Interpretar a linguagem corporal dos cães

Interpretar a linguagem corporal dos cães

É sabido que os cachorros são animais muito sociáveis e que naturalmente concebem sempre sua vida no contexto de uma matilha, ora se trate de uma matilha formada por outros cães ou pela sua família humana.

Claro que, a natureza também os dotou da linguagem necessária para estabelecer uma comunicação que permita manter a matilha em harmonia e, esta comunicação é utilizada tanta com outros cachorros como com os humanos, sendo que se nós não nos informarmos antes não podemos decifrar tudo aquilo que o nosso cachorro nos quer transmitir.

Para entender melhor o seu cachorro e poder lhe proporcionar o maior bem-estar, neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar-lhe como interpretar a linguagem corporal dos cães.

Sinais de calma

De certeza que já ouviu falar alguma vez dos sinais de calma no cachorro, embora a utilização deste termo possa causar uma certa confusão. Os cachorros utilizam estes sinais para transmitir calma aos seus congêneres, à sua família humana ou inclusive a eles próprios, um sinal de calma na sua essência é uma resposta a um estímulo externo.

O cão pode utilizá-los para minimizar a sua excitação, para prevenir uma ameaça, para estabelecer amizade... Mas os sinais de calma também podem indicar que um cachorro está assustado, estressado ou zangado.

Os sinais de calma são uma parte muito importante da linguagem corporal dos cachorros, no entanto, não são os únicos que existem, pois os cachorros podem utilizar outro tipo de sinais para transmitir excitação, ameaça ou agressividade.

Aprender a interpretar os sinais de calma mais importantes

Existem aproximadamente 30 sinais de calma diferentes e, o significado dos mesmos pode variar ligeiramente dependendo de se o cachorro os utiliza com outro cão ou com um humano. Por isso, é muito difícil abordar este tema de forma profunda e completa, mas se essa for a sua intenção recomendamos o livro "A linguagem dos cães: os sinais de calma" da escritora Turid Rugaas.

No entanto, de seguida vamos decifrar para você o que o seu cachorro quer dizer quando utiliza algum dos sinais de calma mais comuns:

  • Piscar repetidamente: Quando um cão pisca de forma repetida, está lhe indicando que se sente forçado e incômodo perante um estímulo externo (geralmente uma ordem) e que pretende apaziguar os ânimos.
  • Virar a cabeça para um lado: É um sinal muito utilizado pelos cachorros quando um humano se inclina de forma excessiva sobre ele para lhe transmitir uma ordem. Com este sinal o cachorro indica-nos que se sente desconfortável, o mesmo acontece quando olha de lado para evitar o contato visual.
  • Virar as costas: Se o cachorro lhe vira as costas pode ser principalmente por dois motivos: ou está muito excitado e sobressaltado e precisa de diminuir de forma muito rápida essa energia e os estímulos que está recebendo, ou pressente que você se aproxima dele zangado e pretende tranquilizá-lo.
  • Bocejar: Quando um cachorro boceja está tentando tranquilizar-se a si mesmo em uma situação que entende como não sendo calma e, também pode estar tentando tranquilizar a sua família humana.
  • Relamber e lamber: Este sinal de calma pode ter diversos significados. Quando um cachorro o lambe pode se interpretar como uma interação social e uma demonstração de alegria. Em contrapartida, quando um cachorro lambe o focinho pode indicar que está assustado, nervoso ou incômodo.
  • Deitar-se de barriga para cima: É um dos sinais que o seu cão utiliza para demonstrar uma grande confiança em você, quando um cachorro se coloca assim é totalmente submisso e se entrega totalmente a si.

Um dos benefícios mais importantes que tem o fato de conhecer estes sinais de calma é que você também pode utilizá-los com o seu cachorro, desta forma ele entenderá facilmente aquilo que você quer transmitir.

Os sinais corporais antes de uma mordida

Se estamos falando da linguagem corporal canina, um dos conhecimentos mais valiosos é saber identificar quando um cachorro representa uma ameaça e se prepara para uma mordida, neste caso os sinais costumam ser os seguintes:

  • Demonstra incômodo olhando para o outro lado, virando-se, bocejando e movendo-se lentamente.
  • Arranha e cheira o solo.
  • Mostra sinais de estresse: o pelo do seu lombo fica eriçado, ofega, as pupilas ficam dilatadas e os olhos muito abertos, também pode tremer e sacudir-se. Estes sinais indicam que o cachorro se prepara para fugir ou para atacar.
  • O cachorro deixa de mostrar sinais, permanece imóvel e foca-se na sua ameaça, caso não tenha conseguido neutralizá-la.
  • O cachorro rosna e mostra os dentes.
  • Por último, faz um ataque e marca ou morde em um ato de defesa própria ou como defesa de algo ou alguém que considera que lhe pertence.

Claro que, se conhecermos a linguagem corporal dos cães este processo não tem que ocorrer todo, pois podemos agir dependendo do que o nosso cachorro estiver manifestando, conseguindo acalmá-lo.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Interpretar a linguagem corporal dos cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.