Meu cachorro tem o nariz frio, é normal?

Meu cachorro tem o nariz frio, é normal?

Para muitos o cachorro é o melhor amigo do homem. Não só o diverte e acompanha para onde for, como também se converte em uma parte indispensável da sua vida, ao oferecer-lhe um carinho que só ele é capaz de lhe dar. O PeritoAnimal sabe que, para um dono esforçado, qualquer coisa que acontecer ao seu cachorro é motivo de preocupação, pois quer que esteja o melhor possível.

Existem vários mitos populares sobre o nariz dos cachorros. Devem estar mais secos ou mais úmidos? Se alguma vez se questionou se é normal o cachorro ter o nariz frio, neste artigo esclarecemos suas dúvidas.

Nariz frio é sinônimo de boa saúde?

De certeza que já ouviu dizer que o nariz frio ou úmido do seu cachorro indica boa saúde, pelo que deverá se preocupar se em algum momento este está seco ou quente. No entanto, esta crença popular não é de todo certa.

A verdade é que o nariz do seu cachorro não funciona como um termômetro, por isso é completamente falso um nariz quente indicar que o seu cachorro tenha febre. Pode ser que tenha estado durante um tempo ao sol ou que as altas temperaturas do ambiente o estejam afetando, pelo que deverá proporcionar-lhe sombra e água fresca. Neste sentido, é necessário ter cuidado com as exposições ao sol prolongadas, pois isto pode causar secura na zona do nariz, chegando a quebrar a delicada pele que o forma. Além disso, um cachorro pode estar doente e ter o nariz frio, por isso não deve usar este órgão para determinar a saúde do cachorro. Algumas raças costumam ter inclusive o nariz mais seco e quente que outras.

Se o seu cachorro gosta de escavar e cheirar qualquer superfície, é possível que o contato com a terra e o solo tenha feito com que o seu nariz esteja um pouco mais quente que o habitual, e pode inclusive se magoar. Estas situações não deveriam ser um motivo de preocupação, a menos que se convertam em um estado constante e venham acompanhadas de outros incômodos ou sinais incomuns.

Causas do nariz frio no cachorro

Não é segredo para ninguém que o nariz dos caninos está muito mais desenvolvido que o do ser humano, pelo que não é de estranhar que as suas caraterísticas também variem. No cachorro, o nariz funciona como um mecanismo para regular a sua temperatura corporal, de maneira que a utiliza para se refrescar através das lambidas que dá nessa zona. Ao se evaporar a saliva, o corpo do animal consegue se refrigerar. Este processo vem acompanhando por uma respiração ofegante.

Como se fosse pouco, o pequeno órgão está formado por glândulas e membranas ultrafinas, responsáveis por transportar os cheiros. A umidade do nariz permite ao cachorro captar um maior número de estímulos olfativos, que são enviados ao cérebro e que dão ao animal a capacidade de perceber uma ampla variedade de cheiros, inclusive a longas distâncias. Desta forma, se continua se perguntando se é normal o seu cachorro ter o nariz frio, como vê a resposta é sim.

Quando se deve preocupar?

Agora já sabe que a temperatura do nariz do seu cachorro pode variar ao longo do dia, pois está determinada por fatores externos, como o clima, as mudanças de temperatura e, inclusive os hábitos e as preferências do animal na hora de se divertir. No entanto, há alguns sinais aos quais deve estar atento pois poderiam indicar um problema de saúde. Desta forma, se quer saber como é suposto os cachorros terem o nariz, de seguida explicamos-lhe os principais motivos de alarme que o podem levar a recorrer a um especialista:

  • Se a secreção nasal do seu cachorro, que deveria ser incolor, estiver esverdeada, amarelada, de consistência espumosa ou com alguma outra aparência incomum, consulte o veterinário.
  • Se a pele do nariz descama ou está excessivamente ressecada, provocando feridas na área, pode estar sofrendo de alguma condição ou ter as defesas baixas.
  • Se ao espirrar o seu cachorro agita a cabeça para os lados, isso pode indicar que há algo preso no seu nariz, pelo que deverá consultar de imediato o veterinário.
  • Se respirar com dificuldade.
  • Se o nariz parecer inchado ou estiver sangrando.
  • Se notar descoloração, ou a temperatura alta do nariz se mantiver por vários dias.
  • Se algum destes sinais estiver acompanhando de outros sintomas, tais como fadiga, letargia, falta de apetite, etc.

Posto isto, é normal um cachorro ter o nariz frio, mas se observar outros sintomas como os mencionados anteriormente, deverá se preocupar e consultar o veterinário para o examinar e determinar o que pode estar acontecendo.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu cachorro tem o nariz frio, é normal?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.