Partilhar

Leucemia em cães

 
Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. 29 março 2017
Leucemia em cães

Ver fichas de  Cachorros

A leucemia é um tipo de câncer que afeta a corrente sanguínea do cão, relacionado principalmente com o número de glóbulos brancos.

É uma doença grave, que se não for diagnosticada a tempo pode ser mortal para o cachorro.

Neste artigo do PeritoAnimal detalhamos tudo sobre a leucemia em cães, explicando-lhe quais são as possíveis causas que a originam, os sintomas mais frequentes e o tratamento a aplicar.

Também lhe pode interessar: Teste de alergia em cães

O que é a leucemia canina?

A leucemia é um tipo de câncer que afeta os leucócitos (glóbulos brancos). A medula óssea dos cães que sofre leucemia produz uma grande quantidade de leucócitos defeituosos. Estes glóbulos brancos defeituosos inundam a corrente sanguínea e a mesma medula óssea, mas devido aos seus defeitos são incapazes de proteger o organismo.

Consequentemente, o sistema imunológico vê-se afetado negativamente e os cães ficam susceptíveis a contrair diversas doenças. À medida que a leucemia avança, afeta também a produção de outras células sanguíneas como os glóbulos vermelhos e as plaquetas, causando assim problemas adicionais de grande magnitude. A leucemia canina pode ser aguda quando ocorre rápida e abruptamente, ou crônica quando ocorre lenta e gradualmente.

Causas e fatores de risco

Têm sido propostas diferentes causas possíveis para a leucemia, entre elas encontram-se os fatores genéticos, a exposição a radiações, a exposição a substância químicas e a infecção por vírus. No entanto, ainda não se conhecem as causas reais desta doença e ainda está por ver se alguma das causas propostas é a correta.

Leucemia em cães - O que é a leucemia canina?

Sintomas da leucemia em cães

Os cães que sofrem leucemia apresentam uma série de sintomas não específicos, uma vez que a doença afeta o sistema imune e, por consequência, tem impacto sobre vários órgãos. Os sintomas costumam ser:

  • Fadiga
  • Perda de peso
  • Debilidade
  • Letargia
  • Inapetência
  • Mal-estar geral
  • Vômitos
  • Diarreia
  • Membranas mucosas pálidas
  • Gânglios linfáticos inchados
  • Fígado aumentado
  • Hemorragias
  • Desidratação
  • Dificuldade para respirar e respiração acelerada
  • Ritmo cardíaco acelerado
  • Aumento na frequência e/ou volume de urina

 

Diagnóstico da leucemia em cães

O diagnóstico faz-se com base em um exame físico, nos sintomas, numa biópsia de medula óssea e deve ser sempre feito por um veterinário.

Para levar a cabo a biópsia é necessário anestesiar o cão, uma vez que é um procedimento complicado e doloroso. A amostra de medula normalmente é tirada da região do quadril. Em seguida, a amostra é enviada ao laboratório, onde se faz um estudo citológico para determinar se existe leucemia.

Leucemia em cães - Diagnóstico da leucemia em cães

Tratamento da leucemia em cães

Infelizmente não existe cura para esta doença. No entanto, existem tratamentos que podem ajudar os cães em alguns casos.

Os tratamentos geralmente baseiam-se em quimioterapia, administrando ao cachorro anticancerígenos. Regra geral, estes tratamentos têm que ser repetidos de tempos a tempos. Além disso, costuma ser necessário administrar antibióticos ou outros medicamentos para combater infecções oportunistas, e pode ser necessário administrar analgésicos para reduzir as dores e desconfortos.

O prognóstico dos cães com leucemia crônica pode ser favorável se se detecta e trata a doença nas primeiras etapas. Nesses casos, os cães podem ganhar alguns anos de vida graças ao tratamento oportuno, mas ainda assim a doença é letal.

Os cães com leucemia aguda costumam ter um prognóstico muito reservado, uma vez que nestes casos a doença é muito agressiva e progride com muita rapidez.

Em qualquer dos casos, os cachorros doentes têm muito poucas probabilidade de sobreviver por muito tempo, por isso os seus proprietários costumam optar pela eutanásia em vez de seguir um tratamento dispendioso e que pode ser difícil tanto para os humanos como para o seu cachorro.

Leucemia em cães - Tratamento da leucemia em cães

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Leucemia em cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário sobre Leucemia em cães

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Leucemia em cães
1 de 4
Leucemia em cães

Voltar ao topo da página