Homeopatia para animais

Homeopatia para animais

A homeopatia é uma terapia completamente natural que está em alta, também no mundo animal, uma vez que se verificaram benefícios homeopáticos em diferentes espécies.

Descubra, neste artigo do PeritoAnimal, o que é a homeopatia para animais e todos os benefícios que pode oferecer ao seu pet para que cuide dele de forma natural, respeitando o seu organismo.

Se é um aficionado da homeopatia e tem animais a seu encargo, não duvide em se informar sobre tudo isso nesse artigo.

O que á homeopatia

A homeopatia é uma terapia natural que trata cada ser vivo de maneira individual. Parte do princípio que um organismo não é um conjunto de partes separadas, mas sim um todo, animado por uma força vital que garante um bom estado de saúde quando está equilibrada.

Quando esta força é perturbada, o organismo fica desprotegido perante a doença e provoca o aparecimento de uma patologia. O conceito pode parecer muito abstrato, mas a ideia de uma energia ou força vital que anima o organismo também é aplicada em outras correntes como a medicina tradicional chinesa ou a acupuntura.

Como a homeopatia funciona

Quando se aplica homeopatia, o mais importante é tratar o animal doente, não a doença.

Isto quer dizer que se dá uma importância especial aos sintomas do animal e aos comportamentos que nos permitem perceber como ele experiencia esses determinados sintomas. Este passo é imprescindível para tratar de uma forma verdadeiramente individualizada.

Uma vez que o veterinário homeopata identifique o remédio, o tratamento pode começar a ser aplicado e o efeito é, geralmente, bastante rápido. Quando falamos de homeopatia para animais devemos ter em conta que os remédios utilizados são completamente inofensivos.

São remédios obtidos a partir de origens minerais, animais ou vegetais que são diluídos até atingirem concentrações mínimas, onde a substância utilizada já não possui qualquer tipo de toxicidade. Dessa forma, não acarreta qualquer tipo de efeito secundário.

A homeopatia atua sobre a força vital, equilibrando as perturbações que provocam a doença e restaurando o estado de saúde.

Em que animais se pode utilizar a homeopatia?

O mais convencional é aplicar a homeopatia nos pets mais próximos como os cachorros e os gatos. Contudo, a aplicação da homeopatia é eficaz em qualquer animal ou organismo sensível.

Na verdade, a homeopatia atua melhor em animais do que em pessoas, uma vez que são mais sensíveis aos efeitos que os remédios provocam. Por esse motivo, a aplicação da homeopatia não se limita aos animais domésticos e também atua de forma eficaz em cavalos e outros animais como vacas ou coelhos.

Existem determinados tratamentos sintomáticos que se podem aplicar em casa. No entanto, é recomendado que recorre a um veterinário homeopata para aplicar resultados ótimos.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Homeopatia para animais, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.