Meu cachorro está ofegante e inquieto: o que fazer?

Meu cachorro está ofegante e inquieto: o que fazer?

Um cachorro ofegante pode ser um animal saudável ou pode estar sofrendo de algum problema de saúde. Tudo vai depender das condições em que o animal se encontra. Em dias mais quentes, os cachorros podem ficar mais ofegantes devido ao seu sistema de troca de calor com o ambiente, que é realizado por meio da respiração, já que eles não transpiram. No entanto, vários problemas de saúde podem deixar o cão ofegante e inquieto, como problemas cardíacos, alterações pulmonares, medo, ansiedade e até mesmo quando sentem dor.

E como diferenciar situações normais de problemas de saúde? O que o tutor pode fazer para ajudar seu amigo quando ele estiver ofegante e inquieto? Essas são dúvidas comuns de pessoas que têm cachorro e que podem fazer muita diferença quando o animal precisa de socorro. E para te deixar por dentro do assunto, o PeritoAnimal elaborou este artigo dando dicas de como ajudar seu amigo peludo caso você pense: meu cachorro está ofegante e inquieto. Não deixe de ficar por dentro do assunto! Boa leitura!

O que devo fazer se meu cachorro estiver ofegante e inquieto?

O melhor a se fazer é não agitar o animal, para que sua respiração não piore. Caso ele esteja em um local quente e pouco ventilado, leve-o para outro mais fresco e com melhor troca de ar. Ofereça água limpa e fresca para ele e tente acalmá-lo enquanto isso. Caso ele tenha problemas no coração e já esteja sendo tratado, é recomendável entrar em contato com o veterinário responsável e seguir suas orientações quanto a medicações e verificar a necessidade de levá-lo para uma reavaliação. Se esse não for o caso, e ele não melhorar em alguns minutos, mesmo sendo colocado em local mais calmo e fresco, procure ajuda do médico veterinário, pois ele pode estar precisando de socorro imediato.

Problemas pulmonares como bronquite e asma podem se agravar caso o cachorro faça esforço físico, aparecendo outros sintomas como tosse, secreção nasal, espirros e dificuldade respiratória. Nesses casos, quanto mais quieto e tranquilo o cachorro ficar, mais rápido ele encontrará conforto respiratório. No entanto, não deixe para investigar a causa depois, pois ele pode ter outra crise e não dar tempo de levá-lo ao médico veterinário.

Qual doença deixa o cachorro ofegante?

Problemas cardíacos, respiratórios, ansiedade e dor podem deixar o cachorro ofegante. Além disso, os cães realizam a troca de calor com o ambiente por meio da respiração, diferente das pessoas, que costumam transpirar quando estão com calor. Então, caso seu cachorro tenha acabado de fazer exercícios ou esteja em um local quente, ficar ofegante é completamente normal, não havendo motivos para ficar preocupado.

No entanto, caso seu cachorro esteja sendo tratado para algum problema cardíaco ou pulmonar, procure imediatamente o médico veterinário responsável, pois pode estar acontecendo um agravamento do quadro dele, necessitando de cuidados emergenciais.

Em alguns casos, o cachorro pode estar com medo, ansioso ou com dor. Alguns cães sentem muito medo de barulhos altos, como foguetes e tiros. Isso pode deixá-los ofegantes e inquietos. Além disso, sentir dor também pode causar esses sintomas, sendo interessante pesquisar o que pode estar causando desconforto no animal.

Como saber se o cão está intoxicado?

Ficar ofegante e inquieto pode até parecer sintoma de intoxicação, mas geralmente outros sinais virão em conjunto, como salivação, sintomas neurológicos, vômitos, diarreia e paralisias. A melhor forma de saber se o cão está intoxicado é pesquisar se no ambiente existem possíveis agentes tóxicos ao alcance do peludo, como plantas, inseticidas e produtos de limpeza.

Venenos para combater insetos geralmente são compostos por organofosforados, que demonstram sintomas de intoxicação variáveis, com diferentes graus de severidade, sendo necessário conhecimento para uma abordagem imediata e correta nesses casos.

Os organofosforados também são muito utilizados para combater carrapatos, pulgas e piolhos, sendo seguros se utilizados na dosagem e forma de utilização que o fabricante dos produtos indica, como coleiras, óleos tópicos e xampus. No entanto, podem causar salivação, lacrimejamento, secreção nasal, pupilas contraídas, tosse, vômito, micção, diarreia, falta de ar, tremores, convulsões, ansiedade, tontura, coma e morte.

Os sintomas de intoxicação por plantas são variáveis, dependendo do tipo de planta que é ingerida, mas, no geral, o cachorro apresenta vômitos, diarreia e salivação. O ideal é verificar se a planta é venenosa antes de colocá-la no jardim, ou deixá-la sempre fora do alcance do cachorro.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Meu cachorro está ofegante e inquieto: o que fazer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças respiratórias.

Bibliografia
  • Oliveira, N.R. Aspectos epidemiológicos e clínicos dos acidentes com organofosforados e carbamatos em cães e gatos registrados pelo Centro de Informação Toxicológica (CIT-RS) entre 2016-2020. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Veterinária, 2020. Disponível em https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/271349/001195019.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 18 de julho de 2025.
  • Cabrini, T.M. et al. Intoxicação por organofosforado em cão – Relato de caso. Revista Científica Eletrônica de Medicina Veternária, 2006. Disponível em https://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/etqTrph9DiLUjup_2013-5-21-15-59-18.pdf. Acesso em 18 de julho de 2025.