História e significado da fênix

História e significado da fênix

Você já deve ter ouvido falar da ave que renasce das cinzas. Os animais são transcendentais para a humanidade e, entre tantas áreas nas quais se relacionam conosco, estes seres vivos fizeram parte da história e da mitologia ao longo dos séculos. Um dos mitos vinculados ao mundo animal é o da fênix, e nele a ave é relacionada ao fogo e ao ressurgimento ou renascimento. Essa lenda se fez presente em diversas culturas com certos ajustes de acordo com o contexto, mas tem sido, sem dúvidas, uma parte importante na história, mitologia, religião, arte e até na psicologia.

Te convidamos a continuar lendo este artigo do PeritoAnimal para que conheça a história e o significado da fênix, além da sua relação com algumas espécies atuais.

Significado da fênix

A palavra fênix vem do latim "phoenix", que por sua vez vem do grego "phoînix". De acordo com definições de diferentes dicionários [1], o significado de fênix é: "ave fabulosa que os antigos acreditavam ser única e renascer de suas próprias cinzas". Já em grego, fênix significa "fenício, palmeira e de cor roxa ou vermelha" [2] e, como se refere, foram os fenícios que inventaram o pigmento da cor mencionada presente nas aves desta fabulosa ave. Assim, diante do exposto, temos uma relação entre o nome e o significado da fênix.

Mas além do significado etimológico da palavra fênix, este termo é associado há séculos a uma ave mítica, e a simbologia dela sempre foi relacionada à ressurreição e imortalidade, apesar das diferentes interpretações ou variantes do mito que podem existir em uma ou outra cultura. Desta forma, pensar na fênix é ter imediatamente a referência do ressurgimento, pois, como veremos mais adiante, a ave, que se queima, renasce de suas próprias cinzas.

Além disso, a simbologia da fênix foi associada ao renascimento pessoal, de modo que se estabeleceram algumas relações a partir do ponto de vista psicológico.

Origem do mito da fênix

Agora que você já viu o significado da fênix, falaremos sobre como surgiu sua história. Acredita-se que a origem do mito da fênix esteja relacionada aos egípcios antigos, que eram representados por uma ave - às vezes um tipo de garça chamada bennu, pertencente à hoje extinta espécie Ardea bennuides, que era rodeada por duas penas como cristas. Em outros casos, era representada por uma águia com penas vermelhas e douradas.

Assim, sabe-se hoje que existem várias relações entre a simbologia egípcia do bennu e a clássica da fênix. Por um lado, as semelhanças baseiam-se na sua ligação tanto com o sol como com a cidade egípcia de Heliópolis. Além disso, nos dois casos existe uma simbologia da vida após a morte, e ambas as aves estão representadas sobre uma árvore: o bennu sobre um salgueiro e a fênix sobre uma palma.

No entanto, foi o escritor grego Heródoto quem relatou especificamente sobre a fênix, por ter visitado a cidade de Heliópolis, o principal centro religioso do Egito. Durante a sua visita, o historiador teve que ouvir e revisar papiros, hieroglifos e murais esculpidos, que posteriormente interpretou para que pudesse construir o mito que logo foi difundido em outras culturas. Algumas teorias dizem que provavelmente Heródoto confundiu a imagem da fênix com a do deus solar Ra-Atum-Khepri, que era representado, em uma de suas versões, de forma antropomórfica, com cabeça ornitomorfa (similar à de uma ave) e cores que são atribuídas à fênix. Esta última referência se dá em função das diferenças existentes entre as aves mencionadas.

História da fênix

A história da fênix está vinculada à morte e ao renascimento. As lendas contam que a ave era única e não podia se reproduzir como faziam os demais animais. Quando a fênix se aproximava ao fim da vida, iniciava a coleta de certas plantas aromáticas, incenso e cardamomo para construir um ninho. A partir daí, existem duas histórias diferentes:

  • Uma estabelece que a fênix coloca fogo no ninho e das cinzas surge uma nova ave, através do renascimento.
  • Outra diz que a fênix se deita no ninho para morrer, mas acaba impregnando-o com seu sêmen. Daí, nasce uma nova ave, que recolherá o corpo de seu pai e o enterrará em um tronco de mirra, que transportará à cidade de Heliópolis até o altar do Sol, onde se encontrarão os sacerdotes deste deus que procederão a incinerá-lo.

Supõe-se que este evento ocorria a cada 500 anos, apesar de também haver, na antiguidade, relatos de que a fênix poderia viver 972 gerações humanas.

Sendo assim, apesar de existir a crença grega sobre a fênix, graças aos relatos de Heródoto o mito é conhecido como originário do Egito. A história da fênix, no entanto, chegou a outras culturas, que eventualmente a adaptaram, fazendo com que a sua simbologia acabasse presente em Roma, na Índia, China e até na América.

Animais reais parecidos com a fênix

Os relatos associam a fênix a dois animais que existem na natureza: um deles é uma garça extinta, conhecida como bennu, e o outro é a águia. Também se estabeleceram algumas semelhanças com outras aves, como por exemplo o faisão dourado macho (Chrysolophus pictus), uma ave charmosa que tem como coloração principal o vermelho e dourado ou amarelo, apesar de possuir cores como preto, azul e marrom. Na verdade, o faisão dourado é considerado uma das aves mais bonitas do mundo.

E aí, você já conhecia o significado da fênix? E sua origem e história? Sem dúvida, é um animal fascinante com uma simbologia maravilhosa que pode nos ajudar a refletir sobre o crescimento pessoal e o fato de continuar a seguir adiante frente às adversidades da vida.

Se você gosta de boas histórias e quer entender o significado de um outro animal, o gato da sorte, não perca este artigo sobre a história do gato da sorte: Maneki Neko.

Se deseja ler mais artigos parecidos a História e significado da fênix, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. Real Academia Española (2021). Fénix. Disponível em: <https://dle.rae.es/f%C3%A9nix>. Acesso em 26 de janeiro de 2022.
  2. Etimologías (2021). Etimología de fénix. Disponível em: <http://etimologias.dechile.net/?fe.nix>. Acesso em 26 de janeiro de 2022.
Bibliografia
  • Botero, M., Estupiñan, P., González, D., Patiño, A. y Rojano, L. (2014). El Renacer del Fénix La victoria contra el caos que cubre a la naturaleza humana. Universidad de La Sabana, Colombia.
  • Campo, Aitor. (2018). El mito del ave Fénix en el pensamiento simbólico romano. Studia Historica: Historia Antigua. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/330456643_El_mito_del_ave_Fenix_en_el_pensamiento_simbolico_romano>. Acesso em 26 de janeiro de 2022.