Curiosidades do mundo animal

História de Laika - o primeiro ser vivo a ser lançado no espaço

 
Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 16 novembro 2017
História de Laika - o primeiro ser vivo a ser lançado no espaço
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Embora nem sempre sejamos conscientes disso, em múltiplas ocasiões, os avanços que o ser humano realiza não seriam possíveis sem a participação de animais e, lamentavelmente, muitos desses avanços são apenas benéficos para nós. Seguramente você deve se lembrar do cachorro que viajou ao espaço. Mas de onde veio esse cachorro, como se preparou para esta experiência e que aconteceu com ele?

Neste artigo do PeritoAnimal queremos dar nome a este valente cachorro e contar toda a sua história: a história de Laika - o primeiro ser vivo a ser lançado no espaço.

Índice

  1. Laika, uma vira-lata acolhida para uma experiência
  2. O treino dos cachorros astronautas
  3. A história que contaram e a que verdadeiramente aconteceu
  4. Os dias felizes da Laika

Laika, uma vira-lata acolhida para uma experiência

Os Estados Unidos e a União Soviética estavam em plena corrida espacial mas, em nenhum momento deste trajeto, refletiram sobre quais seriam as consequências para o ser humano caso este abandonasse o planeta terra.

Esta incerteza acartava muitos riscos, suficientes para não serem assumidos por nenhum ser humano e, por essa razão, decidiram fazer a experiência com animais.

Foram vários os cachorros vira-lata recolhidos nas ruas de Moscou para esta finalidade. De acordo com as afirmações da altura, estes cachorros estariam mais preparados para uma viagem espacial porque já teriam suportado condições de clima mais extremos. Entre eles, estava Laika, uma cachorra vira-lata de tamanho médio com um caráter muito sociável, tranquilo e calmo.

História de Laika - o primeiro ser vivo a ser lançado no espaço - Laika, uma vira-lata acolhida para uma experiência

O treino dos cachorros astronautas

Estes cachorros destinados a avaliar os efeitos de uma viagem espacial tiveram de ser submetidos a um treino duro e cruel que pode ser resumido em três pontos:

  • Eram colocados em centrífugas que simulavam a aceleração de um foguete.
  • Eram colocados em máquinas que imitavam o barulho da nave espacial.
  • De forma progressiva, iam sendo colocados em jaulas cada vez mais pequenas para se habituarem ao escasso tamanho que teriam disponível na nave espacial.

Obviamente, a saúde destes cachorros (foram,concretamente, retirados 36 cachorros das ruas) ficou debilitada com este treino. A simulação da aceleração e o ruído provocavam subidas na tensão arterial e, para além disso, como se encontravam em jaulas cada vez mais pequenas, deixaram de urinar e defecar, o que levou à necessidade de administração de laxantes.

História de Laika - o primeiro ser vivo a ser lançado no espaço - O treino dos cachorros astronautas

A história que contaram e a que verdadeiramente aconteceu

Devido ao seu caráter tranquilo e ao seu tamanho reduzido, a Laika foi finalmente a escolhida no dia 3 de Novembro de 1957 e realizou uma viagem espacial a bordo do Sputnik 2. A história contada ocultava os riscos. Supostamente, a Laika estaria segura dentro da nave espacial, contando com dispensadores automáticos de água e alimento para manter a sua vida a salvo durante toda a duração da viagem. Contudo, não foi isso que aconteceu.

As entidades responsáveis afirmaram que a Laika morreu sem dor ao esgotar o oxigênio dentro da nave, mas também não foi isso que aconteceu. Então, o que aconteceu de verdade? Agora sabemos o que realmente sucedeu através das pessoas que participaram no projeto e decidiram, em 2002, contar a triste verdade ao mundo inteiro.

Lamentavelmente, a Laika morreu poucas horas depois de iniciar a sua viagem, devido a um ataque de pânico desencadeado por um sobreaquecimento da nave. O Sputnik 2 continuou orbitando no espaço com o corpo de Laika durante 5 meses. Quando regressou à terra, em Abril de 1958, ardeu ao entrar em contato com a atmosfera.

História de Laika - o primeiro ser vivo a ser lançado no espaço - A história que contaram e a que verdadeiramente aconteceu

Os dias felizes da Laika

O responsável pelo programa de treino para os cachorros astronautas, o doutor Vladimir Yadovsky, sabia perfeitamente que a Laika não sobreviveria, mas não conseguiu ficar indiferente ao maravilhoso caráter desta cachorrinha.

Dias antes da viagem espacial de Laika, decidiu recebê-la em sua casa para poder usufruir dos últimos dias de vida dela. Durante esses breves dias, a Laika esteve acompanhada por uma família humana e brincou com as crianças da casa. Sem sombra de dúvidas, este era o único destino que merecia a Laika, que permanecerá na nossa memória por ser o primeiro ser vivo a ser lançado no espaço.

História de Laika - o primeiro ser vivo a ser lançado no espaço - Os dias felizes da Laika

Se deseja ler mais artigos parecidos a História de Laika - o primeiro ser vivo a ser lançado no espaço, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
História de Laika - o primeiro ser vivo a ser lançado no espaço