Partilhar

Homeopatia para animais

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 10 outubro 2017
Homeopatia para animais

A homeopatia é uma terapia completamente natural que está em alta, também no mundo animal, uma vez que se verificaram benefícios homeopáticos em diferentes espécies.

Descubra, neste artigo do PeritoAnimal, o que é a homeopatia para animais e todos os benefícios que pode oferecer ao seu pet para que cuide dele de forma natural, respeitando o seu organismo.

Se é um aficionado da homeopatia e tem animais a seu encargo, não duvide em se informar sobre tudo isso nesse artigo.

Também lhe pode interessar: Homeopatia para gatos

O que á homeopatia

A homeopatia é uma terapia natural que trata cada ser vivo de maneira individual. Parte do princípio que um organismo não é um conjunto de partes separadas, mas sim um todo, animado por uma força vital que garante um bom estado de saúde quando está equilibrada.

Quando esta força é perturbada, o organismo fica desprotegido perante a doença e provoca o aparecimento de uma patologia. O conceito pode parecer muito abstrato, mas a ideia de uma energia ou força vital que anima o organismo também é aplicada em outras correntes como a medicina tradicional chinesa ou a acupuntura.

Homeopatia para animais - O que á homeopatia

Como a homeopatia funciona

Quando se aplica homeopatia, o mais importante é tratar o animal doente, não a doença.

Isto quer dizer que se dá uma importância especial aos sintomas do animal e aos comportamentos que nos permitem perceber como ele experiencia esses determinados sintomas. Este passo é imprescindível para tratar de uma forma verdadeiramente individualizada.

Uma vez que o veterinário homeopata identifique o remédio, o tratamento pode começar a ser aplicado e o efeito é, geralmente, bastante rápido. Quando falamos de homeopatia para animais devemos ter em conta que os remédios utilizados são completamente inofensivos.

São remédios obtidos a partir de origens minerais, animais ou vegetais que são diluídos até atingirem concentrações mínimas, onde a substância utilizada já não possui qualquer tipo de toxicidade. Dessa forma, não acarreta qualquer tipo de efeito secundário.

A homeopatia atua sobre a força vital, equilibrando as perturbações que provocam a doença e restaurando o estado de saúde.

Homeopatia para animais - Como a homeopatia funciona

Em que animais se pode utilizar a homeopatia?

O mais convencional é aplicar a homeopatia nos pets mais próximos como os cachorros e os gatos. Contudo, a aplicação da homeopatia é eficaz em qualquer animal ou organismo sensível.

Na verdade, a homeopatia atua melhor em animais do que em pessoas, uma vez que são mais sensíveis aos efeitos que os remédios provocam. Por esse motivo, a aplicação da homeopatia não se limita aos animais domésticos e também atua de forma eficaz em cavalos e outros animais como vacas ou coelhos.

Existem determinados tratamentos sintomáticos que se podem aplicar em casa. No entanto, é recomendado que recorre a um veterinário homeopata para aplicar resultados ótimos.

Homeopatia para animais - Em que animais se pode utilizar a homeopatia?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Homeopatia para animais, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário sobre Homeopatia para animais

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
dalyne
Olá vcs poderiam me indicar um medico veterinário em Brasilia?
A sua avaliação:
Georgia de Moraes Coelho Giorio
Obrigada pela resposta.Moro em BH se você puder me indicar algum veterinário homeopata pela região agradeço se precisar para a outra,pois esta faleceu.
Grata pela atenção.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Georgia! Não temos o contacto de veterinário dessa região. De qualquer forma o mais adequado será um especialista em aves ou animais exóticos. Pergunte diretamente na clínica mais próxima de sua casa para que lhe indiquem um colega especialista nesses animais.
Georgia de Moraes Coelho Giorio
Boa tarde minha família acordou hoje no fundo da gaiola,quietinha e respirando ofegante,será que está doente?A outra está bem.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Georgia! Quando as aves vão para o fundo da gaiola é sinal de que estão num estado grave de doença. Você deve consultar o seu médico veterinário o quanto antes para diagnosticar o problema e iniciarem um tratamento.
Maria Margarida Lourenço de Sousa
Gostaria de saber que remédio homeopatico posso dar á minha gatinha...já fez transfusão de sangue e agora vem para casa e aqui em Portugal ainda não está desenvolvido esse método...principalmente no Algarve que é onde vivo...Por favor ajude me a ajudar a minha querida gatinha...os meus cumprimentos.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Maria Margarida! Deverá consultar um médico veterinário homeopata que lhe receite um tratamento de acordo com o caso da sua gatinha. Atualmente em Portugal já existem algumas clínicas com médicos com essa especialidade. Questione na sua clínica veterinária habitual se têm conhecimento de algum colega com essa especialidade na sua zona. Se fizer uma pesquisa na internet também é possível que encontre algumas possibilidade na sua zona. Obrigada por seguir a nossa página. As melhoras da sua gatinha!

Homeopatia para animais
1 de 4
Homeopatia para animais

Voltar ao topo da página