Hipotireoidismo em gatos - Sintomas e tratamento

Hipotireoidismo em gatos - Sintomas e tratamento

O hipotireoidismo em gatos é uma condição médica comum, assim como ocorre em humanos e cachorros. Neste artigo do PeritoAnimal, você encontrará todas as informações necessárias sobre o hipotireoidismo felino e como ajudar o bichano a melhorar sua qualidade de vida.

Descubra as causas, os sintomas e as melhores práticas para cuidar de um gato com hiperireoidismo. Continue lendo para que você possa garantir o bem-estar do seu companheiro felino.

O que é o hipotireoidismo em gatos

O hipotireoidismo é um estado de hipofunção da tireoide, que pode ser causado por várias razões e resulta em uma quantidade insuficiente de hormônios tireoidianos.

As causas são diversas, porém de fácil compreensão. Pode ocorrer devido a uma alteração em qualquer nível do eixo Hipotálamo-Hipofisário-Tireoidiano, conhecido popularmente como eixo regulador. Também pode ser causado por falta de desenvolvimento da tireoide, sendo ambos os casos considerados como hipotireoidismo primário. Nessa categoria, também podemos incluir atrofia da glândula e/ou tumores.

No caso do hipotireoidismo secundário, ocorre um problema na síntese dos hormônios tireoidianos devido a algum distúrbio no funcionamento dos hormônios que controlam a glândula tireoide. Os hormônios tireoidianos são compostos por aminoácidos com iodo, secretados pela glândula responsável por sua produção, sendo os únicos compostos que o possuem. Portanto, desempenham funções essenciais no organismo, tais como:

  • Regulação da homeostase, mantendo o equilíbrio adequado do meio interno;
  • Controle do crescimento e desenvolvimento corporal;
  • Participação na síntese e degradação de proteínas e gorduras;
  • Aumento do consumo de oxigênio;
  • Regulação da temperatura corporal;
  • Conversão de carotenoides em vitaminas;
  • Essenciais para o sistema nervoso.

Sintomas de hipotireoidismo em gatos

Os sintomas que o gato pode apresentar quando sofre esta doença são principalmente o aumento de peso e/ou obesidade sem alterações alimentares. São os chamados "sinais de alerta" para os tutores, sendo muito fáceis de medir e observar. Vejamos outros sintomas que podem acompanhar ou não a doença:

  • Alterações neurológicas como depressão, confusão, estupor, intolerância a mover-se, etc.
  • Alterações dermatológicas (embora sejam mais comuns em cachorros), falta de pelo em alguma zonas do corpo, muita coceira na cabeça e extremidades, mau aspeto do pelo, hiperpigmentação em algumas regiões do corpo, aumento de edema (como inflamação), seborreia.
  • Alterações cardíacas como diminuição dos batimentos cardíacos ou alterações a nível do coração.
  • Sinais neuromusculares como debilidade, falta de vontade de caminhar ou brincar, atrofia das extremidades a nível muscular.
  • Alterações reprodutivas como cios mais longos, infertilidade, atrofia testicular em que quase desaparece o saco escrotal, diminuição do desejo sexual.

Como diagnosticar o hipotireoidismo em gatos

Se o seu gato apresenta algum dos sintomas descritos no ponto anterior recomendamos que visite o veterinário para avaliar o que está acontecendo com o seu pet. Será feito um rastreio geral com uma análise de sangue para avaliar os hormônios da tireoide e a bioquímica correspondente para ver se vem acompanhada de mais alguma coisa.

Tratamento de hipotireoidismo em gatos

Uma vez diagnosticado corretamente o hipotireoidismo no gato, devemos começar com os tratamentos, caso contrário, poderá derivar em lesões e, em algumas situações, na morte do animal.

Devemos saber muito bem que tipo de hipotireoidismo enfrentamos para adequar o tratamento. A suplementação de hormônios sintéticos por vezes é o caminho escolhido para regular os seus níveis. São tratamentos para toda a vida, mas existem formas naturais que poderão ajudar a não aumentar a dose em pouco tempo.

Podemos recorrer ao Reiki para lhe dar tranquilidade e poder regulá-lo como ser vivo. Muita gente esquece-se que estas doenças podem piorar e, estas técnicas, são forma de atrasar o seu avanço precoce. Com a homeopatia podemos trabalhar desde outro plano. Deve procurar o medicamento de base para que se sinta o mais confortável possível com a sua doença e, por vezes, conseguirá o bem-estar tal que em vez de subir a dose de hormônios sintéticos conseguirá diminuí-los.

Leia também o nosso artigo sobre o hipotireoidismo em cachorros para obter mais informações sobre esta matéria.

Remédios caseiros para o hipotireoidismo em gatos

O hipotireoidismo em gatos deve ser tratado por um veterinário. No entanto, é possível contar com alguns remédios caseiros auxiliares. Aqui estão algumas opções utilizadas por algumas pessoas como complemento:

  • Alimentação equilibrada: a adoção de uma dieta adequada pode contribuir para a melhora da saúde da tireoide do gato. Ofereça a ele alimentos de qualidade, ricos em nutrientes essenciais, evitando aqueles processados e com ingredientes artificiais.
  • Suplementação com algas marinhas: algumas pessoas complementam a alimentação do gato com algas marinhas, como a alga nori, que é naturalmente rica em iodo. Mas você deve consultar um veterinário para determinar a dosagem correta e garantir a segurança para o bichano.
  • Ervas medicinais: certas ervas, como a ashwagandha e o ginseng, são conhecidas por suas propriedades adaptogênicas, capazes de auxiliar na saúde geral do gato. Antes de utilizar qualquer erva medicinal, converse com um profissional para seguir as orientações corretas de dosagem.

Destacamos que essas opções são complementares ao tratamento veterinário e não devem substituir a consulta profissional. Cada gato é único e pode reagir de maneira diferente a essas abordagens caseiras.

Agora que você sabe os sintomas, tratamentos e conheceu alguns remédios caseiros para hipotireoidismo em gatos, não perca o vídeo a seguir no qual apresentamos 7 razões que explicam por que um gato não está crescendo como deveria:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Hipotireoidismo em gatos - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.