menu
Partilhar

Jogos de olfato para cães

 
Jogos de olfato para cães

Ver fichas de  Cachorros

Com aproximadamente 300 milhões de receptores olfativos, o focinho e o olfato dos cachorros são as principais maneiras pelas quais nosso amigo peludo é capaz de perceber seu ambiente. Estamos falando do sentido mais importante e aquele que dura mais tempo, já que em cães idosos e senis, o olfato é a capacidade menos degradada com o passar dos anos.

Estimular o olfato do cachorro te ajudará a melhorar seu vínculo com ele e mantê-lo saudável e, através de vários jogos de olfato para cães, o pet vai poder relaxar, evitando estresse e ansiedade de uma forma divertida. Você quer saber mais sobre como estimular o olfato do cachorro e como deixar o peludo bom de faro? Então continue lendo este artigo do PeritoAnimal.

 

1. O searching

Um dos melhores exercícios para estimular o olfato do cachorro é o searching (busca, em português) é um dos truques mais usados para um cachorro entrar em estado de relaxamento e bem-estar enquanto treina seu olfato. É uma prática que consiste em espalhar alguns alimentos ou petiscos para cães em um espaço ao ar livre. O animal de estimação se divertirá muito explorando livremente seu entorno em busca de uma saborosa recompensa. Este jogo de olfato para cães também é ideal para relaxar os peludos que sofrem de estresse ou ansiedade. Neste outro artigo mostramos como reduzir o estresse de um cachorro.

É aconselhável praticar este jogo de farejar em um local externo, como uma área arborizada, por exemplo, onde o cão terá que trabalhar mais para encontrar os pedaços de comida. Em um espaço pequeno, como dentro de casa ou no quintal, ele não terá contato com cheiros muito diferentes dos quais está acostumado.

Descubra como funciona e diversas curiosidades sobre o olfato do cachorro neste outro artigo.

Jogos de olfato para cães - 1. O searching

2. Esconde-esconde de petiscos

Estimular o olfato do cachorro da maneira correta é benéfico para qualquer peludo, embora as raças rastreadoras e com bom faro como beagles e terriers vão se divertir ainda mais com estas atividades.

Jogar o esconde-esconde de petiscos para estimular o faro do cachorro também será muito benéfico para melhorar a obediência dele. Neste caso, desde que o cachorro já tenha aprendido a ser obediente e a responder seus comandos, recomendamos que você inicie a brincadeira com um "busca!". Se o cachorro ainda não está familiarizado com este comando, iniciar este jogo o ajudará a compreendê-lo de uma maneira mais fácil e divertida.

Você pode jogar com ele dentro de casa ou ao ar livre, e recomendamos o uso de petisco ou uma ração com cheiro mais intenso para escondê-la em um canto que seja acessível ao animal de estimação.

Depois, convide o cachorro a farejar seu tesouro e quando ele tiver encontrado sua recompensa, recomendamos que você reforce positivamente a busca com muito carinho. Uma vez que o cachorro tenha assimilado este exercício, você pode aumentar o grau de dificuldade escondendo o alimento em lugares inesperados.

Neste outro artigo do PeritoAnimal te mostramos 5 jogos para brincar com o cachorro em casa.

Jogos de olfato para cães - 2. Esconde-esconde de petiscos

3. Prêmio na mão

Este outro jogo para estimular o olfato do cachorro pode ser jogado não apenas com ração, você também pode usar um pequeno brinquedo que o animal de estimação conhece bem e pode reconhecer facilmente pelo cheiro. Funciona assim:

  1. Manuseie o alimento (ou brinquedo) com ambas as mãos, de modo que parte do cheiro seja impregnado nas duas mãos.
  2. Esconda o petisco ou brinquedo escolhido em um de seus punhos fechados, o outro obviamente deve estar vazio.
  3. Mostre suas mãos fechadas e deixe-o farejar. As mãos devem estar bem fechadas de modo que ele não possa ver o que tem dentro.
  4. O cachorro indicará com sua pata ou focinho em que mão você está escondendo o petisco.
  5. Abra e recompense o peludo se ele tiver acertado. Mas se ele apontar para a mão errada, abra-a, mostre-lhe que não há nada nela e comece o jogo de novo.

É normal que no início ou em algumas vezes o cachorro possa cometer um erro, mas ele aprenderá a jogar o jogo com o tempo e aguçará seu olfato, o que é uma coisa muito positiva.

Neste outro artigo te contamos como estimular a inteligência do cachorro.

Jogos de olfato para cães - 3. Prêmio na mão

Jogar é fundamental para um cachorro

Os cães são animais muito sociáveis, eles precisam se relacionar com seu ambiente para estar bem e os jogos são uma excelente maneira de possibilitar esta comunicação, sendo essencial para um bom enriquecimento ambienal.

Assim como os passeios, a alimentação e os cuidados veterinários devem estar muito presentes na vida do animal de estimação. Além disso, tenha em mente que a brincadeira também é muito importante para estimular o olfato do cachorro e também sua capacidade mental.

Jogue com ele regularmente, o que é bastante relevante para que você e o peludo passem tempo de qualidade juntos, melhorando o vínculo e a confiança entre vocês.

Falando em confiança, no vídeo a seguir mostramos 5 dicas para você ganhar a confiança de um cachorro:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Jogos de olfato para cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Jogos e diversão.

Bibliografia
  • HENZEL, Marcelo da Silva. O enriquecimento ambiental no bem-estar de cães e gatos. 2014. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/104884>. Acesso em 9 de maio de 2022.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Jogos de olfato para cães
1 de 4
Jogos de olfato para cães

Voltar ao topo da página