Leite maternizado para filhote de cachorro ou de gato

Leite maternizado para filhote de cachorro ou de gato

O primeiro leite que um recém nascido de cachorro ou de gato recebe deve ser o colostro, o leite materno do início da lactação, que oferece uma grande quantidade de nutrientes e defesas, embora isso nem sempre seja possível. Às vezes, a morte da mãe, sua rejeição, o abandono dos filhotes ou combinações diversas desses fatores, farão com que precisemos saber como agir nesses casos. Sabemos que os primeiros dias de vida dos pequeninos são vitais para que possam enfrentar o mundo e não podemos perder tempo.

Aqui no PeritoAnimal, apresentamos uma receita caseira para fazer leite maternizado para filhote de cachorro ou de gato. Sem dúvidas, o leite materno é insubstituível, desde que de uma cadela saudável. Contudo, na infinidade de circunstâncias em que podemos nos encontrar precisando alimentar os filhotes, este artigo será útil nessa árdua tarefa.

Não há leite melhor para os filhotes do que o leite materno

Sem sombra de dúvidas, em todas as espécies (incluindo a espécie humana), o leite materno é insubstituível. Todos os nutrientes de que os pequenos precisam são oferecidos pela mãe, desde que ela esteja em perfeita saúde. Não vamos tentar substituir esse ato de amor e sim, apenas em casos de necessidade.

Felizmente, hoje em dia existem no mercado veterinário leites para cachorros ou gatos recém nascidos capazes de substituir o leite materno em casos de emergência.

Mas, antes de falar sobre o substituto do leite materno para cachorro ou gato, precisamos esclarecer alguns conceitos básicos sobre o leite e a lactose: nos últimos anos a lactose tem sido muito mal vista devido às intolerâncias e/ou alergias nas pessoas. Assim, nós, amantes dos animais, também a questionamos. Mas a lactose não é nada mais nem menos do que um açúcar encontrado no leite de todos os mamíferos, vital para uma boa nutrição.

No intestino dos filhotes de cachorro é produzida uma enzima, a lactase, que converte a lactose em glicose e galactose, essenciais para fornecer energia aos filhotes nos primeiros dias. Esta enzima vai desaparecendo do intestino à medida que ele vai envelhecendo, tornando desnecessário o consumo de leite à medida que se aproxima a época do desmame. Essa seria a justificativa para a intolerância ao leite que ocorre em adultos.

Por essa razão, devemos respeitar a idade do desmame para que o nosso filhote cresça o mais saudável possível e não tenha que enfrentar doenças ao longo da vida.

Níveis ideais do leite para filhotes

Para melhor avaliar ou compreender as necessidades nutricionais do filhote, é necessário esclarecer o que iremos encontrar naturalmente no leite materno, seja de cadelas ou gatas[1]:

Um litro de leite de cadela fornece entre 1.200 e 1.300 kcal com os seguintes valores:

  • 80g de proteína
  • 90g de gordura
  • 35g de carboidratos (lactose)
  • 3g de cálcio
  • 1,8g de fósforo

Agora, vamos comparar com um litro de leite integral de vaca, industrializado, no qual encontraremos 600 kcal com os seguintes valores:

  • 31g de proteína
  • 35g de gorduras (maior no leite de ovelha)
  • 45g de carboidratos (menor no leite de cabra)
  • 1,3g de cálcio
  • 0,8g de fósforo

Observando os aportes nutricionais, podemos destacar que a composição do leite de vaca é a metade do aporte do leite de nossos animais de estimação, por isso, devemos dobrar a quantidade. É necessário estar ciente de que, ao usar leite de vaca, não estamos alimentando os filhotes de maneira adequada.

Para mais informações, consulte este outro artigo sobre alimentar cachorros recém-nascidos.

A seguir apresentamos uma receita caseira para um substituto do leite materno para cachorros e gatos.

Receita caseira de leite maternizado para cachorros

De acordo com neonatologistas veterinários, as receitas de leite maternizado para filhotes, tanto para cachorros como para gatos, devem ser compostas pelos seguintes ingredientes:

  • 250 ml de leite integral.
  • 250 ml de água.
  • 2 gemas de ovo.
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal.

Misture os ingredientes e ofereça ao pet. Porém, destacamos que o ideal é optar pelas fórmulas de leite materno que podem ser encontradas em petshops e em outras lojas com produtos para animais ou a fómula de leite para recém nascidos que o veterinário sugerir.

Como dar o substituto do leite materno para recém-nascido

Antes de iniciar este tipo de alimentação com o substituto do leite materno para cachorro ou gato, será fundamental pesar os filhotes (com uma balança de cozinha, por exemplo). Muitas vezes não temos certeza se eles estão na primeira ou na segunda semana de vida e o importante aqui são as necessidades calóricas:

  • 1ª semana de vida: 12 a 13 kcal por cada 100g de peso/dia
  • 2ª semana de vida: 13 a 15 kcal/100g de peso/dia
  • 3ª semana de vida: 15 a 18 kcal/100g de peso/dia
  • 4ª semana de vida: 18 a 20 kcal/100g de peso/dia

Para melhor compreender a tabela anterior, daremos um exemplo: se meu filhote pesa 500g e é um Golden Retriever, deve estar na primeira semana de vida, pois ainda tem vestígios do cordão umbilical e rasteja. Assim, ele deve consumir 13 kcal/100 g/dia, o que daria 65 kcal/dia. Então a receita 1 duraria 2 dias. Vai depender muito do tamanho do animal e da escolha da dieta.

Como podemos ver, as necessidades mudam, e como normalmente, os filhotes mamariam na mãe cerca de 15 vezes ao dia, deveríamos calcular por volta de 8 mamadas artificiais por dia, ou a cada 3 horas. Isso é comum na primeira semana de vida, e depois as mamadas podem ser espaçadas até atingirmos 4 doses, na terceira semana, quando começarão a comer papinha e a beber água.

Os cuidados e a alimentação dos filhotes recém-nascidos devem ser muito intensos, principalmente quando são mais novos. Não se esqueça que ter um veterinário ao seu lado para te ajudar e orientar nessa tarefa desgastante e amorosa será fundamental, principalmente para não se esquecer de nenhuma etapa no que se refere à sua criação.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Leite maternizado para filhote de cachorro ou de gato, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Lactância.

Referências
  1. Council, N.R. (1985). Nutrient Requeriments of Dogs and Cats. National Research Council.
Bibliografia
  • OLIVIER, Celso Eduardo, et al. Estudo sobre a imunorreatividade contra a beta-lactoglobulina bovina nativa e polimerizada em crianças e adultos alérgicos e/ou intolerantes ao leite de vaca= Study about the immunoreactivity against native and polymerized bovine beta-lactoglobulin in children and adults with allergy and/or intolerance to cow's milk. 2012. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/311762>. Acesso em 9 de junho de 2021.