Juntar diamantes de gould e canários, pode?

Juntar diamantes de gould e canários, pode?

Como sabemos, a convivência é muito importante entre mesmas e diferentes espécies. Até entre as mesmas espécies às vezes a convivência é difícil no mesmo ambiente.

Mas, o que acontece quando falamos da mesma gaiola? Sem ambientes para fugir quando não nos damos bem com os nossos vizinhos? Parece algo complicado.

No PeritoAnimal vamos ajudá-lo a esclarecer estas dúvidas, para que os seus animais de estimação possam compartilhar espaços em harmonia. E uma das dúvidas comuns entre os amantes de aves é se pode juntar diamantes de gould com canários.

Cuidados específicos

Geralmente associamos o canário a uma gaiola e a solidão ou convivência com os da sua mesma espécie. Mas, o que acontece se o juntarmos com outras aves na mesma gaiola? Muitas vezes achamos que estarem em gaiolas separadas por espécies é o mais correto. No entanto, veterinário e donos de ambas as espécies consideram que isto não é de todo correto.

Se temos canários em uma gaiola e diamantes em outra, mas no mesmo ambiente, o efeito será quase o mesmo. Pela proximidade podem ocorrer os mesmos problemas que na mesma gaiola. Temos medo de doenças que possam contagiar-se uns aos outros ou, pior, de espécies cruzadas. Mas isto não acontece, uma vez que compartilham quase as mesmas doenças.

Por outro lado, se falarmos do canto, ou das canções que podem emitir ambos os exemplares, devemos saber que os periquitos australianos costumam "silenciar" os canários. São pequenos e ótimos para conviver, mas vai notar como não deixam nem que comecem com o repertório desejado. Por este motivo e porque comem sementes diferentes, é que a sua convivência não é aconselhável.

Problemas de convivência

Podemos misturar aves exóticas com canários sempre que observarmos uma harmonia na gaiola. O canário é normalmente uma ave muito pacífica, pelo que a convivência com outras espécies ativa-o e ajuda-o a desenvolver-se de uma forma melhor. O canto do canário é muito caraterístico, mas se o misturarmos com outras aves que têm um canto bonito, podemos observar que ambos podem desenvolver o seu repertório e não, como às vezes acontece, que um silencie o outro.

Devemos ficar atentos a ataques quando limpamos a gaiola e colocamos comida e água nova ou, simplesmente aos espaço que cada um ocupa. Se conseguirmos uma convivência em harmonia será muito bonito de ver, pois terão um companheiro/a para viver.

Espécies não compatíveis

Mais que uma lista detalhada de aves não compatíveis, vou mencionar algumas caraterísticas gerais que o poderão ajudar na hora de escolher o companheiro ideal.

Os canários poderem conviver com periquitos já é uma realidade. Mas devemos tentar evitar qualquer ave que tenha pior caráter que estas aves e um bico mais forte (agapornis ou roselas), uma vez que estas uniões nunca são boas, muito menos para o pacífico canário. Também devemos evitar papagaios e caturritas, pois apesar de terem um bom caráter no dia em que estiverem de mau humor, pode ser o fim de algum dos canários, embora só pretendam afugentá-los.

Por isso, uma regra que não deve esquecer é não misturar aves de tamanhos diferentes ou que não tenham um temperamento suave e carinhoso, que se possam adaptar à vida com outras espécies similares.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Juntar diamantes de gould e canários, pode?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.