Insetos que picam - Tipos e características

Insetos que picam - Tipos e características

Os animais desenvolvem várias estratégias, seja para se alimentar ou se defender. Desta forma, conseguem obter os nutrientes necessários para seu desenvolvimento e, por outro lado, respondem a possíveis ameaças que os possam colocar em risco.

Os insetos têm opções diferentes para ambos os casos. Alguns geram danos enquanto se alimentam, como é o caso daqueles cuja fonte de alimento são outros animais ou pessoas. Outros, por sua vez, têm uma forma especializada de responder diante de um perigo, como os insetos que picam com ferrão, que em muitos casos inoculam substâncias tóxicas. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e conheça os insetos que picam, tipos e características.

Os insetos picam ou mordem?

Embora utilizemos comumente a expressão “um inseto me picou”, nem todos os insetos picam, pois isso é feito apenas por aqueles que têm uma estrutura como o ferrão, que pode penetrar a pele. Por outro lado, podemos dizer que existem “insetos que mordem”, pois são capazes de utilizar seus dispositivos bucais para cortar a pele de um animal ou uma pessoa no momento de se alimentar.

Certas espécies, quando mordem ou cortam a pele, transmitem agentes patógenos, como vírus ou bactérias. Enquanto os insetos que picam com ferrão podem gerar reações alérgicas em pessoas muito sensíveis devido a inoculação de substâncias tóxicas.

Vamos conhecer algumas das espécies de insetos que, seja utilizando ferrões ou seus aparelhos bucais, podem perfurar a pele das pessoas ou dos animais.

Vespa-gigante-asiática

A vespa-gigante-asiática ou vespa-mandarina (Vespa mandarinia) é considerada a maior vespa do mundo, já que as rainhas, por exemplo, podem superar os 5 cm de comprimento e ter uma envergadura de até 7,5 cm ou mais. Tanto os machos como as fêmeas são da mesma cor, mas apenas as fêmeas picam, já que os machos não têm ferrão. A cabeça é laranja clara, as antenas são marrons que variam de médio a escuro com combinações de amarelo, a mandíbula por sua vez é laranja, o tórax marrom escuro com uma linha média e as asas cinzas.

É um animal nativo do Leste e Sudeste da Ásia. É muito comum no Japão, onde causa até algumas mortes por ano em decorrência da sua picada, já que as fêmeas são insetos que picam com ferrão.

Abelha-africana

A abelha-africana (Apis mellifera scutellata) é uma subespécie africana da abelha comum que foi introduzida na América e os híbridos são frequentemente chamados de abelhas africanizadas. Geralmente medem cerca de 20 mm, sua coloração é laranja escuro com faixas pretas e apresenta a particularidade de ter o corpo coberto por uma espécie de penugem.

Embora a picada de apenas um desses insetos não seja mortal, é bastante agressiva. No entanto, quando um grupo dessas abelhas ataca uma pessoa, a picada causada por muitos desses animais pode ser fatal.

Besouro-escorpião

O besouro-escorpião (Onychocerus albitarsis) é um inseto único, uma vez que não pulveriza substâncias tóxicas como outras espécies, mas é um dos insetos que picam utilizando estruturas semelhantes a um ferrão localizadas em suas antenas, que possuem glândulas venenosas.

É nativo do Brasil, Bolívia, Peru e Paraguai. Há relatos de picadas deste inseto que causam diversas reações cutâneas nas pessoas.

Formiga-de-fogo

As formigas-de-fogo ou formigas-lava-pés (Solenopsis) têm abdômen castanho-escuro, enquanto a região da cabeça é mais clara, o tamanho das operárias pode ser de até 6 mm aproximadamente. O gênero Solenopsis corresponde a um grupo de formigas que caracteristicamente são insetos que picam com ferrão.

É uma espécie com distribuição em diversos países do mundo e sua picada é bastante dolorosa e pode causar a morte de pessoas sensíveis.

Formiga-saltadora

A formiga-saltadora (Myrmecia pilosula) deve o seu nome aos saltos que este inseto picador consegue dar. É nativo da Austrália, de cor preta ou vermelho escuro com uma dimensão de 10 mm ou um pouco mais. Esta formiga é uma excelente caçadora, para o qual usa seus sentidos e é capaz de inocular um forte veneno que paralisa completamente suas vítimas de quem se alimenta.

No caso das pessoas, o veneno causa muita dor e afeta de diversas maneiras, a ponto de poder causar a morte nas pessoas alérgicas.

Formiga-cabo-verde

A formiga-cabo-verde (Paraponera clavata) é uma espécie com ampla distribuição da Nicarágua até o Paraguai, com exceções dentro dos territórios de alguns países. A formiga-cabo-verde é considerada um dos insetos que picam e causam a picada mais dolorosa entre os himenópteros.

A picada da formiga-cabo-verde se assemelha a dor causada pelo impacto de uma bala, podendo durar até 24 horas. Desta maneira, a vítima é fortemente afetada pela substância que inocula com seu aparelho venenoso.

Triatoma infestans

Dependendo da região, esta espécie é conhecida de diferentes formas: chipo, percevejo preto, carrapicho, barbeiro, entre outros. Este é um inseto do grupo da ordem dos hemípteros e mede cerca de 35 milímetros. É nativo da América do Sul e um dos transmissores de Trypanosoma cruzi, causador da doença conhecida como doença de Chagas.

É um inseto hematófago, de modo que para se alimentar utiliza um aparelho bucal que é perfurador - sugador, que perfura a pele da vítima e suga o sangue diretamente de um vaso sanguíneo da pele. Depois de se alimentar é forçado a defecar e é nas fezes onde está o parasita, de modo que, devido a irritação, a pessoa se coça, incorporando involuntariamente o parasita dentro do tecido afetado.

Mosca tsé-tsé

A mosca tsé-tsé (Glossina morsitans) é uma espécie de díptera africana, que juntamente com várias outras do mesmo gênero são capazes de transmitir o protozoário Trypanosoma brucei, causador de doenças nos animais, além de causar a doença do sono nas pessoas, que afeta muitos indivíduos anualmente.

Esta mosca pode medir até 14 milímetros de comprimento. Possui partes bucais especializadas para morder ou cortar a pele e depois sugar o sangue e, por isso, é um dos insetos que picam.

Percevejo tropical

O percevejo tropical (Cimex hemipterus) pertence à ordem dos hemíptera e é uma espécie que se alimenta particularmente do sangue das pessoas, por isso está especificamente associado com os humanos.

É encontrada principalmente em áreas tropicais, embora possa habitar algumas áreas mais temperadas. São castanho-avermelhadas e medem cerca de 8 milímetros de comprimento. Seu aparelho bucal está preparado para morder ou cortar a pele e depois sugar o sangue da pessoa de quem se alimenta.

Pulga da peste

A pulga da peste (Xenopsylla cheopis) é um inseto parasita de roedores e humanos, capaz de ser o vetor de importantes doenças, como a peste bubônica e o tifo murino. Pode medir de 1,5 até 4 milímetros. Sua coloração é marrom, o que facilita a camuflagem.

Tanto fêmeas como os machos se alimentam de sangue de suas vítimas, mordendo ou rasgando a pele. Ao contrário de outros insetos, não sugam diretamente um vaso sanguíneo, mas esperam que o sangue se espalhe sobre a pele para sugá-lo.

Imagem: higieneambiental.com

Outros insetos que picam

  • Vespa-do-papel-europeia (Polistes dominula)
  • Vespa-asiática (Vespa velutina)
  • Vespa-europeia (Vespa crabro)
  • Abelha-europeia (Apis mellifera)
  • Mosca listrada (Tabanus subsimilis)

Agora que você conheceu alguns dos insetos que picam, recomendamos a leitura deste outro artigo em que explicamos por que os insetos são atraídos pela luz.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Insetos que picam - Tipos e características, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Amaral, Antonio & Castilho, Antonio & Sforcin, Ana Luiza & Junior, Vidal. (2018). Envenomations in Humans Caused by the Venomous Beetle Onychocerus albitarsis: Observation of Two Cases in São Paulo State, Brazil. Journal of Clinical Toxicology. 08 (04). Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/327555795_Envenomations_in_Humans_Caused_by_the_Venomous_Beetle_Onychocerus_albitarsis_Observation_of_Two_Cases_in_Sao_Paulo_State_Brazil/citation/download>. Acesso em 26 de outubro de 2021.
  • Delsinne, Thibaut & Sonet, Gontran & Arias-Penna, Tania. (2019). Subfamilia Paraponerinae (Hormigas de Colombia). Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/333339751_Subfamilia_Paraponerinae_Hormigas_de_Colombia/citation/download>. Acesso em 26 de outubro de 2021.
  • Fargo, D. (2003). "Cimex hemipterus". Animal Diversity Web. University of Michigan, Museum of Zoology. Disponível em: <https://animaldiversity.org/accounts/Cimex_hemipterus/>. Acesso em 26 de outubro de 2021.
  • Trivedi, J. (2003). "Xenopsylla cheopis". Animal Diversity Web. University of Michigan, Museum of Zoology. Disponível em: <https://animaldiversity.org/accounts/Xenopsylla_cheopis/>. Acesso em 26 de outubro de 2021.