Infecção urinária em gatos: tratamento caseiro

Infecção urinária em gatos: tratamento caseiro

A infecção urinaria em gatos é uma das doenças diagnosticada com maior frequência nos bichanos. Esse processo infeccioso pode afetar diferentes órgãos que compõe o sistema urinário dos gatos, como a bexiga, ureteres e rins. Embora seja mais comum nas fêmeas adultas e nos gatos obesos, as infecções urinárias podem afetar a saúde de qualquer gato, independente da idade, do gênero e da raça.

Considerando que estas afecções podem causar dor e prejudicar a saúde dos gatos, é fundamental saber como preveni-la e tratá-la corretamente para preservar o bem-estar do seu gato. E, muitas vezes, é possível aplicar algumas soluções caseiras para favorecer a recuperação de um gato com infecção urinaria e prevenir futuros processos inflamatórios no trato urinário.

Neste novo artigo do PeritoAnimal, explicaremos sobre a infecção urinária em gatos e tratamentos caseiros que podem ajudar. Porém, você sempre deve contar com a orientação de um veterinário tanto para adotar medidas preventivas eficazes, como para administrar um tratamento apropriado para as necessidades do seu bichano. Então, antes de oferecer qualquer tratamento caseiro para o seu gatinho ou gatinha, lembre-se de consultar um veterinário!

Infecção urinária em gatos: causas

Antes de saber como preparar remédio caseiro para infecção urinária em gatos, é muito importante entender as possíveis causas dessa problema. Se você souber quais as causas de infecção urinária em gatos, será mais simples entender como prevenir e tratar essa condição tão comum nos gatos.

As infecções urinárias nos gatos podem ser causadas por vários fatores, mas geralmente estão associadas à própria rotina dos bichanos. O estresse, o sedentarismo, a obesidade e uma hidratação inadequada são alguns dos maiores fatores de risco para os processos infecciosos do trato urinário. Por isso, os gatos com sobrepeso, que possuem um estilo de vida sedentário ou que vivem em um ambiente negativo são mais vulneráveis a sofrer com os sintomas de infecção urinária. Além disso, existem outras causas da infecção urinária em gatos, como por exemplo:

  • Presença de obstruções ou corpos estranhos no trato urinário do gato;
  • Desequilíbrios no pH e na concentração de minerais na urina, ou seja, uma urina pouco ácida e desequilibrada também favorece processos infecciosos e a formação de cálculos nos rins dos gatos;
  • Uma dieta inadequada, excessivamente rica em minerais e/ou de baixa digeribilidade também pode levar a infecções urinárias e à formação de pedras nos rins.

Infecção urinária em gatos: sintomas

Muitas vezes, a infecção urinaria nos gatos começa de forma repentina e silenciosa, o que faz com que seja difícil perceber seus primeiros sintomas. Em consequência, muitos tutores só percebem que há "algo errado" no organismo dos seus bichanos ao identificar alterações no seu comportamento ou sinais evidentes de dor ao urinar.

Justamente por isso é fundamental prevenir os fatores de risco das infecções urinarias para preservar a saúde dos nossos bichanos. E, além disso, é muito importante conhecer os sintomas mais frequentes da infecção urinária em gatos para identificá-los rapidamente e levar nosso bichano ao veterinário o mais rápido possível.

Então, antes de prosseguir com os remédios caseiros, repassemos rapidamente quais são os principais sintomas de infecção urinária em gatos:

  • Esforço excessivo ao tentar urinar;
  • Ir várias vezes até a caixa de areia e urinar em poucas quantidades;
  • Incontinência urinária: fazer xixi fora da caixa de areia ou em lugares pouco habituais;
  • Dor ao urinar: o gato pode chorar ou emitir sons agudos por sentir dor ao urinar.

Como tratar infecção urinária em gatos

Agora que já vimos as principais causas e os sintomas mais frequentes dos processos infecciosos no trato urinário de bichanos, é importante comentar sobre a possibilidade de elaborar um remédio caseiro para infecção urinária em gatos.

Como mencionado anteriormente, é fundamental que um tratamento caseiro seja avaliado por um veterinário antes de ser administrado ao bichano. Ao identificar qualquer sintoma mencionado anteriormente em seu gato, você sempre deve levá-lo ao veterinário para que esse profissional possa avaliar o estado de saúde do seu bichano, e recomendar o tratamento mais adequado para combater os sintomas e restabelecer a qualidade de vida. Caso o veterinário considere que um remédio caseiro para infecção urinaria em gatos pode ajudar na recuperação do seu bichano, então, você poderá oferecê-lo com segurança e na dose apropriada. Dito isso, veja a seguir uma lista com as melhores soluções para infecção urinária em gatos: tratamento caseiro.

Infecção urinária em gatos: tratamento caseiro com água

Uma boa hidratação é o melhor "remédio" para fazer o gato urinare manter um pH equilibrado da urina, evitando processos infecciosos e a acumulação de cálculos nos rins dos bichanos. Por isso, é essencial deixar água fresca e limpa sempre ao alcance do seu bichano. E, como muitos gatos não sentem tanta vontade de beber água pura, você também pode incluir comidas úmidas e alimentos ricos em líquidos na dieta do seu bichano, como as frutas e verduras boas para gatos.

Além de beber bastante água diariamente, seu gato precisa receber uma nutrição equilibrada e completa que supra completamente as necessidades nutricionais do organismo em cada etapa da vida. Aqui no PeritoAnimal, você encontra vários conselhos para oferecer a melhor alimentação ao seu bichano, prevenindo déficits ou excessos nutricionais que possam prejudicar o bem-estar de seu companheiro felino.

Infecção urinária em gatos: tratamento caseiro com vinagre de maçã

O vinagre de maçã é excelente para prevenir inflamações do trato urinário, pode ser usado como um remédio caseiro para infecção urinária em gatos. É muito versátil, ajudando a prevenir a proliferação de bactérias e germens graças à sua poderosa ação antisséptica. Também propicia a eliminação de toxinas do trato urinário e é eficaz na prevenção e no tratamento de processos inflamatórios. Por todas suas qualidades, o vinagre de maçã é um ótimo remédio caseiro para infecção urinaria em gatos, sempre que seja administrado na dose e da maneira correta.

Você pode adicionar 1 colher de café de vinagre de maçã à água do seu bichano de 2 a 3 vezes por semana. E caso seu bichano se recuse a tomar a água com vinagre, você pode preparar uma solução com partes iguais de água e vinagre e utilizar uma seringa para administrá-la ao seu gato.

Infecção urinária em gatos: tratamento caseiro com vitamina C

A vitamina C (ácido ascórbico) é um nutriente indispensável para fortalecer o sistema imunológico, é um antioxidante natural que ajuda a combater a ação dos radicais livres, previne o dano celular e fortalece o sistema imunológico dos gatos. Por isso, o consumo moderado e regular de alimentos ricos em vitamina C colabora com a prevenção de diversas doenças e também dos sintomas de velhice nos gatos. Além disso, a vitamina C diminui levemente o pH da urina, tornando-a um pouco mais ácida, e os meios ácidos controlam naturalmente a reprodução de bactérias e promovem a eliminação de toxinas e agentes patógenos.

Entre os alimentos com vitamina C que os gatos podem comer encontramos várias frutas como mirtilos, morangos, pera e melão. Para incorporá-los facilmente na dieta do seu gato, você pode preparar sucos e sorvetes caseiros, sem adição de açúcar ou adoçantes industrializados. Outra boa ideia é oferecer pequenos pedaços dessas frutas como um reforço positivo para estimular o aprendizado do seu bichano.

Infecção urinária em gatos: tratamento caseiro com suco de cranberry

Além de ser um alimento com elevado conteúdo de vitamina C, o cranberry também possui propriedades antiaderentes, que impedem que as bactérias e outros microrganismos patógenos se fixem nas mucosas do trato urinário e causem processos infecciosos. É por isso que o suco de cranberry é um ótimo remédio caseiro para infecção urinária em gatos pois alivia os sintomas, inclusive, tem o mesmo efeito nos seres humanos e nos cachorros.

Você pode preparar um suco de cranberry caseiro para seu bichano, sem adicionar açúcares ou adoçantes, ou combiná-lo com morangos para fazer um sorvete caseiro a base de água rico em vitamina C. Além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico e prevenir infecções urinárias em gatos, estas receitas simples e naturais oferecem propriedades metabólicas e anticancerígenas que melhorarão consideravelmente a qualidade de vida do seu bichano.

Mas, lembre-se: antes de administrar qualquer remédio caseiro para infecção em gatos, consulte um veterinário para verificar o estado de saúde do seu bichano e definir as doses mais benéficas de cada uma dessas soluções para conseguir um impacto positivo sem efeitos adversos.

Saiba mais sobre as frutas que gato pode comer no nosso vídeo no YouTube:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Infecção urinária em gatos: tratamento caseiro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Remédios caseiros.