
"Por que meu cachorro tem manchas pretas na barriga? As manchas marrons na barriga do meu cachorro são normais?": essas são perguntas que muitos tutores fazem quando seus companheiros caninos desenvolvem essas lesões na pele.
As manchas escuras no abdômen do seu cachorro aparecem quando há uma produção excessiva de pigmento (melanina), conhecida como hiperpigmentação. Essas manchas podem ter diversas causas, desde algo fisiológico e normal até problemas de saúde. Se você quer saber os principais motivos por trás das manchas pretas na barriga do cachorro, continue lendo este artigo do PeritoAnimal, no qual abordaremos as causas mais comuns da hiperpigmentação cutânea em cães e seu tratamento.
1. Hiperpigmentação benigna
A hiperpigmentação benigna ou normal em cães ocorre principalmente naqueles com menos pelos, ou em áreas de atrito, como axilas e barriga. Essa hiperpigmentação consiste em um escurecimento progressivo da pele, sem inflamação ou sintomas de doença, e pode surgir como parte do envelhecimento, por exposição solar ou por fricção constante na região.
É mais frequente em raças pequenas, como yorkshire, chihuahua, schnauzer, cão de crista chinês ou dachshund. Caracteriza-se por manchas escuras sem coceira, odor, queda de pelo ou inflamação.

2. Infecções
Nossos cães podem desenvolver hiperpigmentação cutânea secundária quando ela deixa de ser normal e surge devido a uma inflamação na pele, causada por:
- Bactérias, como Staphylococcus spp.;
- Fungos, como a levedura Malassezia.
Enquanto as bactérias se multiplicam após lesões, dermatites ou alergias, a levedura é um fungo comensal da pele dos cães que se torna patogênico quando há um desequilíbrio cutâneo.
A hiperpigmentação geralmente ocorre devido à inflamação causada por esses patógenos, fazendo com que os cães lambam, mordam ou cocem a área por muito tempo, resultando em lesões com vermelhidão, crostas e secreções. É comum aparecerem em regiões úmidas, dobrinhas ou áreas de maior atrito, podendo vir acompanhadas de coceira e alopecia.
Tratamento
O tratamento dessa hiperpigmentação secundária consiste em eliminar a causa subjacente, que pode ser alergia, umidade excessiva ou imunossupressão. Além disso, é necessário tratar a infecção com antibióticos ou antifúngicos, dependendo do agente causador. Em casos mais graves, o tratamento pode ser oral, ou então com xampus antimicóticos, ou antibacterianos.

3. Hipersensibilidade ou alergia
Alergia ou hipersensibilidade também podem causar manchas pretas na barriga de um cachorro, devido à inflamação crônica provocada pela reação alérgica. Os cães tendem a coçar, lamber e morder as áreas afetadas, o que estimula a produção de melanina devido à inflamação, levando ao espessamento da pele, hiperpigmentação e, em alguns casos, queda de pelo (alopecia).
As alergias que mais frequentemente causam manchas escuras na pele dos cães são:
- Alergia alimentar;
- Dermatite atópica;
- Alergia à picada de pulga.
As áreas mais afetadas costumam ser o abdômen, a parte interna das coxas, as orelhas, as patas, a virilha e as axilas. Esses sintomas geralmente pioram na época de maior incidência de alergias ambientais, ou seja, na primavera e no verão.
Tratamento
Para tratar a hiperpigmentação causada por alergias, é necessário controlar a origem do problema. Isso pode ser feito com as seguintes medidas:
- Dieta hipoalergênica ou com proteínas novas em casos de alergia alimentar;
- Controle ambiental para alergias sazonais;
- Controle rigoroso de pulgas em casos de dermatite alérgica à picada.
Além disso, pode ser necessário reduzir a inflamação com anti-histamínicos ou corticoides, dependendo do caso, ou com imunomoduladores como o Apoquel.

4. Síndrome de Cushing
A hiperpigmentação também pode ocorrer devido a uma doença endócrina comum em cães: a síndrome de Cushing ou hiperadrenocorticismo. Esta condição se caracteriza pelo aumento na produção de glicocorticoides, seja de forma endógena (por um tumor hipofisário funcional em mais de 80% dos casos, ou um tumor adrenal), ou de forma iatrogênica (pela administração de glicocorticoides).
O excesso de cortisol causa alterações no metabolismo, sistema imunológico, músculos e pele, levando ao escurecimento da pele ou hiperpigmentação, principalmente no abdômen, axilas e virilha, dando um aspecto de "pele de elefante" por ficar escura e espessa. Outros sintomas cutâneos incluem fragilidade da pele e queda de pelo simétrica no tronco, pescoço e flancos.
A doença de Cushing em cães também costuma causar poliúria e polidipsia (aumento da urina e sede), aumento do apetite, abdômen distendido, letargia, fraqueza e infecções urinárias recorrentes.
Tratamento
O tratamento da hiperpigmentação causada pela síndrome de Cushing depende da origem do excesso de glicocorticoides:
- No hiperadrenocorticismo hipofisário, o tratamento preferencial é o trilostano, que inibe a produção de cortisol. Requer tratamento contínuo e monitoramento periódico;
- No hiperadrenocorticismo adrenal, se o tumor for operável, realiza-se adrenalectomia, caso contrário, usa-se trilostano;
- No hiperadrenocorticismo iatrogênico, deve-se suspender gradualmente os glicocorticoides.
A hiperpigmentação melhora quando o excesso de cortisol é controlado, mas pode levar semanas ou meses para clarear. Infecções associadas devem ser tratadas com antifúngicos ou antibióticos conforme necessário.
Como você pode ver, há várias causas possíveis para as manchas escuras na barriga do seu cão, por isso recomendamos procurar um veterinário rapidamente ao notar os primeiros sinais.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Manchas pretas na barriga do cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Problemas da pele.