Métodos anticoncepcionais para cachorros

Métodos anticoncepcionais para cachorros

Decidir adotar um cachorro e trazê-lo para casa é uma grande responsabilidade, que não passa apenas por satisfazer as necessidades do nosso pet e tentar proporcionar-lhe o melhor bem-estar possível, como também é necessário sermos responsáveis pela reprodução do nosso cachorro.

Uma ninhada de cachorros não planejava, corre o risco de acabar com estes animais abandonados ou em canis, por isso como donos responsáveis não podemos deixar isto acontecer.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos falar sobre os diferentes métodos anticoncepcionais para cachorros que pode utilizar.

Métodos anticoncepcionais cirúrgicos para cachorros

Os métodos cirúrgicos afetam de forma irreversível e permanente a reprodução do nosso pet e, podem ser usados tanto em machos como em fêmeas. No entanto, ao se tratar de uma intervenção cirúrgica, devemos seguir os conselhos e recomendações do veterinário, que lhe falará dos riscos em cada caso em concreto e irá aconselhá-lo de qual é a melhor intervenção para proceder à esterilização.

  • Em fêmeas: geralmente realiza-se uma ovariohisterectomia, ou seja, a remoção dos ovários e do útero. Depois deste procedimento a cadela não poderá engravidar nem mostrará comportamento sexual. Existe uma segunda opção conhecida como esterilização laparoscópica, onde a intervenção não é tão agressiva, mas ainda assim conseguem-se resultados igualmente satisfatórios, no entanto, o custo é muito maior e pode ser pouco acessível.
  • Em machos: o mais seguro dos métodos anticoncepcionais cirúrgicos para cachorros é a orquiectomia, o que implica a remoção dos testículos. Com isso não se sintetizam espermatozoides e, além disso, observa-se uma diminuição no comportamento sexual do cachorro, assim como na territorialidade e instinto de dominância. No entanto, o método mais simples é a vasectomia, onde se realiza uma remoção do canal deferente que transporta os espermatozoides. Com isso, o cachorro é incapaz de se reproduzir mas o seu comportamento sexual permanece intato.

Métodos anticoncepcionais químicos para cachorros

Quando falamos de método químicos estamos falando da utilização de hormonas sintéticas que interagem com o organismo do nosso animal, mais especificamente com o sistema nervoso central, que ao captar altos níveis de hormonas suprime o ciclo hormonal natural do nosso pet.

Ao contrário do que se possa pensar inicialmente, este método não é válido apenas para cadelas, como também para os machos. Uma vez que se interrompa a administração de hormonas, o ciclo reprodutivo do animal volta à sua normalidade.

  • Em fêmeas: as hormonas que lhe administrarmos terão como objetivo impedir a ovulação da cadela e, por isso, uma possível gravidez. Para este fim podemos usar progestágenos ou hormonas femininas (acetato de medroxiprogesterona, acetato de megestrol e progesterona) ou andrógenos ou hormonas masculinas (testosterona e mibolerona). Apesar de se poderem utilizar diversos tipos de implantes, estas hormonas costumam ser administradas por via oral.
  • Em machos: nos machos a administração de hormonas químicas realiza-se através de injeção intratesticular e, por vezes, além de serem administradas hormonas administram-se substâncias irritantes que têm como objetivo alterar a funcionalidade dos condutos que transportam os espermatozoides, impedindo assim a mobilidade dos mesmos. Estes métodos anticoncepcionais conhecem-se como vasectomia química e orquiectomia.

Antes de utilizar métodos químicos para controlar a reprodução do nosso pet, o veterinário deverá realizar uma exploração física, que pode complementar com exames analíticos. Além disso, terá em conta o histórico completo do animal, uma vez que estes fármacos podem provocar diversos efeitos secundários assim como alteração dos caracteres sexuais. Além disso, algumas substâncias utilizadas nos métodos químicos, ainda precisam de um maior número de estudos que avaliem o seu uso.

Outros métodos anticoncepcionais para cachorros

Os métodos anticoncepcionais para cachorros que lhe mostramos são as opções mais utilizadas, no entanto, no caso das cadelas também se estudou a possibilidade de introduzir um dispositivo intrauterino que mecanicamente bloqueia a entrada da vagina e impede a gravidez. No entanto, a colocação deste dispositivo requer uma cirurgia maior e é muito complexo ajustá-lo na vagina de cada cadela, por esse motivo, o seu uso não costuma ser recomendado.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Métodos anticoncepcionais para cachorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Gestação.