O que precisa saber

Adaptação de cachorros com outros cachorros

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 21 fevereiro 2019
Adaptação de cachorros com outros cachorros
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Você gosta de cachorros e quer ter mais de um em casa? Isto é algo que soa muito bem na teoria mas, na prática, é um pouco mais complexo do que simplesmente adotar outro animal de estimação para viver com você sob o mesmo teto.

Para saber como introduzir um cachorro novo em casa, de maneira a que a dinâmica se mantenha igual e não afete nenhum membro da família, o mais importante é considerar como é a vida em casa e analisar a personalidade e os hábitos do outro cachorro para depois trazer o companheiro ideal.

Antes de adotar mais um cachorro, convidamos você a ler este artigo do PeritoAnimal sobre adaptação de cachorros com outros cachorros, em que vamos explicar a melhor forma de o fazer para que a chegada deste novo pet seja uma grande experiência para toda a família.

Índice

  1. Como socializar um cachorro com outro
  2. Como acostumar dois cachorros juntos
  3. Como fazer dois cachorros se darem bem
  4. Cachorro novo em casa: o que fazer
  5. Como deixar seus cachorros sozinhos em casa
  6. A adaptação de cachorros com outros cachorros funcionou?
  7. Como fazer dois cachorros se darem bem: recomendações gerais

Como socializar um cachorro com outro

Para introduzir um novo cachorro é preciso conhecer o comportamento do seu pet em relação a outros cachorros, assim você saberá verificar se ele está disponível emocionalmente para a chegada de outro cachorro ao seu território.

Apesar de estar corretamente socializado, você deve observar como é a interação do seu cachorro com outros animais na primeira vez que os vir. De vez em quando, leve novos animais a casa e preste atenção a como o seu melhor amigo se relaciona com eles e com o fato de estar compartilhando o seu espaço pessoal.

Os cachorros devem se conhecer com cuidado e calma, não os perca de vista deixando-os sozinhos no jardim. Vá sempre pouco a pouco, você não vai querer pressionar o seu cachorro e levá-lo à reatividade ou apreensão.

Adaptação de cachorros com outros cachorros - Como socializar um cachorro com outro

Como acostumar dois cachorros juntos

Chegado o momento em que acredita ter encontrado o "match" perfeito para o seu animal de estimação, deverá fazer o primeiro encontro em um território neutro. É preferível que os dois tenham a coleira colocada, caso você precise corrigir algum movimento com tendência negativa ou de separá-los.

Ao chegar no parque deixe que ambos olhem um para o outro, mas não os aproxime. Ao fim de uns minutos, comece a caminhar e permita que de forma natural cada um se habitue à presença do outro. Mantenha-os separados por uma distância aproximada de 2 metros entre eles. Isto será um simples tema de energia. Enquanto estiverem separados, pode dar a cada um brinquedos que pertença ao outro cachorro para irem se habituando ao cheiro. Lembre-se que os cachorros são animais com altas habilidades olfativas.

Adaptação de cachorros com outros cachorros - Como acostumar dois cachorros juntos

Como fazer dois cachorros se darem bem

Tudo deve ser progressivo. No dia seguinte ou no mesmo dia, dependendo da sociabilidade do seu cachorro, repita a ação anterior. Se vir que não criou um ambiente de ansiedade, pode aproximá-los um pouco mais.

Seria muito bom que o lugar onde se encontram seja o mais aberto possível. Desta forma, evitará que os dois cachorros se sintam presos ou encurralados e fomentará um comportamento natural. Neste caso, você pode usar as guias compridas, ou se vir que estão totalmente calmos com toda a situação, pode soltá-los mantendo-se sempre próximo a eles. Deixe se cheirarem por uns minutos e depois desvie a atenção (normalmente) para outra ação.

Se tudo estiver bem e os cachorros começarem a brincar, deixe que o façam por um tempo. No entanto, de vez em quando volte a redirecionar a sua atenção para outras atividades em grupo, como por exemplo continuar a caminhada. O objetivo é que todas estas interações em espaços neutros comecem e acabem de forma totalmente positiva.

Se as coisas saírem do controle, é importante saber o que fazer se o seu cachorro atacar outro cachorro, para isso, leia mais informações nesse artigo do PeritoAnimal.

Adaptação de cachorros com outros cachorros - Como fazer dois cachorros se darem bem

Cachorro novo em casa: o que fazer

Chegamos ao ponto e ao lugar que mais interessa, a chegada a casa. Lembre-se antes de mais, que estes primeiros contatos vão definir o tom da relação. Leve os dois cachorros para casa, mas primeiro leve-os ao jardim para interagirem um com o outro. Se vir que está tudo bem, abra a porta de casa e deixe-os entrar acompanhando-os em todo o processo. O cachorro novo vai cheirar tudo (deixe-o fazer isso, pois é um novo território) e o cachorro residente ficará muito atento ao seu comportamento para reagir de uma forma ou outra.

Permita a interação entre eles mas que seja curta e positiva. Evite que estas interações se tornem muito longas e passem a ser muito intensas. Se houver algum sinal de tensão, afaste-os e volte a tentar depois, nunca pressione nenhum dos dois cachorros a aceitarem de forma obrigatória.

Não se esqueça que deve ter preparado um segundo pote de ração, uma segunda cama e até brinquedos novos para não existirem conflitos entre um e o outro.

Adaptação de cachorros com outros cachorros - Cachorro novo em casa: o que fazer

Como deixar seus cachorros sozinhos em casa

Nos primeiros da adaptação de cachorros com outros cachorros quando você precisar sair de casa e, enquanto os seus pets estiverem se habituando à presença um do outro e a compartilhar territórios, separe o espaço de cada um. Isto vai ajudar a evitar brigas na sua ausência e a minimizar comportamentos negativos nos dois cachorros.

Ao chegar a casa, junte-os e passe tempo de qualidade com os dois. É importante que saiba que, apesar do cachorro "novo" na família representar uma companhia para o cachorro "velho", de forma alguma é uma substituição da sua presença e do seu carinho.

Adaptação de cachorros com outros cachorros - Como deixar seus cachorros sozinhos em casa

A adaptação de cachorros com outros cachorros funcionou?

Se você encontrou a resposta para como fazer dois cachorros se darem bem, saberá que o seu cachorro está contente e habituado à presença do novo membro, quando este não o perseguir o tempo todo cheirando os seus passos, estiver ansioso cheirando cada lugar onde esteve ou simplesmente o deixar fazer a sua vida normal dentro de casa. Será a forma indireta que o seu cachorro tem para dar as boas vindas ao seu novo amigo.

Se você está pensando em adotar um Border Collie, saiba como é a convivência do Border Collie com outros cachorros neste artigo do PeritoAnimal.

Adaptação de cachorros com outros cachorros - A adaptação de cachorros com outros cachorros funcionou?

Como fazer dois cachorros se darem bem: recomendações gerais

As recomendações gerais para saber como fazer dois cachorros se darem bem, são:

  • Combine personalidades: se o seu cachorro já tem alguma idade e é calmo, não leve para casa um cão hiperativo, procure um de caráter tranquilo como ele. Você deve tentar que todos se sintam bem.
  • Suficiente para todos: brinquedos, camas, recipientes de comida... Também nos referimos à sua presença. Eles precisam de você, por isso as suas mãos, beijos e carícias devem se multiplicar por dois, assim como todos os objetos pessoais de cada um.
  • Seja consciente da linguagem corporal e esteja atento aos sinais que emitem entre eles, mas também não os force a interagir. Os rosnados podem ser simples alertas como um "me deixe em paz", por isso não tem que se preocupar.
  • Evite os sintomas de ciúmes de cachorro, certifique-se de dar a cada um a sua atenção e ao mesmo tempo a sua atenção em grupo.

Não se esqueça que podem surgir conflitos, por isso antes da adoção do seu cachorro avalie se está preparado para assumir gasto extra no caso de ter que consultar um etólogo ou educador canino.

Você tamém deve considerar a importância e as vantagens de esterilizar o seu pet. Especialmente se está pensando em adotar um cachorro do outro sexo e não pode manter economicamente uma ninhada, considere castrar um dos cachorros, ou os dois.

Adaptação de cachorros com outros cachorros - Como fazer dois cachorros se darem bem: recomendações gerais

Se deseja ler mais artigos parecidos a Adaptação de cachorros com outros cachorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
gabriela leal
vc acha que, a relacao de femea com um macho os dois muitos calminhos e doces tem quanto por cento de dar certo
A sua avaliação:
Hellen
Adotei uma cachorra já adulta (tem 4 anos) se chama estela.
Já tenho uma cachorra que é a bem peluda, se chama belinha
Eu coloco ração para as duas, as 2 tem seus potes separados do lado da casinha delas . Mas a belinha toda vez quando é a ração, deixa de comer a dela e vai comer da estela. Já fiz até uma divisória para ver se ela não consegue entrar, mas sempre fã um jeito.
Estou sem ração no momento e estou dando polenta para elas.....a belinha come a dela e depois come da estela também.
Não quero tirar a estela de lá e isolar, mas também não quero que ela fique com fome.
Meu marido diz que eu tenho que respeitar esse tempo de adaptação, mas quanto tempo isso demora...porque a estela ficar sem comer e belinha comer tudo não da certo não
A sua avaliação:
Pimenta.ag
Antes eu tinha um cocker spaniel macho que foi criado junto aos cães de segurança do irmão do meu parceiro (uma fila e um vira lata de porte grande), quando o cocker passou a ficar no apartamento não aceitava outros animais, nem em casa nem na rua... na rua ele as vezes é traiçoeiro (fica imóvel, porém alerta e quando outro cachorro aparece para socializar e cheirá-lo ele dá o "bote") até que trouxemos uma filhote de cocker para casa porque ele começou a se comportar com ansiedade quando saíamos de casa, chegando a danificar as portas do apartamento. Ele aceitou muito bem a fêmea e tiveram, mais tarde uma ninhada de 6 filhotes, um dos filhotes (macho) ficou com a minha mãe... depois de separados, tiveram alguns encontros, como nenhum dos 3 são castrados o comportamento era de montar um no outro (a fêmea se escondia). O comportamento do "filhote" com outros cachorros sempre foi, de certa forma, tranquilo. No fim do ano passado uma segunda ninhada com 2 filhotinhos (e possivelmente a última) ficamos com a filhote fêmea, agora são 3 cães no apartamento. A filhote parece que é "a que manda em tudo" nos pais, na comida, tem ciúmes dos donos com os pais dela (mesmo equilibrando muito o nosso carinho com todos eles)... mas, durante o Carnaval, minha mãe passou alguns dias com a gente e trouxemos o seu cachorro (aquele filhote, já adulto) e o comportamento foi um terror no apartamento, meu cachorro queria montar e brincar com o de minha mãe, a filhotes quis se aproximar com certo medo do de minha mãe e a minha cadela fêmea adulta queria fugir do seu filho já adulto porque ele queria montar nela... já o comportamento dele em relação ao pai e a nova filhote era muito territorial ele não gostava que nenhum dos dois fizessem qualquer menção de se aproximar. Precisamos sair para o circuito de Carnaval aqui em Salvador, e eu queria muito ter uma câmera para saber qual foi o comportamento quando não estávamos em casa, já que limitamos o espaço do apartamento sempre quando saímos fechando a porta dos 2 quartos e da suíte, deixando apenas banheiro, sala cozinha e varanda. Meu cachorro aceitava qualquer mordida enquanto tentava brincar e montar no cachorro da minha mãe, a cadela fugia do cachorro da minha mãe, e a filhote estava bem inibida com a presença do outro cachorro que não deixava ela se aproximar. Contei uma longa história e nem sei se cheguei em algum lugar, mas queria dar esse relato e perguntar uma dúvida da minha mãe: a castração do cachorro dela pode ser uma boa opção? Quais benefícios minha mãe e seu cachorro podem esperar com isso? Quanto ao meu cachorro, ele já tem 12 anos a castração é contraindicada por ele ser idoso? Obrigado pelo artigo!! 😘
Luísa Savala
Oi Pimenta! Você pode ver quais são os benefícios da castração canina nesse artigo: https://www.peritoanimal.com.br/beneficios-da-castracao-canina-20114.html
De qualquer forma, consulte um veterinário para que ele qual o melhor procedimento para os dois cachorros.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
1 de 8
Adaptação de cachorros com outros cachorros