, maior ingestão de água e maior quantidade de urina leve o seu gatinho ao veterinário imediatamente.

Leia o nosso artigo completo: Meu gato está vomitando, o que fazer?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu gato bebe muita água, é normal?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.