Leishmaniose canina - Sintomas e tratamento

Leishmaniose canina - Sintomas e tratamento

A leishmaniose é uma doença grave que pode afetar cães de todas as idades e tamanhos. Embora muitas vezes os cachorros que sofrem dela sobrevivam graças ao veterinário que lhes ajudam a minimizar os sintomas, a realidade é que é uma doença que mais vale prevenir, uma vez que curar é impossível.

Atualmente e graças à medicina avançada podemos afirmar que muitos cachorros com leishmaniose sobrevivem sem problema e podem ter uma vida quase normal.

Neste artigo do PeritoAnimal queremos que você saiba tudo sobre a leishmaniose canina, e saiba identificar os seus sintomas para agir o quanto antes.

O que é a leishmaniose canina?

A leishmaniose é uma doença causada por um parasita chamado de Leishmania. Este parasita viaja em um mosquito que transmite o parasita ao cachorro através de uma picada. O mosquito responsável pela transmissão desta doença é o mosquito flebótomo, conhecido também como mosquito palha e, encontra-se no ambiente nos meses de mais calor.

Trata-se de um mosquito que habita naturalmente na região mediterrânea, pelo que se não for realizado um tratamento ao meio ambiente é muito difícil acabar com ele para salvaguardar o nosso cachorro. Não existe nenhuma raça que possua maior risco de sofrer desta doença, uma vez que qualquer cachorro está exposto à picada deste mosquito. Além disso, a leishmaniose é uma zoonose, o que significa que pode acometer para além dos cães, os humanos.

Sintomas da leishmaniose canina

Primeiro, é importante mencionar que a leishmaniose é uma doença com um período de incubação que oscila entre os 3 e os 18 meses, sendo assim é possível que o cachorro apesar de estar infetado não manifeste nenhum sintoma. Uma vez que a doença já se encontre em uma fase sintomática o cachorro manifesta os seguintes sintomas:

  • Perda de pelo, especialmente nas patas e ao redor da cabeça.
  • Perda de peso considerável, apesar de não perder o apetite.
  • Feridas na pele.

Em fases mais avançadas da doença podemos encontrar um conjunto de sintomas que revela um estado de insuficiência renal.

Tratamento da leishmaniose canina

Se suspeita que o seu cão sofre de leishmaniose, é muito importante que o leve ao veterinário para ser realizado o diagnóstico através de uma análise de sangue e outros exames complementares. Tenha em conta que quanto mais cedo se detetar esta doença melhor o tratamento irá atuar, visto que é mais eficaz nas primeiras fases da doença.

A leishmaniose é uma doença crônica mas com tratamento pode-se preservar a saúde do animal. O tratamento consiste em um medicamento que precisa de ser administrado com uma injeção. Este tratamento é aplicado durante várias semanas e, dependendo da resposta do animal pode ser necessário voltar a repetir este ciclo.

Prevenir a leishmaniose canina

A prevenção é a melhor forma de prevenir que o seu pet seja infetado pelo parasita da leishmaniose. E, para isso, deve garantir que o seu cachorro recebe as vacinas necessárias, incluindo a que protege o animal da leishmaniose que, por norma é administrada a partir dos quatro meses de vida. Fale com o seu veterinário para saber quando e que vacinas o seu cachorro tem que levar, enquanto isso pode conhecer o calendário de vacinas no nosso artigo.

Para além da vacina, é importante evitar que o seu cachorro ande por locais pouco higiênicos ou em matas.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Leishmaniose canina - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças parasitárias.