Meningite em cães - Sintomas e tratamento

Meningite em cães - Sintomas e tratamento

O organismo do cachorro é complexo e suscetível de sofrer de múltiplas doenças, a maioria delas compartilhadas com o ser humano, pois são verdadeiramente poucas as doenças que afetam exclusivamente as pessoas.

Os donos de cães devem estar informados sobre aquelas doenças que significam um maior perigo para o seu pet, para que reconheçam antecipadamente os sintomas e ajam de forma adequada. Neste artigo do PeritoAnimal vamos contar-lhe os sintomas e tratamento da meningite em cães.

O que é a meningite?

O termo meningite indica-nos uma inflamação das meninges, que são aquelas três membranas que cobrem e protegem o cérebro e a medula espinhal. Esta inflamação ocorre como consequência de uma infecção causada por micro-organismos, sejam vírus, bactérias ou fungos.

Trata-se de uma doença que pode ter consequências fatídicas para o nosso pet e que, além disso não distingue raças ou idades. No entanto, a verdade é que afeta com mais frequência os seguintes cachorros: Pug, Beagle, Maltês e Boiadeiro Bernês.

Felizmente foi comprovado que esta área do organismo do nosso pet é uma das menos suscetíveis de contrair infecções se a compararmos com outros órgãos ou sistemas.

Sintomas da meningite em cães

É muito importante aprender quais são os sintomas da meningite para poder detetá-los a tempo, uma vez que se a doença se diagnosticar nas primeiras etapas o prognóstico é bom.

Um cachorro afetado por meningite manifestará os seguintes sintomas:

  • Sensibilidade extrema ao tato
  • Mudanças no comportamento
  • Agitação e confusão
  • Perda de coordenação
  • Febre
  • Rigidez nos músculos do pescoço
  • Perda de apetite
  • Mobilidade reduzida

Se observar no seu cachorro alguns destes sintomas é importante ir de imediato ao veterinário com ele. Se se suspeitar de meningite será feita uma punção de líquido cefalorraquidiano ou uma ressonância magnética para verificar a inflamação das meninges.

Tratamento da meningite em cães

O tipo de tratamento variará em função da causa da meningite, podendo utilizar-se um ou vários dos seguintes medicamentos:

  • Corticoides: Os corticoides são fortes anti-inflamatórios que se utilizam para diminuir a resposta do sistema imunológico e a inflamação causada nas meninges.
  • Antibióticos: Devem ser usados quando a meningite for bacteriana, podem atuar eliminando as bactérias ou impedindo a reprodução das mesmas.
  • Antiepilépticos: Os medicamentos antiepilépticos englobam inúmeras substâncias que interagem com o cérebro para equilibrar a função neuronal e para prevenir as convulsões.

O principal objetivo do tratamento é suprimir a atividade inflamatória para evitar um dano neurológico irreversível no animal. Depois do veterinário ter indicado o tratamento adequado, o cachorro deve realizar um seguimento para avaliar a sua resposta ao tratamento.

Por vezes o cachorro pode precisar de medicação de forma crônica para prevenir futuros episódios de meningite.

Se a meningite for grave será necessário um tratamento hospitalar para prevenir qualquer complicação e manter os níveis de hidratação adequados, utilizando uma terapia de fluídos intravenosa nos casos mais graves.

Como referimos no início, se o diagnóstico for feito antecipadamente e o tratamento farmacológico for o adequado para tratar a causa subjacente da meningite, o prognóstico é bom.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meningite em cães - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas mentais.